Teoria Do Cinema
Mostrando 1-12 de 149 artigos, teses e dissertações.
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1. Glauber e o cinema escrito de Eduardo Coutinho
Resumo O que a sensibilidade, meio brincalhona, meio algoz - o olho ciclope do Glauber-profeta - traz para o filme Câncer (1968) quando nos apresenta o personagem-personalidade ‘Eduardo Coutinho’, definindo-o como ‘homem do caderninho’? Glauber e Coutinho coincidem na desconfiança da escrita e da teoria. Querem abarcar a expressão numa identidade-
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2020-12
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2. Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980
Este artigo examina parte da produção teórica e artística que Arthur Omar realiza nas décadas de 1970 e 1980. A partir de comentários gerais sobre a obra do cineasta, o texto localiza sua filmografia no cenário da produção moderna brasileira e discute sua teoria do “antidocumentário”, verificando, inclusive, as afinidades dessa abordagem com o
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-04
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3. A utopia do livro-monumento: contaminações entre fotografia, cinema, escrita e imprensa na vanguarda russa reverberadas na teoria benjaminiana.
O seguinte artigo busca apresentar um recuo histórico com o intuito de compreender como a tradicional concepção de livro foi reformulada no período de vanguarda, especialmente a russa, a partir da incorporação da fotografia em sua estrutura. Nesse processo, privilegiaremos o estudo sobre as contaminações entre cinema, literatura, revistas e jornais i
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-04
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4. CINEMA, PSICOLOGIA POSITIVA E A RESILIÊNCIA DO CORPO: SUPERAR PARA A FELICIDADE
RESUMO Este artigo trata de uma investigação centrada na relação humana com o cinema, do ponto de vista da Psicologia Positiva, cujo propósito é a promoção de valores e bem-estar. Essa busca emerge da seguinte inquietação: poderia o cinema potencializar o enfrentamento para superação de contundentes adversidades contingenciais à vida humana? Esp
Psicol. Estud.. Publicado em: 15/07/2019
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5. Aspectos educacionais do karate: discutindo suas representações no cinema
Resumo O karate é uma luta originária de Okinawa, ilha ao sul do Japão. Historicamente, atravessou três períodos: a partir do século XVII, como bujutsu, técnica clandestina de luta; depois, como budo, quando foi convertido em luta tradicional japonesa, em fins do século XIX, propugnando valores educacionais e identitários; e finalmente, como esporte
Educ. Pesqui.. Publicado em: 30/05/2019
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6. Estratégias históricas: teorias feministas, a história da literatura e a história do cinema nos anos 1970
Resumo Este artigo trata de algumas das principais questões das teorias feministas dos anos de 1970, a saber, os problemas das histórias literárias e das histórias cinematográficas, do cânone e do valor imputado às obras artísticas. Nesse sentido, busca-se compreender as estratégias adotadas pelas feministas para combater a construção do cânone d
Cad. Pagu. Publicado em: 03/05/2018
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7. Uma hermenêutica de sexualidades anti-identitarias no cinema argentino contemporâneo
Resumo O objetivo deste trabalho é analisar cinco expoentes do cinema argentino contemporâneo à luz de elementos aportados da matriz conceitual da Teoria Queer, principalmente da tradição Butleriana, para localizar a possibilidade de um erótico fora dos limites impostos pelo heteronorma e a classificação das identidades.
Sex., Salud Soc. (Rio J.). Publicado em: 2018-04
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8. Ato, atalho e vento: as fórmulas de páthos na história do cinema
Resumo O artigo tematiza o conceito de pathosformel, de Aby Warburg, na leitura do filme “Ato, atalho e vento” (2014), de Marcelo Masagão. Assim como no conhecido “Nós que aqui estamos, por vós esperamos” (1999), Masagão realiza, nessa nova proposta, uma colagem com 143 filmes. Uma característica marcante na montagem de “Ato, atalho e vento”
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-04
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9. Mapeando as relações de coprodução e codistribuição no cinema brasileiro: uma análise pela ótica da teoria de redes
Resumo A formação de redes entre empresas e stakeholders do setor de comunicação com os ambientes de interesse da atividade econômica se destaca como tema de interesse na área. Assim, o presente artigo se propõe a mapear e analisar as interações sociais na produção e distribuição cinematográfica no Brasil, apresentando as relações em rede com
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2018-01
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10. Análise do setor audiovisual do sul do Brasil sob a perspectiva da inovação
Resumo: Esta pesquisa objetivou identificar o modelo atual da produção do setor audiovisual, considerando as atividades de TV, vídeo e cinema, no estado do Rio Grande do Sul, aplicando o modelo da Hélice Tripla, em função dos declínios de investimentos públicos e privados, que deslocaram o estado para 11ª posição no setor na indústria criativa. C
Nova econ.. Publicado em: 2017-08
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11. Hibridismos e ressignificações nos gêneros cinematográficos
Resumo Alinhado aos esforços dos estudos contemporâneos que procuram abordagens teóricas mais complexas para lidar com produções audiovisuais híbridas, este livro reflete sobre eventuais novos gêneros ou gêneros revisitados e apresenta métodos e perspectivas mais apropriados à análise desses fenômenos.
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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12. Em torno de cena e da sequência: problemas de categorização
ResumoNão existe consenso sobre o emprego dos termos "cena" e "sequência" na teoria e prática do roteiro cinematográfico. Para alguns, cena e sequência designam a mesma coisa: uma ação circunscrita a determinado tempo e lugar. Enquanto alguns autores explicam que uma sequência abarca uma ou mais cenas (FIELD, 1995; PARENT-ALTIER, 2004), outros adotam
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2015-12