INTERAÇÃO DA QUITOSANA COM SURFACTANTE E FENOL EM MEIO AQUOSO CINÉTICA, EQUILÍBRIO E CALORIMETRIA. / INTERACTION OF CHITOSAN WTH PHENOL AND SURFACTANT IN AQUEOUS SOLUTION KINETICS, EQUILIBRIUM AND CALORIMETRIC.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

23/03/2012

RESUMO

Com a intensa utilização de compostos fenólicos e surfactantes por vários setores industriais, têm aumentado bastante, as quantidades de descargas destes poluentes em efluentes, gerando poluição. A adsorção, por ser um método promissor, vem sendo muito utilizada na remoção de poluentes químicos presentes em efluentes aquosos. Esta tese teve por objetivo avaliar a capacidade de sorção do surfactante dodecilbenzenossulfonato de sódio (SDBS) em esferas de quitosana reticuladas com epicloridrina (QUIT-EP) e do diclorofenol-2,6-indofenol (DCFI) em escamas do peixe corvina (Micropogonias furnieri) modificadas com glutaraldeído e quitosana. As esferas de quitosana (Quit-EP) apresentaram 67,8% de remoção do surfactante aniônico SDBS e as escamas do peixe corvina (ESC-QUIT) removeram 70,2% do DCFI de soluções aquosas, comprovando que esses materiais são eficientes na remoção dos poluentes estudados.

ASSUNTO(S)

adsorção esferas de quitosana reticuladas surfactante sdbs escamas de peixe fenóis engenharia de materiais e metalurgica adsorption crosslinked chitosan spheres surfactant sdbs fish scales phenols

Documentos Relacionados