Veronica Stigger
Mostrando 1-5 de 5 artigos, teses e dissertações.
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1. O grau zero da ficção: desmolduramento enunciativo em Delírio de Damasco
Resumo O objetivo deste trabalho é refletir como se dá a experiência de leitura em Delírio de Damasco (2012), de Veronica Stigger. Para isso, levantaremos questões relacionadas à enunciação literária, servindo-nos da noção de desmolduramento enunciativo, que será explicitada e desenvolvida durante a análise com o suporte de conceitos como enunci
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 27/06/2019
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2. A morte da autora Veronica Stigger
Resumo O artigo analisa a ficção de Veronica Stigger, em especial o pequeno conto “200 m²”, a partir da construção de uma cena que fundaria uma poética em sua literatura. No texto em questão, a personagem, que se chama Verônica, encena o suicídio dela própria - e dela como autora. Uma das consequências teóricas dessa cena da morte da autora n
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 20/05/2019
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3. Romances não criativos
resumo Se consideramos a extensa bibliografia teórica sobre o romance, não é possível deixar de reconhecer a instabilidade de sua forma como traço característico do gênero. Assim, gostaria de aproveitar o mote e discutir mais atentamente a hipótese de que alguns exemplos contemporâneos dão uma nova volta ao parafuso e sugerem novas maneiras de fabr
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-04
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4. Depois do sujeito: formas narrativas contemporâneas e vida impessoal
resumo Alguns textos recentes da literatura brasileira propõem como protagonistas uma experiência descentrada e impessoal que já não se manifesta na história de um sujeito presente ante si mesmo, pleno de interioridade e de propriedades, mas que, pelo contrário, escolhe as relações e o espaço entre seres e coisas - o intervalo - como matéria prima
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-04
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5. Obsessões e desvarios na obra de Veronica Stigger
A interpretação de alguns contos de Veronica Stigger, a partir de componentes obsessivas e destemperadas, na constituição dos personagens e das tramas simples e minimalistas, conduz a presente reflexão a constatar, no estilo da autora, uma tentativa de conciliação entre uma estética de influência expressionista e o modo melodramático. Em seus códi
Alea : Estudos Neolatinos. Publicado em: 2011-06