Texto Musical Analise Semiotica
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
-
1. O espetáculo semiótico do Cancioneiro da Paraíba: canto, gesto e verbalização
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo principal analisar como as parlendas e cantigas registradas no Cancioneiro da Paraíba (1993), organizado por Idelette Fonseca dos Santos e Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista, foram ressignificadas em processos de criação musical coletiva. A teoria-base que ancorou o nosso olhar foi a Semiótica Greima
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/04/2012
-
2. Análise de uma análise: Tarasti e Liszt
Em seu livro basilar, A Theory of Musical Semiotics, Eero Tarasti empreende a análise semiótica da obra para piano Vallée d'Obermann, do compositor Franz Liszt. Num processo de arguta arqueologia musical, o autor desvenda as várias camadas que colorem a escrita do compositor húngaro. O presente artigo pretende fazer observações à margem deste texto,
Per Musi. Publicado em: 2012-06
-
3. Iconicidade lexical na representação musical da língua dos Brasis / L iconicité lexicale dans la représentation musicale de la langue des "Brasis"
Trabalho de investigação das marcas de iconicidade em letras-de-música brasileira que representam os vários Brasis. Análise do córpus com fundamentação semântico-semiótica, endossada pela perspectiva sociolinguística, como ponto de partida para a caracterização dos itens lexicais como ícone, índice ou símbolo, à luz da Teoria da Iconicidade,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2010
-
4. O poema e a canção em as coisas, de Arnaldo Antunes: imagens da primeiridade
Esta dissertação pretende analisar um corpus contendo seis textos híbridos, os quais denominamos poema-canção/poema-cantado devido a dupla presença em dois sistemas semióticos diferentes. Um deles, a literatura ou, mais especificamente, a poesia, tem como suporte o livro As coisas, de Arnaldo Antunes, e o outro, a canção, está nos discos de carreir
Publicado em: 2010
-
5. Lado B lado A - uma crônica social: análise semiótica do CD do Rappa / Side A Side B - a social chronicle: semiotic analysis of Rappas CD
O Rappa, apesar de ser uma banda de pop rock, tem um importante destaque no cenário HIP HOP e o CD Lado B Lado A, de 1999, aborda um tema extremamente relevante para a sociedade acadêmica e para a sociedade como um todo: a violência urbana. No CD, sob o jugo das leis do tráfico de drogas, a população das favelas e dos morros cariocas que convive com le
Publicado em: 2009
-
6. Traduções da lírica de Manuel Bandeira na canção de câmara de Helza Camêu
O principal objetivo deste trabalho é apontar meios que auxiliem o intérprete musical, cantor e instrumentista, a reconhecer e a compreender os significados que permeiam a canção de câmara, em especial a canção brasileira. O trabalho considera que tal compreensão possa conduzir ao êxito da performance e à valorização desse gênero musical. Para a
Publicado em: 2009
-
7. Desafinando o coro dos contentes : o discurso polifonico em canções tropicalistas / The polyphonic discourse in tropicalistic songs
O trabalho que aqui se apresenta tem como fio condutor a verificação de como se dá a construção do sentido através de procedimentos polifônicos na canção popular. Polifonia entendida não por sua acepção musicológica, mas pela noção advinda dos estudos da linguagem: as muitas "vozes" que contribuem para a formação do sentido no processo enunc
Publicado em: 2006