Raphael Rabello e Odeon de Ernesto Nazareth: interpretação, arranjo e improvisação
AUTOR(ES)
Alvimar Liberato Nunes
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
21/12/2007
RESUMO
Estudo sobre a abordagem popular realizada pelo violonista Raphael Rabello (1962-1995) sobre a peça Odeon (1910) do compositor e pianista Ernesto Nazareth (1863-1934), a partir da comparação entre (1) edição original para piano, (2) gravações (comerciais e não-comerciais) em áudio e vídeo de Raphael Rabello e (3) a transcrição para violão nos moldes da tradição erudita de Antônio Sinópoli. Utilizou se o conceito de Instância de Representação do Original de ARAGÃO (2001) sobre os processos de arranjo e improvisação e os referenciais de ALMEIDA (1999) e SANTOS (2001) sobre aspectos estilísticos; de CHEDIAK (1986) e FREITAS (1995) sobre aspectos teóricos da improvisação; e de ZANON (2004) acerca dos aspectos técnicos do violão. Inclui, nos anexos, transcrições dos arranjos e improvisação das gravações.
ASSUNTO(S)
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8SFP62Documentos Relacionados
- O arranjo e o improviso de Raphael Rabello sobre Odeon de Ernesto Nazareth
- Improviso sobre Odeon de Ernesto Nazareth: a partir da gravação de vídeo não comercial de José Pascoal Guimarães em Belo Horizonte (1992)
- Odeon (1910) para violão solo: a partir da gravação do disco "Raphael Rabello & Dino 7 Cordas" (1991)
- A guitarra elétrica no choro: uma análise de Odeon de Ernesto Nazareth na gravação de Olmir Stocker (Alemão)
- Interpretação, desenvolvimento e instituições