Theater Dance
Mostrando 1-12 de 24 artigos, teses e dissertações.
-
1. A biocultural approach to the use of natural resources in Northeast Brazil: A socioeconomic perspective
ABSTRACT We employed a biocultural approach to understanding the dynamics of knowledge ans use of natural resources associated in immaterial aspects of culture. We investigated whether factors such as sex, income, age, religion, occupation and time of participation in cultural practice influence the richness of species known and used by members of Cavalo Mar
Acta Bot. Bras.. Publicado em: 01/08/2019
-
2. Zoe: vida comum ameaçada
Resumo: Em 2017, o espetáculo de dança Zoe, dirigido pela coreógrafa Francini Barros, foi alvo de censura, por iniciar com um performer nu, na calçada do Teatro Apolo, em Recife. O fato ensejou uma reflexão sobre a arte como mecanismo instaurador de uma utopia frente ao conservadorismo neoliberal. O trabalho que ora se apresenta tem por objetivo compree
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 11/03/2019
-
3. As relações entre os programadores e espectadores de dança na cidade de São Paulo : o caso do TD - Teatro de Dança / The relations between programmers theater and spectators in São Paulo city : the case study - TD - Theater of Dance
Esta tese tem por objetivo fazer uma reflexão e uma análise sobre as relações que envolvem profissionais (especificamente programadores dos teatros/casas de espetáculos de dança); e seus respectivos espectadores, no campo das Artes e da Cena, tendo como base os próprios espetáculos de dança. Para que essas relações fossem analisadas adequadamente,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/12/2011
-
4. O corpo conectado : a poética do in(di)visível na construção da dramturgia corporal / The connected body : the poetics of the in(di)visible in the construction of the corporal dramaturgy
Esta pesquisa apresenta uma reflexão e articulação teórico-prática sobre a poética e construção da dramaturgia corporal a partir dos conceitos pneuma, qi e prana, os quais foram indagados em laboratórios práticos de treinamento, exploração coreográfica e criação cênica. O Corpo Conectado apresenta-se como um termo que condensa a idéia de um
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011
-
5. Dança teatral : reflexões sobre a poética do movimento e seus entrelaços / Tanztheater : reflections on the poetic of movment and it s interlaces
O presente estudo visou pesquisar as características e peculiaridades da Dança Teatral Alemã. Desta maneira, apresenta-se aqui uma abordagem sobre a Dança Teatral e o universo em que ela foi germinada, a fim de conhecê-la e analisá-la. A pesquisa de campo envolveu dois meses de estudos na Folkwang Hochschule, Essen/Alemanha; o que possibilitou contatar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
-
6. Cartografia de um improvisador em criação / A map of an improviser in creation
O dicionário Aurélio define o improvisador como "o que improvisa/ Repentista". Já o Dicionário de Teatro de Patrice Pavis não apresenta uma definição. Mas quem é o improvisador? Como defini-lo? O que determina um "bom" improvisador? Quais são seus procedimentos? Fazendo essas perguntas deparei-me com a seguinte afirmação de Novarina (2005, p. 19):
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/02/2011
-
7. O nascimento da dança dramática: narrativa de uma experiência de teatro-dança com alunos do ensino fundamental
The trajectory covered in this research had as a starting point a previous project developed, by the researcher herself, in a Public School, located in the city of Bertioga, northern coastline of São Paulo state. Taking as the starting point the education through the art, more specifically the theater education, an investigation concerning the developed pro
Publicado em: 2010
-
8. Queria bordar teu nome: a dança no teatro de revista
This essay seeks to explore dance within Rio de Janeiros Revue entertainment theater, in order to analyze the influences of imagination of modernity in ballet dances, as well as to identify some genres and dance techniques incorporated into the production of the Revue scene, taking into consideration the body of dance, especially the chorus-dance girls (the
Publicado em: 2010
-
9. Suffering and pleasure in artistic dance work / Sofrimento e prazer no trabalho artístico em dança
The objective of this master dissertation was to analyse the relation between dancer worker and the dances work organization based on psychodynamique of work theory. For this, was developed a study case about Balé da Cidade de São Paulo (BCSP), public dance company, which belongs to Theatro Municipal de São Paulo (city theater). The research procedures we
Publicado em: 2010
-
10. A dança na Corte e os balés nas Óperas de Portugal no Século XVIII : aspectos da presença de elementos franceses no ambiente cultural português / Dance at the Court and Ballets at the Opera in Eightheen century Portugal : French elements in the Portuguese Cultural Ambience
The French model for the arts was spread all over Europe during the Eighteen century, due to the political power that Louis the XIV exerted. This influence has touched the education of the nobility as much as the spectacles noblemen attended. In the former, relating to the dance, it happened through the publication and translation of treatises used to train
Publicado em: 2010
-
11. Walker, there is no path. Only traces / Caminhante, não ha caminho. Só rastros
O presente projeto se desdobrou entre o território da prática e o da escrita. Duas linhas de investigação paralelas e complementares, possíveis no trabalho do ator. Após dezessete anos de pesquisa coletiva no Lume como atriz pesquisadora, tornou-se urgente vivenciar um novo desafio, colocar-me novamente em situação de risco, experimentar um processo
Publicado em: 2010
-
12. Reason and emotion in creating a body s dramaturgy in dance theater / Razão e emoção na criação de uma dramaturgia do corpo em dança teatral
This research, entitled Reason and emotion in creating a body s dramaturgy in dance theater, was inspired in Paradox of comedian by Denis Diderot, which raises the question of reason and emotion as a paradox of the actor s work. Based on this principle we present the discussion of reason and emotion in the creative process in dramatical arts with an emphasis
Publicado em: 2009