Voz Contemporanea
Mostrando 1-12 de 73 artigos, teses e dissertações.
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1. Silenciamentos e impasses na transmissão memorial: Haiti e Brasil vistos pelos olhos de duas escritoras afro-americanas: Emmelie Prophète e Djamila Ribeiro
RESUMO O artigo apresenta, através da análise dos romances Les villages de dieu (2021), Un ailleurs à soi (2018) e Le bout du monde est une fenêtre (2018) da escritora haitiana Emmelie Prophète, reconhecida como a grande voz feminina da literatura haitiana contemporânea, e Cartas para minha avó (2021) da escritora e filósofa brasileira Djamila Ribeir
Revista Brasileira de Literatura Comparada. Publicado em: 2022
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2. A ODISSEIA SEGUNDO PENÉLOPE, POR MARGARET ATWOOD
Resumo Este artigo analisa a re-visão que Margaret Atwood faz da Odisseia em A odisseia de Penélope (2005). Partimos de Bakhtin (1993) para mapear a subversão dos traços constitutivos do épico operada pela versão de Penélope e vemos como, ao destronar Odisseu e dar voz a Penélope e às doze servas enforcadas no retorno de Ulisses a Ítaca, Atwood rom
Ilha Desterro. Publicado em: 2021-04
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3. Voz, página y paisaje: ficciones fónicas en la poesía argentina contemporánea
Resumo Este trabalho investiga as relações entre página, paisagem e voz, a partir das teorias de F. Lyotard, M. de Certeau e E. Glissant, fundamentalmente. A reflexão continua na linha original de estudo sobre um "materialismo fônico" e se propõe a estudar as “ficções fônicas” na escrita poética de Beatriz Vallejos e Juan Carlos Bustriazo Ortiz
Alea. Publicado em: 2021-03
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4. Palavra de Mulher: sobre a “voz das mulheres” e a história grega antiga
RESUMO O artigo discute o logos gunaikos, “palavra de mulher”, como problemática nos estudos de história antiga grega. Assumindo essa questão como contemporânea, evoca a possibilidade de construir conhecimento histórico sobre a palavra e a ação política das mulheres na pólis, com base em leituras de tragédias e comédias gregas bem como dos epi
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 2020-08
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5. Nem anônimas nem invisíveis: cidade e mulheres escritoras de graffiti
Resumo Escrever, assumido genericamente no mundo do graffiti enquanto taggear, ou seja, enquanto gesto de intervenção de um suporte não estabelecido para aquilo, o muro, “o espaço tópico da escritura moderna” (Barthes, 2002), supõe uma operação contínua de expressão no espaço público, “um espaço sensível como um todo” (Didi-Huberman, 20
Horiz. antropol.. Publicado em: 02/12/2019
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6. Marcas da violência e jogos do poder no romance urbano de Patrícia Melo
Resumo Este trabalho realiza uma análise do romance O matador, de Patrícia Melo, cujo universo temático e estratégias discursivas rompem não só com as perspectivas da crítica literária feminista mais contemporânea, mas com o sistema ideológico burguês, de forma mais ampla. O objetivo é apontar como o aproveitamento da voz e da experiência cultur
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 31/10/2019
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7. António Nóvoa: uma vida para a educação
Resumo Um dos maiores especialistas internacionais no campo da História da Educação, António Nóvoa também se notabilizou no campo da Educação Comparada e no território do que poderíamos compreender por história da formação docente. É autor de referência nos estudos a respeito das políticas educativas, especialmente aquelas desenvolvidas pela
Educ. Pesqui.. Publicado em: 23/11/2018
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8. Carta branca: embates entre a voz emergente e a escrita circunscrita
resumo Neste artigo é traçado um panorama geral de um movimento literário contemporaneamente observado no Brasil, comumente identificado como literatura indígena. Inicialmente, levantam-se alguns questionamentos referentes a essa literatura a partir da leitura antropológica de Gell e Danto acerca das idiossincrasias da obra de arte indígena e das quest
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2018-04
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9. Espectros sonoros: voz, corpo e democracia em Ricardo Domeneck
resumo No livro a cadela sem Logos (2006), de Ricardo Domeneck, há um esforço para ressignificar o papel performático da voz, num gesto crítico diante do consenso sobre a democracia brasileira que se consolida a partir desse período. Para isso, emprega uma variedade de recursos estruturais que expõe a importância dos elementos fonéticos insignificant
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-12
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10. A voz de Deus e as mãos de Bispo. Arte e loucura na escrita pictórica de Arthur Bispo do Rosário
A intenção deste ensaio é a de problematizar o percurso existencial, social, psiquiátrico e artístico do artista-louco Arthur Bispo do Rosário, numa perspectiva de interpretação que conjuga ao mesmo tempo o discurso teórico da psicanálise (Freud e Lacan), o discurso da arqueologia da filosofia de Foucault, e a leitura do conceito de procedimento pa
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2017-10
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11. As performances da voz no espaço da poesia brasileira contemporânea
resumo Este artigo tem como proposta evidenciar na poesia de Ademir Assunção, em seu livro ganhador do Prêmio Jabuti de 2013, A Voz do Ventríloquo, os conceitos de performance e de voz como elementos que emergem dos sujeitos do discurso e dos sujeitos da cultura.
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2016-12
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12. Performances da escrita na narrativa contemporânea: a voz do outro em “Totonha”, de Marcelino Freire
Resumo: O artigo propõe a reflexão sobre o papel da escrita na representação do outro excluído do universo letrado, tomando por base o conto “Totonha”, de Marcelino Freire, integrante da coletânea Contos negreiros (2005). O tema é abordado à luz de problematizações acerca da escrita do outro evidenciadas pela etnografia (GEERTZ, 1989; Clifford,
Let. Hoje. Publicado em: 2016-12