Tipografia
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25. Igreja e comunicação social : um estudo de documentos do magistério pontifício
Esta dissertação de mestrado é o resultado de um estudo realizado sobre o pensamento da Igreja Católica a respeito da comunicação social, a partir da analise de documentos pontifícios que tratam deste tema e que foram publicados a partir da invenção da tipografia. Tal análise tem por objetivo entender qual o posicionamento da Igreja sobre a comunic
Publicado em: 2010
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26. Lugares à venda: a construção de um processo visual a partir das marcas-território
Esta pesquisa tem como objeto as marcas-território desenho e slogan que representam simbolicamente um lugar para o mercado externo, notadamente na área de turismo , tendo como foco a Marca Brasil desenvolvida pela Embratur em 2005, e a Marca Espanha, desenvolvida pelo Turespaña en 1984. Indaga-se aqui se a representação de marca consegue sintetizar elem
Publicado em: 2010
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27. Funções não-representativas no design gráfico pós-moderno
This research seeks to understand the mechanisms of non-representational contemporary graphic design. The expression "non-representative" is intended to connote some kind of sign that is characterized by polysemy. In print, this aspect has insisted to emerge in many different manifestations. Despite its recurrence, this type of sign has not received the dese
Publicado em: 2010
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28. Redução de carga orgânica recalcitrante de efluente de indústria gráfica por reação de fenton / Reduction of recalcitrant organic matter in wastewater of graphic industry by fenton reaction
A Casa da Moeda do Brasil (CMB) é uma empresa nacional, com mais de 300 anos de experiência na produção de valores e impressos de segurança. A produção de cédulas, realizada pelo Departamento de Cédulas (DECED), consiste de três etapas de impressão, off-set, calografia e tipografia, seguida de acabamento e embalagem semi-automatizado. A impressão
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/12/2009
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29. O processo de construção das fontes digitais de simulação caligráfica / The development of digital typefaces simulating calligraphy
Conceituação do objeto pesquisado: a definição de fontes digitais de simulação caligráfica, origem e evolução tecnológica. A identificação das categorias de compreensão da forma caligráfica: as características visuais associadas ao universo instrumental da caligrafia; ao processo de construção da escrita; à perícia ferramental e à caligra
Publicado em: 2009
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30. Letra e imagem : a tipografia nas capas de livros desenhadas por Eugenio Hirsch / Letter and image : Typography on book covers by Eugenio Hirsch
Eugênio Hirsch (Viena, 1923 - Rio de Janeiro, 2001) é mais conhecido por seu trabalho na editora Civilização Brasileira na primeira metade da década de 1960. Sua atuação na editora do Rio de Janeiro foi marcada pela versatilidade de recursos visuais e pela ampla liberdade concedida pelo editor Ênio Silveira. No mesmo período produziu capas para a ed
Publicado em: 2009
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31. Typography for children: a legibility research / Tipografia para crianças: um estudo de legibilidade.
A realização de testes para se avaliar a influência de parâmetros tipográficos diversos sobre o desempenho de leitura tornou-se intensa a partir de meados do século XX. Entre estes estudos, poucos foram realizados com crianças em processo de alfabetização sendo que a maior parte não obteve resultados significativos. Apesar disso, professores das s�
Publicado em: 2009
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32. O panorama do design gráfico contemporâneo: a construção, a desconstrução e a nova ordem / The panorama of contemporary graphic design: construction, desconstruction and the new order
Taking graphic design as an observation axis, the course followed in the professionalization of this activity and the factors that led the message to take its current graphical form were analyzed. In this investigation, not only the changes brought about by the introduction of digital technology were considered, but also the transformation of cultural trends
Publicado em: 2009
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33. Aplicação do design gráfico para o desenvolvimento de mobiliário urbano
O projeto de espaços públicos, pensados como ideais, necessita um investimento elevado. A abertura de licitações para profissionais residentes de outros estados, diferentes daquele de onde será feita a implantação, pode trazer reflexos negativos no mobiliário urbano projetado, pois esses profissionais planejam, muitas vezes, de acordo as vivências d
Publicado em: 2009
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34. Relações entre a composição grafica e a tecnologia em anuncios publicitarios / The relationship between graphic composition and computer technology in Brazilian printed advertisements
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as relações entre os processos de composição gráfica e a tecnologia computacional na feitura de anúncios impressos brasileiros. Para o desenvolvimento desta pesquisa analisamos anúncios impressos catalogados no Clube de Criação de São Paulo a partir de 1976 até o ano de 2009. A escolha do corpus justifica
Publicado em: 2009
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35. CORDEL, ALMANAQUES E HORÓSCOPOS: E(ru)dição dos folhetos populares no Juazeiro do Norte-Ce. (1940 1960) / "CORDEL, ALMANACS AND HOROSCOPES": And (ru) condition of the leaflets in popular Juazeiro-Ce. (1940 - 1960)
Nesta pesquisa, buscou-se analisar a produção da literatura de folhetos populares na cidade de Juazeiro do Norte, a partir da inserção das primeiras tipografias na década de quarenta, responsáveis pela distribuição em larga escala de uma literatura popular para todo o Nordeste. A escolha do recorte temporal é definida a partir do ano de 1940, pelo r
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/10/2008
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36. Impressão, sociabilidade e poder: três faces da Tipografia do Diário na Corte do Rio de Janeiro(1821-1831) / Print, sociability and power: three sides of the printing of the daily in court of Rio de Janeiro(1821-1831)
Esta dissertação objetiva analisar a importância da Tipografia do Diário na Corte do Rio de Janeiro, no período compreendido entre 1821 e 1831. Fundada no bojo de crescimento da Modernidade nos trópicos, a referida tipografia foi parte integrante, enquanto objeto e sujeito da nova cultura liberal que crescia. Sua presença na Corte mostrou-se relevante
Publicado em: 2008