Transculturation
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1. Caminhos e trilhas do comunitarismo cultural em José Luandino Vieira (Nosso Musseque) e José Ubaldo Ribeiro (Viva o povo brasileiro): uma identidade em (trans)formação / Ways and trails of cultural communitarism in José Luandino Vieira (Nosso Musseque) and João Ubaldo Ribeiro (Viva o povo brasileiro): identifies in (trans)formation
Esta tese para o doutoramento em Letras, na área dos Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, investiga as questões relacionadas aos aspectos culturais, literários, transculturais e identitários presentes nas obras ficcionais: Nosso musseque (2003), do angolano José Luandino Vieira e Viva o povo brasileiro (1984), do brasileiro João Uba
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/08/2011
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2. Embolada e outras coisas do folclore tulusano. a experiência da associação escambiar em Toulouse - França
A partir de meados da década de 80 do séc. XX, gêneros atribuídos à música do Nordeste brasileiro notadamente o forró, o coco de embolada e o repente de viola vêm sendo gradativamente incorporados à produção musical de artistas do sul da França ligados ao movimento occitanista, conectando atualmente vários músicos e grupos das regiões referida
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/12/2010
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3. Formas de mediação nas obras de Juan Rulfo e João Guimarães Rosa / Forms of mediation in the text by Juan Rulfo and João Guimarães Rosa
This study aims at studying the works Sarapalha, Corpo fechado and A terceira margem do rio by João Guimarães Rosa and Luvina and Pedro Páramo, by Juan Rulfo. With this literary material as basis, the dissertation analyzes the category of transculturation, the relation between writing and power and the implications of Ángel Ramas theories for Latin Ameri
Publicado em: 2009
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4. Guimarães Rosa e outros escritores provincianos latino-americanos (Arguedas, Rulfo, Rosa Bastos e García Marquez) / Guimarães Rosa and other Latin American writers of province (Arguedas, Rulfo, Roa Bastos and García Márquez)
Neste trabalho, proponho-me examinar a obra de Jõao Guimarães Rosa (principalmente Grande Sertão: Veredas e alguns contos) em relação com as obras mais reconhecidas de outros escritores junto com os quais conformaria o grupo que José María Arguedas denomina escritores provincianos: Juan Rulfo, o próprio Arguedas e, embora menos próximo a eles, Garc�
Publicado em: 2009
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5. ENTRE O PÃO E A FARINHA: VIAGENS ATRAVÉS DA CULTURA EUROPÉIA E DA MESA BRASILEIRA NO SÉCULO XIX
Between bread and flour is a study of the Brazilian culture seen through the trip reports of foreigners that came to Brazil during the first half of the nineteenth century. The theme of our research is the way people nourished themselves, including the products, how and where they were prepared and consumed, the objects involved in this process and the behav
Publicado em: 2008
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6. Ritual as space of creation and sustentation of the religious group: an approach to the Santería or Regla de Ocha / O RITUAL COMO ESPAÇO DE CRIAÇÃO E SUSTENTAÇÃO DO GRUPO RELIGIOSO: UMA APROXIMAÇÃO À SANTERÍA OU REGLA DE OCHA
Neste trabalho busca se estudar o ritual, na Santería ou Regla de Ocha, como espaço de criação e sustentação do grupo religioso. Aqui são demonstrados e interpretados argumentos que evidenciam a pertinência da Santería como sistema religioso que ajuda as pessoas a lidarem com as profundas mudanças sociais que aconteceram e continuam a acontecer na
Publicado em: 2008
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7. Les soleils des indépendances: da sociedade sólida ao prelúdio dos laços efêmeros / Les soleils des Indépendances: from solid society to the prelude of ephemeral bonds
O romance Les soleils des Indépendances, de Ahmadou Kourouma suscitou inúmeros estudos críticos desde sua publicação, em 1968, pelas Presses Universitaires du Canada. A despeito da orientação temática ou ideológica dos autores, o romance negro-africano reflete, freqüentemente, os conflitos gerados pela imposição da cultura européia. Os estudos r
Publicado em: 2008
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8. LITERATURAS PÓS-COLONIAIS ANGLO-INDIANA E BRASILEIRA: QUESTÕES PROFANAS E SAGRADAS / LITERATURAS POSTCOLONIALES ANGLOINDIANA Y BRASILEÑA: CUESTIONES PROFANAS Y SAGRADAS / ANGLO-INDIAN AND BRAZILIAN POSTCOLONIAL LITERATURES: PROFANE AND SACRED QUESTIONS
Este trabalho objetivou investigar como se caracteriza a identidade e a nação para escritores pós-coloniais em situação de deslocamento prolongado, através de suas obras, e como essas questões são geradas por meio dos encontros culturais que ocorrem em dois âmbitos: o real e o transcendente. Para a sua realização, procedeu-se à seleção de mater
Publicado em: 2008
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9. Metáforas do arquipélago: diversidade e transculturação nas Américas
Partindo da articulação de aspectos sócioculturais com o texto literário, este trabalho tem por objetivo realizar uma análise comparativa de três obras literárias, O Feitiço da Ilha do Pavão, do brasileiro João Ubaldo Ribeiro, La Mulâtresse Solitude, do francês André SchwarzBart e Salut Galarneau! do quebequense Jacques Godbout. As três obras c
Publicado em: 2007
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10. Invented memories: a comparative study between the novel Relato de um certo Oriente, by Milton Hatoum and Um rio chamado tempo, uma casa chamada Terra, by Mia Couto / Memórias inventadas: um estudo comparado entre Relato de um certo oriente, de Milton Hatoum e Um rio chamado Tempo, uma casa chamada Terra, de Mia Couto
This paper carries out a comparative study between the novel Relato de um certo Oriente, by brazilian writer Milton Hatoum and Um rio chamado tempo, uma casa chamada Terra, by mozambican writer Mia Couto, with the purpose of verifying the construction strategies of memory. Based on the hypothesis that the memory, in these texts, is imagination of possibiliti
Publicado em: 2007
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11. UMA EPOPÃIA DE INDIGNAÃÃO E TERNURA Meu querido canibal sob a Ãtica da metaficÃÃo historiogrÃfica
A partir da leitura de Meu querido canibal, de AntÃnio Torres, esta dissertaÃÃo procura mapear o imaginÃrio colonial na contemporaneidade, atravÃs de uma revisitaÃÃo da histÃria, com um olhar pÃs-colonial. A cristalizaÃÃo quebra-se pelo paradoxo metaficcional, para permitir o encaixe de mais uma peÃa (versÃo) do mosaico que forma a naÃÃo/ident
Publicado em: 2007
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12. O mundo de ponta cabeça: negros em festa na capitania de Goiás, e em Cuba
Cada passo deste trabalho de mestrado marca um esforço no sentido de pensar a identidade cultural nos marcos da formação de duas identidades nacionais, evitando as armadilhas de uma história regional pouco interessada pelas dinâmicas externas a ela. Procuramos contribuir com uma reflexão contemporânea acerca da participação do negro no processo dess
Publicado em: 2006