Analise E Significado Musical
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
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1. Família compondo a trilha sonora de seu processo de reintegração: modelo teórico
RESUMO Objetivo: compreender o significado do processo da reintegração familiar atribuído pela família que o vivencia e construir um modelo teórico representativo dessa vivência. Método: estudo qualitativo, conduzido com quatro famílias com um total de 20 entrevistados, tendo o Interacionismo Simbólico como referencial teórico, a Grounded Theory,
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2018
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2. Aprendizagem musical na maturidade: diálogo entre teoria e prática
Esse trabalho apresenta uma síntese parcial da pesquisa de mestrado concluída em 2010, e tem como propósito discutir o significado de aprendizagem musical e sua relação com a teoria e a prática, levando em conta a intenção e a habilidade musical de adultos maduros. Sob esse enfoque qualitativo com técnicas de etnografia escolar, o artigo traz os rel
Per musi. Publicado em: 2015-06
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3. O Estilo indígena de Villa Lobos (Parte II): aspectos rítmicos, texturais, potencial significante e tópicas indígenas
Segunda parte do artigo resultante de minha dissertação de mestrado, que trata da representação musical do índio brasileiro na composição de Heitor Villa-Lobos. Nessa segunda parte, continuo defendendo a existência de um "estilo indígena" coerente e autoreferente na música de Heitor Villa-Lobos. Analiso aspectos rítmicos e texturais desse estilo e
Per musi. Publicado em: 2013-06
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4. O Estilo indígena de Villa Lobos (Parte I): aspectos melódicos e harmônicos
Primeira parte do artigo resultante de minha dissertação de mestrado, que trata da representação musical do índio brasileiro na composição de Heitor Villa-Lobos. Nessa primeira parte, apresento questões sobre aspectos melódicos e harmônicos no que chamo de seu "estilo indígena." Quais os meios musicais objetivos empregados por Villa-Lobos para evo
Per musi. Publicado em: 2013-06
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5. A significação em Portais e a Abside, de Celso Loureiro Chaves
Neste artigo empreende-se a análise da obra Portais e a Abside, de Celso Loureiro Chaves, para violão solo, de 1997. A análise segue os princípios da nova musicologia, como têm sido postos em prática por autores como Lawrence Kramer e Rose Subotnik. O ponto de partida e permanente referência da análise são as evidências deixadas pelo próprio compo
Per musi. Publicado em: 2012-12
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6. Entre rodas de capoeira e círculos intelectuais: disputas pelo significado da capoeira no Brasil (1930-1960) / Between capoeira and intellectual circles: disputes over the meaning of capoeira in Brazil
O objetivo desta dissertação é analisar como a capoeira baiana passou a ser imaginada como símbolo de identidade brasileira por intelectuais e capoeiristas entre as décadas de 1930 e 1960, buscando responder a duas questões principais: quais foram os aspectos que levaram alguns intelectuais do período a se debruçarem sobre a capoeira baiana, selecion
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2011
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7. Rapsódia Paraense para Big Band: uma reelaboração de gêneros do Pará.
Este trabalho consiste em um memorial da obra Rapsódia Paraense, a qual foi concebida a partir de cinco gêneros musicais paraenses: carimbó, siriá, retumbão, samba de cacete e lundu marajoara; escolhidos como material pré-composicional, sendo que cada qual foi empregado dentro da obra como tema central de cada seção com o objetivo de sintetizá-los e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/09/2010
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8. Iconicidade lexical na representação musical da língua dos Brasis / L iconicité lexicale dans la représentation musicale de la langue des "Brasis"
Trabalho de investigação das marcas de iconicidade em letras-de-música brasileira que representam os vários Brasis. Análise do córpus com fundamentação semântico-semiótica, endossada pela perspectiva sociolinguística, como ponto de partida para a caracterização dos itens lexicais como ícone, índice ou símbolo, à luz da Teoria da Iconicidade,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2010
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9. "Que acorde é esse aí?" pluralidade : o processo criativo da ressignificação de estruturas harmônicas e melódicas
Este trabalho propõe-se a discutir a questão da ressignificação de acordes e linhas melódicas conhecida como pluralidade(s), a partir das perspectivas imbuídas em publicações teóricas relacionadas ao jazz, compreendendo ainda o papel desse conceito na prática e no processo criativo de instrumentistas. A questão da pluralidade é explorada na disse
Publicado em: 2010
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10. Retratos das periferias urbanas nos raps dos Racionais MC s / A portrait of brazilian urban peripheries in the raps of the musical group Racionais MC s
Este trabalho tem por objetivo verificar, a partir do recorte de um dado discurso musical (rap), como os jovens das periferias urbanas brasileiras têm representado discursivamente o social. Sob esse aspecto, a representação dos atores sociais no discurso é o principal foco analítico, tendo como perspectivas teóricas de estudo a Análise Crítica do Dis
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2009
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11. REPRESENTAÇÕES DE AUTORIDADE NO GRUPO TROPICALISTA
Este estudo trata sobre questões pertinentes à autoridade, com visibilidade específica para o grupo artístico musical conhecido como tropicalista, seu conceito, imagens de negação e seus entrelaçamentos, através de um diálogo em Richard Sennett. A pesquisa investigou as representações da autoridade para grupo tropicalista na década de 1960, com o
Publicado em: 2009
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12. Banda de metais pommerchor: uma reflexão etnomusicológica sobre a música pomerana de Melgaço - Domingos Martins, ES
Esta dissertação aborda um estudo sobre a música pomerana da região montanhosa do sul capixaba, especificamente no distrito de Melgaço, pertencente ao município de Domingos Martins, ES. Utilizamos, como foco de análise, um grupo de descendentes de pomeranos, que fazem parte de uma banda de trombonistas, denominados de Pommerchor. Nosso objetivo foi es
Publicado em: 2008