Transcricao Para Violao
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1. Uma digitação do Prelúdio da Suíte para Alaúde BWV 997 de J. S. Bach transcrito para o violão
Resumo:Este trabalho apresenta uma digitação violonística para transcrições do prelúdio da Suíte BWV 997, original para alaúde, de Johann Sebastian Bach (1685-1750). Os aspectos musicais abordados para fundamentar a digitação foram divididos e classificados em motivo, melodia polifônica, contraponto, arpejo e homogeneidade tímbrica. O cotejamento
Per musi. Publicado em: 2015-12
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2. O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach
Este trabalho trata do processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 (original para violino) de Johann Sebastian Bach (1685-1750). O objetivo foi desenvolver uma digitação de mão esquerda capaz de refletir as intenções musicais do presente autor. Para tal, foi estabelecido um modelo de análise, onde a textura musical é dividida e classific
Publicado em: 2011
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3. O processo de transcrição da parte da harpa para violão de sete cordas do concerto em dó maior K299 para flauta, harpa e orquestra de W.A. Mozart
Este trabalho trata do processo de transcrição do Concerto em Dó Maior K 299 para Flauta e Harpa de Wolfgang Amadeus Mozart. O objetivo geral foi a transcrição da parte da harpa do concerto para violão de sete cordas. Por meio da análise comparativa de transcrições do próprio compositor do concerto e do estudo de referencial teórico, foram classif
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010
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4. Pixinguinha e Dino Sete Cordas: reflexões sobre a improvisação no choro / Pixinguinha and Dino Sete Cordas: reflections about choro improvisation
O choro consiste em um movimento de expressão musical da cultura popular carioca nascido ao final do século XIX, constituindo-se a partir de um processo gradativo de abrasileiramento de gêneros europeus executados de uma forma sincopada, destinados à prática da dança. Consolida-se enquanto gênero musical a partir das primeiras décadas do século XX,
Publicado em: 2009
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5. Pixinguinha and Dino Sete Cordas: reflections about choro improvisation / Pixinguinha e Dino Sete Cordas: reflexões sobre a improvisação no choro
O choro consiste em um movimento de expressão musical da cultura popular carioca nascido ao final do século XIX, constituindo-se a partir de um processo gradativo de abrasileiramento de gêneros europeus executados de uma forma sincopada, destinados à prática da dança. Consolida-se enquanto gênero musical a partir das primeiras décadas do século XX,
Publicado em: 2009
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6. Raphael Rabello e Odeon de Ernesto Nazareth: interpretação, arranjo e improvisação
Estudo sobre a abordagem popular realizada pelo violonista Raphael Rabello (1962-1995) sobre a peça Odeon (1910) do compositor e pianista Ernesto Nazareth (1863-1934), a partir da comparação entre (1) edição original para piano, (2) gravações (comerciais e não-comerciais) em áudio e vídeo de Raphael Rabello e (3) a transcrição para violão nos mo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/12/2007
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7. O processo de transcrição da Suíte 20 de Johann Jacob Froberger para violão solo
Este trabalho trata do processo de transcrição da Suíte 20 de J. J Froberger para violão solo. O objetivo geral é descrever o processo de transcrição com base em modelos de transcrição dos séculos XVII e XXI. A partir destas análises foi construído um referencial teórico para aplicação na transcrição da Suíte 20. A identificação dos eleme
Publicado em: 2007
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8. O processo de transcrição para violão de Tempo di Ciaccona e Fuga de Béla Bartók / O processo de transcrição para violão de Tempo di Ciaccona e Fuga de Béla Bartók
Esta dissertação de mestrado trata do processo de transcrição para violão solo dos movimentos Tempo di Ciaccona e Fuga, da Sonata para violino solo (1944) de Béla Bartók. O primeiro capítulo contempla análises estruturais básicas dos movimentos Tempo di Ciaccona e Fuga, assim como o histórico da Sonata para violino solo e uma breve abordagem sobre
Publicado em: 2007
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9. O uso da scordatura para a execução no violão de obras compostas para alaúde barroco : transcrição e exemplos extraídos da obra de Silvius Leopold Weiss
Este trabalho visa analisar os problemas envolvidos na transcrição para o violão de obras compostas para alaúde barroco. São discutidas as diferenças entre os dois instrumentos relacionados à notação, número de cordas e afinação. É também apresentado um histórico do uso de scordatura nos diversos instrumentos de corda. São analisadas as carac
Publicado em: 2007
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10. Ciaccona em ré menor BMW 1004 de J.S. Bach : um estudo das articulações e uma transcrição para violão
Este trabalho é uma análise das articulações indicadas por Johann Sebastian Bach (1685-1750) na sua Ciaccona em ré menor - quinto movimento da Partita II para violino solo, BWV 1004 – e uma transcrição desta obra para violão. A questão da interpretação dos sinais de articulação assinalados por Bach é abordada a partir de referenciais teórico
Publicado em: 2007
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11. Sérgio Abreu: sua herança histórica, poética e contribuição musical através de suas transcrições para violão / Sérgio Abreu: sua herança histórica, poética e contribuição musical através de suas transcrições para violão
Sérgio Rebello Abreu e seu irmão Eduardo Abreu se notabilizaram como dois dos maiores violonistas em atividade nos anos 60-70. A carreira do duo se interrompeu em aproximadamente 1975 e Sérgio Abreu prosseguiu como solista e camerista até 1981. O impacto que eles causaram no meio musical permanece até hoje, mas sua contribuição não foi analisada sist
Publicado em: 2007
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12. A improvisação guitarristica de Olmir Stocker "Alemão"
Esta dissertação tem como principal objetivo traçar um panorama da improvisação e dos aspectos composicionais para violão e guitarra, na obra do músico Olmir Stocker "Alemão" através dos diferentes gêneros da música .popular brasileira. Serviram de fonte para esta pesquisa as improvisações do artista Olmir Stocker, registradas em seus discos pub
Publicado em: 2004