Impressão, sociabilidade e poder: três faces da Tipografia do Diário na Corte do Rio de Janeiro(1821-1831) / Print, sociability and power: three sides of the printing of the daily in court of Rio de Janeiro(1821-1831)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta dissertação objetiva analisar a importância da Tipografia do Diário na Corte do Rio de Janeiro, no período compreendido entre 1821 e 1831. Fundada no bojo de crescimento da Modernidade nos trópicos, a referida tipografia foi parte integrante, enquanto objeto e sujeito da nova cultura liberal que crescia. Sua presença na Corte mostrou-se relevante não apenas como espaço privado destinado à produção de impressos, mas também como espaço público de troca e formador de novas sociabilidades. Analisar a trajetória dessa empresa tipográfica constitui ainda um dos caminhos possíveis para a análise de muitas das relações de poder, consolidadas no contexto de separação do Império luso-americano e da posterior constituição do Estado-nacional no Império do Brasil . Características como o ofício de impressor e a noção de comércio da época perpassam este trabalho.

ASSUNTO(S)

public space rio de janeiro espaço público press imprensa historia do brasil tipografia prática tipográfica - rio de janeiro (rj) - séc. xix typography rio de janeiro imprensa - rio de janeiro (rj) - séc. xix

Documentos Relacionados