Vanguarda Musical
Mostrando 1-12 de 18 artigos, teses e dissertações.
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1. A máquina de Polímnia
RESUMO Inacabado e ambicioso, O Banquete, o derradeiro ensaio musicológico de Mário de Andrade, ilustra o conflito entre a ideia de um nacionalismo musical e sua ruptura por meio de uma teoria compositiva europeia de vanguarda. O ensaio é uma sorte de diálogo com o dodecafonismo que foi introduzido, na Argentina, em 1934, por Juan Carlos Paz e, no Brasil
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Publicado em: 2022
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2. FINNEGANS WAKE, DE JAMES JOYCE, É MUSISCRITURA
Resumo Este paper propõe abordar as relações de Finnegans Wake com a música, especialmente com a música erudita eletroacústica, a qual se desenvolveu a partir da década de 1940. Não obstante, a predileção de Joyce pela música erudita tradicional, aqui desenvolve-se a hipótese de que a escrita experimental do modernista irlandês, mais do que apli
Ilha Desterro. Publicado em: 2021-04
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3. “Nos e fidju la di gueto, nos e fidju di imigranti, fidju di Kabu Verdi”: estética, antirracismo e engajamentos no rap crioulo em Portugal
Resumo Ao longo de décadas, o rap tem sido central na construção de um discurso antirracista em Portugal. Com músicas a denunciar a violência policial, a exclusão social, o legado colonial e o racismo, os rappers negros das periferias de Lisboa desempenham um papel de vanguarda na luta contra a opressão racial, particularmente aqueles que cantam em cr
Soc. estado.. Publicado em: 2021-04
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4. Luciano Berio: legado e atualidade
"Em maio de 2003, falecia um dos maiores músicos de todos os tempos e um dos protagonistas da vanguarda musical da chamada geração pós-weberniana: o compositor italiano Luciano Berio. Em 2013, na efeméride de 10 anos de sua morte, foi organizado o Simpósio “Berio: 10 anos depois...”. Levando a público oito conferências, uma mesa-redonda e três concertos, o evento consistiu num profundo mergulho em aspectos os mais diversos da obra desse gigante da história da música, num dos raros eventos acadêmicos que transcorreram num ambiente caracterizado ao mesmo tempo por um forte cunho científico e por um grande prazer estético, como atestou seu enorme sucesso de público. Este volume reúne os textos de todas as conferências e da mesa-redonda desse Simpósio. Quando o tempo permitiu, seguiram-se às conferências debates entre os presentes, de extensões muito variadas, mas de toda forma igualmente presentes aqui. Além disso, o livro conta com textos de eminentes personalidades próximas a Berio: um sobre o jovem Berio, do grande musicólogo italiano Enzo Restagno; e outro, a título de contribuição post-mortem, de um de seus mais próximos companheiros de viagem: nada mais, nada menos que Umberto Eco."
Autor(es):
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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5. Sismogramas do choque: considerações sobre o choque em "Teoria da vanguarda", de Peter Bürger, e em "Filosofia da nova música", de Theodor W. Adorno
Em "Teoria da vanguarda", de Peter Bürger, o choque é compreendido como o artifício intencional dos movimentos de vanguarda contra a autonomia do esteticismo modernista, a fim de devolver a arte à práxis vital. Adotando uma perspectiva distinta, o choque, para Adorno, expõe antes a crise da experiência da formalização do tempo decorrente da incongru
Kriterion. Publicado em: 2014-06
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6. Hibridismo na música instrumental do Grupo Medusa: associação de gêneros musicais distintos em Pé no chão
Na década de 1980, o jazz fusion tinha grande repercussão internacional. Baseando-se na mistura das linguagens musicais do jazz com outros gêneros, o estilo incorporava construções harmônicas modais associadas ao uso da tecnologia a favor de uma busca a novos timbres. No Brasil, era visto como símbolo de modernidade e considerado como vanguarda musica
Per musi. Publicado em: 2013-12
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7. Gagaku, de Olivier Messiaen
A tensão entre nostalgia e inovação se manifesta de maneira única em Gagaku, o quarto movimento de Sept Haikai, de Olivier Messiaen. A religiosidade de Messiaen representa uma forma de nostalgia para a vanguarda intelectual francesa. Messiaen considera o senso de ritual e de estase como expressões musicais do sagrado. Através da comparação da estrutu
Per Musi. Publicado em: 2012-06
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8. Manguebeat : vanguarda no mangue?
A pesquisa aqui apresentada centra-se na movimentação cultural conhecida como Movimento Mangue ou Manguebeat, que tomou forma no Recife, na década de 1990. Mais especificamente, estudam-se as obras das duas bandas de maior repercussão dentro do movimento: Chico Science &Nação Zumbi e Nação Zumbi. Através de sua descrição e estudo, deseja-se verifi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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9. BelelÃu e PretobrÃs: palavra, performance e personagens nas canÃÃes de Itamar AssumpÃÃo
O compositor Itamar AssumpÃÃo (1949-2003) iniciou sua carreira artÃstica no inÃcio dos anos 1980, ao lado do grupo de mÃsicos que viria a se tornar conhecido como Vanguarda Paulista. Foi um dos pioneiros no Brasil a produzir e fazer circular sua obra de forma independente, ou seja, à margem do circuito das grandes gravadoras. O trabalho de Itamar à pa
Publicado em: 2009
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10. Sérgio Sampaio e a paródia tropicalista em Eu quero é botar meu bloco na rua
O Tropicalismo configurou, nos anos de 1967 e 1968, um movimento artístico que abriu novos caminhos para a arte brasileira. O reconhecimento da intervenção tropicalista como arte de vanguarda já mereceu análise de valiosos trabalhos. Nossa pesquisa pretende atingir outro ponto: partimos do Tropicalismo (exclusivamente da sua produção musical) em dire�
Publicado em: 2009
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11. O ritmo da mistura e o compasso da história: o modernismo musical nas Bachianas brasileiras de Heitor Villa-Lobos
Este trabalho consiste em uma análise das Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) numa perspectiva histórica. Compostas entre os anos de 1930 e 1945, estas obras apareciam no discurso de Villa-Lobos como composições que, desde sua infância, já estariam na mente predestinada do músico, como fruto de sua intuição prematura. Leitura de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/10/2007
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12. Na esquina do mundo: trocas culturais na música popular brasileira através da obra do Clube da Esquina (1960-1980)
A proposta desta tese é abordar as trocas culturais na MPB das décadas de 1960 e 1970, tendo como fio condutor o conjunto das manifestações musicais identificadas ao Clube da Esquina. O que torna de particular interesse esta formação cultural, neste sentido, é a diversidade de fluxos culturais que de alguma forma transitam nos trabalhos de seus membro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2007