Ferramentas gratuitas para sites com realidade virtual: o caso metrà de Teresina

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Com o desenvolvimento tecnolÃgico dos sistemas computacionais, a Realidade Virtual tornou-se mais viÃvel, acessÃvel e barata, podendo ser construÃda e explorada atravÃs de um simples computador pessoal. Este trabalho faz uma avaliaÃÃo detalhada de ferramentas gratuitas para a construÃÃo de conteÃdo web, incluindo realidade virtual: editores HTML, editores de imagens, linguagens e ambientes de construÃÃo de mundos virtuais. Esta avaliaÃÃo à validada, posteriormente, com a criaÃÃo de um site contendo um mundo virtual, onde à possÃvel observar o projeto do Metrà de Teresina-PI. O projeto desenvolvido permite verificar a viabilidade e vantagens do uso da Realidade Virtual, quando utilizada em aplicaÃÃes urbanas, em relaÃÃo a mÃdias mais clÃssicas (texto e imagens). Conceitos referentes à Realidade Virtual na Arquitetura, ComputaÃÃo GrÃfica e Modelagem, dentre outros necessÃrios para o desenvolvimento do trabalho, sÃo tratados aqui. Os critÃrios para avaliar as ferramentas aqui analisadas foram objetivos (documentaÃÃo, quantidade de ferramentas etc.) e subjetivos (facilidade de uso, qualidade da documentaÃÃo etc.). As linguagens e ferramentas de realidade virtual foram avaliadas do ponto de vista da qualidade dos resultados produzidos, da facilidade de uso e da sua portabilidade. Em todo momento se procurou produzir informaÃÃo relevante e estruturada para que futuros usuÃrios leigos possam fazer comparaÃÃes e escolhas similares, mesmo diante das mudanÃas tecnolÃgicas. Os editores HTML avaliados foram CoolPage e CoffeeCup HTML, ambos nas versÃes gratuitas (free). Os editores de imagens analisados foram GIMP e VicsManÂs Photo Editor. As plataformas de realidade virtual analisadas foram VRML e ALICE. Optou-se por trabalhar com ALICE dado o ineditismo do uso desta linguagem no Ãmbito acadÃmico Brasileiro na data de preparaÃÃo deste trabalho, e por ela atender as necessidades do projeto piloto desenvolvido. O trabalho conclui com uma sÃrie de recomendaÃÃes quanto ao uso deste tipo de ferramentas para o desenvolvimento de conteÃdo para a web

ASSUNTO(S)

ciencia da computacao ferramentas gratuitas realidade virtual metrà de teresina

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