Trabalho Do Ator Sobre Si Mesmo
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
-
1. Coopetição em Redes Interpessoais
A sociedade se organiza em redes. A perspectiva das redes, então, é algo que deve ser considerado como inerente à vida social, especialmente, quando se observa o fato de que não é viável (ou mesmo possível) para um dado ator - seja ele uma pessoa ou uma organização - viver de forma completamente independente e isolada de outros e em múltiplas inst�
Rev. adm. contemp.. Publicado em: 2014-08
-
2. O Trabalho do Ator e a Arte de Ficcionar a Si Mesmo
RESUMO Este artigo trata sobre o trabalho do ator como possibilidade de criação, de invenção de si. Relaciona-se essa ideia a modos de ficcionar a si mesmo, ou seja, a maneiras de pensar o trabalho do ator sobre si como uma formação possível de projetar-se para além da criação artística, chegando a reverberar no prosaico da vida cotidiana. Para su
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-12
-
3. A busca pela singularidade no trabalho do ator e a legitimação de uma técnica pessoal: um estudo sobre a Periplo, Compañia Teatral / The search for singularity in the actors performance and the legitimation of a personal technique: a study about Periplo, Compañia Teatral
A pesquisa discute a possibilidade de legitimação de uma técnica pessoal vinculada ao trabalho do ator a partir da perspectiva da Periplo, Compañia Teatral (Buenos Aires/Argentina). Busca-se verificar como se dá, nesta grupalidade, o trânsito entre a elaboração de uma técnica proveniente de mecanismos de treinamento coletivo e a busca pela singulari
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
-
4. Há outro trabalho na "outra economia"? : a relação dos trabalhadores com o trabalho na economia solidária
A realidade social perdeu sua unidade, sendo tarefa do ator construir a coerência da sua ação em um mundo que não possui centro. Este diagnóstico da modernidade, presente na sociologia da experiência, faz com que a análise volte-se para a compreensão do modo como os atores atuam em meio a esse social heterogêneo. Considerando a economia solidária u
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
5. O entre do carvão ao corpo - em - arte de ator-brincante
Proponho nesta dissertação refletir sobre as experiências contidas na criação dos corpos-em-arte (FERRACINI, 2006a, b) que originaram o espetáculo rosmaninhos.... Este processo foi desenvolvido junto ao coletivo UZUME teatro de João Pessoa PB, por meio de recriações e resignificações das corporeidades e fisicidades contidas nos passos, loas, aboio
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/06/2011
-
6. Treinamento do ator : plano para a reinvenção de si
Esta pesquisa busca ampliar os estudos sobre a formação do ator visando identificar e explorar princípios e procedimentos que promovam a autonomia técnica e criativa do ator no exercício profissional. A proposta de treinamento tem por base as práticas de Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Eugenio Barba e das experiências junto ao grupo Internac
Publicado em: 2009
-
7. Confissões do corpo : composição cênica e diálogo poético com a literatura de Ana Cristina César
Este estudo propõe a pesquisa teórica e a experimentação prática de processos compositivos do ator-dançarino na construção de material cênico, estabelecendo relações com elementos constitutivos da obra literária de Ana Cristina Cesar. A pesquisa está alicerçada no conceito de trabalho sobre si mesmo, compreendido como uma idéia fundamental no
Publicado em: 2007
-
8. Identidade coletiva de professores na escola pública : uma construção possível, difícil e necessária : um estudo de caso na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
Este estudo tem o objetivo de desvelar os processos envolvidos na construção da identidade coletiva dos professores de uma escola pública, da Rede Municipal de Porto Alegre, problematizando a unidade assumida por seus atores e reconhecida publicamente.Partindo do modo com que os professores apresentam-se como ator coletivo e da auto-imagem que revelam, o
Publicado em: 2007
-
9. Antes da cena, o treinamento: o trabalho do ator nos bastidores de si mesmo
O presente estudo se propõe a investigar o papel do treinamento pré-cênico no trabalho do ator, buscando evidenciar os elementos que se constituem em suas bases materiais Para tanto, busca referencias teóricas-práticas na Antropologia Teatral, disciplina que Eugenio Barba define como " o estudo do ser humano em situação de representação organizada".
Publicado em: 2004