O Estilo indígena de Villa Lobos (Parte I): aspectos melódicos e harmônicos
AUTOR(ES)
Moreira, Gabriel Ferrão
FONTE
Per musi
DATA DE PUBLICAÇÃO
2013-06
RESUMO
Primeira parte do artigo resultante de minha dissertação de mestrado, que trata da representação musical do índio brasileiro na composição de Heitor Villa-Lobos. Nessa primeira parte, apresento questões sobre aspectos melódicos e harmônicos no que chamo de seu "estilo indígena." Quais os meios musicais objetivos empregados por Villa-Lobos para evocar a figura do índio na memória e na sensibilidade dos ouvintes de seu tempo? Existe um rol de procedimentos composicionais recorrentes nessa construção sonoro-musical do índio em sua obra? Argumento que há um modo de compor particular de Villa-Lobos quando trata da temática indígena/selvagem, um recorte específico de sua obra: seu "estilo indígena".
ASSUNTO(S)
estilo indígena em villa-lobos modernismo e primitivismo musical análise e significado musical
Documentos Relacionados
- O Estilo indígena de Villa Lobos (Parte II): aspectos rítmicos, texturais, potencial significante e tópicas indígenas
- Tratamento ortodôntico do sorriso gengival utilizando-se mini-implantes (Parte I): tratamento do crescimento vertical do complexo dentoalveolar anterossuperior
- Aspectos de coerencia motivica e estrutural no Nonetto de Heitor Villa-Lobos
- Yerma de Villa-Lobos : um estudo dos aspectos dramático-musicais e performáticos
- Atividade pozolânica de adições minerais para cimento Portland (Parte I): Índice de atividade pozolânica (IAP) com cal, difração de raios-X (DRX), termogravimetria (TG/DTG) e Chapelle modificado