Vilem Flusser
Mostrando 1-12 de 74 artigos, teses e dissertações.
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1. O gesto afrobrasileiro em “O recado do morro”, de Guimarães Rosa
Resumo Análise de “O recado do morro” (1956), de João Guimarães Rosa, a partir do conceito de “gesto” em Vilém Flusser e da estética afrobrasileira. A análise das personagens em sua relação com a natureza, seres míticos, espiritualidade e “recados” nos leva a uma aproximação poética com os códigos gestuais dessa cultura. A partir da
Alea: Estudos Neolatinos. Publicado em: 2022
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2. Fotografia, registro sem documento
Resumo Este artigo propõe pensar outra possível história que as fotografias contam sobre a Revolta de 1924, entendendo-as como diferentes narrativas sobre o evento em questão. Nesse sentido, investiga a transgressão do conceito tradicional da fotografia como documento da realidade, observando que a fotografia promove outro tipo de narrativa que vai alé
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2020-08
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3. A dança em torno do concreto: a gestualidade em O universo das imagens técnicas de Vilém Flusser
Resumo O objetivo deste artigo é delinear uma interpretação pautada no conceito de gestualidade, desenvolvido em O universo das imagens técnicas, livro em que Vilém Flusser se debruça com mais afinco sobre a esfera das mídias e da comunicação. Sob uma abordagem ensaística, parto de uma breve contextualização da obra e, na sequência, relaciono im
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 07/11/2019
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4. O contributo de Vilém Flusser para a ética na época da imaginação digital
Resumo O presente artigo pretende demonstrar, a partir da navegação e do naufrágio como metáforas para a existência humana e para o estado atual da civilização ocidental, como o pensamento de Vilém Flusser contribui para uma conduta ética na época da imaginação digital e das imagens técnicas. Flusser é um dos poucos teóricos da mídia e das te
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 23/05/2019
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5. Vilém Flusser, um filósofo da linguagem brasileiro
Resumo: O objetivo deste artigo é contribuir com o conhecimento e reconhecimento da filosofia brasileira, apresentando alguns aspectos da teoria de um de nossos autores mais originais, Vilém Flusser. Embora seja um pensador judeu de origem tcheca, Flusser foi naturalizado brasileiro e viveu mais de trinta anos em São Paulo. Nesse período, escreveu uma im
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2018-06
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6. “Fotografia é a destruição da história”: Flusser e a vitória da memória sobre a história na era das imagens técnicas
Resumo Para Vilém Flusser as imagens técnicas são como “aspiradores de pó” que sugam toda a história: elas aceleram o tempo e transformam o todo em imagens congeladas. Trata-se para ele de uma imagem que contém a realização de uma redenção judaico-cristã. As imagens técnicas permitem a superação do que ele via como a clausura do mundo hist�
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2018-04
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7. O terraço é o mundo: Vilém Flusser e o pensamento da compreensão
Resumo O trabalho ocupa-se com as concepções do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser (1920- 1991) a respeito dos termos diálogo e discurso nos processos comunicativos e problematiza a forma como essas noções oferecem elementos para os estudos e práticas de compreensão. A partir da autobiografia do autor (FLUSSER, 2007), publicada com o título a
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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8. Comunicação e Lebenswelt, racionalidade e experiência estética: uma discussão interdisciplinar e pragmatista
Resumo Este artigo pretende discutir a tríade comunicação, racionalidade e experiência estética no contexto do Lebenswelt (mundo da vida), que é essencial para a condição social do ser humano e sua cultura. Enquanto a racionalidade tem sido um dos grandes temas da filosofia desde o início da antiguidade grega – e o termo latim ratio traduz, em con
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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9. Quando o carnaval chegou: ativismo político no anverso histórico do Homo ludens
RESUMO O debate filosófico sobre a pertinência da categoria hegelo-marxista da alienação, em terras brasileiras, não se contém no âmbito estritamente conceitual, revelando-se de maneira significativa sua dimensão fática. O filósofo Vilém Flusser, por exemplo, valeu-se dos atributos sócio-históricos da sociedade brasileira para tecer uma crítica
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2016-08
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10. Capoeira, herdeira da diáspora negra do Atlântico: de arte criminalizada a instrumento de educação e cidadania
RESUMO O artigo apresenta a capoeira como uma expressão estética e de luta que remonta à ancestralidade afro-brasileira, capaz de transmitir, por meio do jogo e de suas músicas, os conteúdos negados da história e cultura do negro no Brasil. Enfatiza, não apenas a importância de seu reconhecimento como profissão, mas sua relevância histórica, cultu
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-12
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11. Pós-História e Pós-Modernidade. Dois conceitos-chave da filosofia da cultura crítica de Vilém Flusser e sua análise contemporânea da mídia e das imagens técnicas
Resumo: Vilém Flusser ficou conhecido pelo conceito de
pós-história , utilizado pela primeira vez em 1967, intitulando um livro de 1982. A pós-história de Flusser não é idêntica ao conceito de pós-modernidade, desenvolvido, em 1979, por Jean-François Lyotard, que fez carreira a partir do início dos anos de 1980. EnGaláxia (São Paulo). Publicado em: 2015-06
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12. A impureza da imagem: estéticas intersticiais entre a fotografia analógica e digital
O texto faz uma análise crítica da imagem digital tendo em vista os percursos e desvios do processo de assimilação da fotografia analógica pela base técnica numérica. Parte-se da filosofia do aparato de Flusser e do conceito de emulação de Foucault para pensar a digitalização ocorrida, na década de 1990, como um projeto industrial que visava, sob
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-12