Tempo Musical
Mostrando 13-24 de 213 artigos, teses e dissertações.
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13. A CAMINHO DE BAYREUTH: A MÚSICA NA OBRA DE MACHADO DE ASSIS
Resumo Neste ensaio inaugural, Raymond S. Sayers acompanha o processo de educação musical de Machado de Assis, ao mesmo tempo que observa a progressiva sofisticação das referências musicais no interior da ficção machadiana. Depois de mapear a paisagem sonora complexa em que se inserem tanto o escritor quanto seus narradores e suas personagens, o ensa�
Machado Assis Linha. Publicado em: 2019-04
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14. Show Opinião: quando a MPB entra em cena (1964-1965)
Resumo Produzido em meados dos anos 1960 por integrantes do extinto CPC da UNE, o Show Opinião pode ser considerado, a um só tempo, síntese e dissonância de aspectos importantes do campo cultural que estiveram em destaque no contexto pré e pós-golpe de 1964. Nesse artigo, nossa intenção é mapear a inserção de elementos da cultura popular, através
História. Publicado em: 03/12/2018
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15. Musicografia Lima: uma forma simples de aprender e ensinar música para cegos e pessoas com baixa visão
A tarefa de aprender música, para uma pessoa com deficiência visual, é bem mais complexa. Além da complexidade do Código Braille para música (Musicografia Braille), existem poucas pessoas capacitadas a ensinar música por meio dele. Este livro apresenta uma solução que busca tanto simplificar a codificação da escrita e leitura musical através de células de pontos em relevo, como, também, tornar o ensino de notação musical e o aprendizado mais atrativos, exigindo das pessoas com deficiência visual, cegos e seus assistentes, um menor esforço, menor tempo e menor dedicação.
Autor(es): Lima, Sandra Fernandes de Oliveira; Lima, Luciano Vieira; Yamanaka, Keiji
EDUFU. Publicado em: 2018
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16. A dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas
Resumo Este artigo resulta da experiência com autistas em uma extensão universitária articulada à rede de saúde mental e a um serviço de psicologia. Investiga-se a relação de lalíngua com a música e estabelece suas contribuições à clínica do autismo. Para tanto, foi feita a leitura de textos nos campos da psicanálise e da música. Como materia
Psicol. USP. Publicado em: 2017-12
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17. Prevalência de distúrbios da articulação temporomandibular e cervicalgias em músicos instrumentistas: uma revisão sistemática
Resumo Introdução: A prática instrumental por tempo prolongado, o alto grau de desempenho, a rigorosa técnica e o formato específico de cada instrumento musical podem levar os músicos a ultrapassarem seus limites fisiológicos, conferindo uma alta prevalência de lesões musculoesqueléticas. Objetivo: Investigar a prevalência de transtornos da arti
Fisioter. mov.. Publicado em: 2017-12
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18. “Terminologia Musical” e “Origem do Fado”: cultura política e identidade nacional nos estudos musicológicos de Mário de Andrade, publicados na revista Illustração Musical (1930-1931)
RESUMO O horizonte do presente artigo é as questões do Modernismo e sua vinculação com a cultura política, pela perspectiva da identidade nacional, nos estudos musicológicos “Terminologia Musical” e “Origem do Fado”, escritos por Mário de Andrade e publicados na revista Illustração Musical. Esse periódico é a principal fonte documental mob
Educ. rev.. Publicado em: 2017-09
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19. O fandango de chilenas e suas transformações no tempo
RESUMO O fandango de chilenas é um dos três tipos de fandangos que classificamos como “fandangos caipiras”. Esses foram ignorados pela maioria dos principais folcloristas brasileiros. Como consequência disso, não houve, além do trabalho de Rossini Tavares de Lima (1954) sobre os fandangos de chilenas, pesquisas relevantes do ponto de vista social ou
Estud. av.. Publicado em: 2017-05
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20. A wagneriana
Resumo Este artigo visa a condensar e expor a crítica de Nietzsche a Wagner a partir do tipo cultural identificado, pelo filósofo, como a wagneriana. Levando em conta o sentido paradoxal do discurso nietzschiano a respeito do feminino - a um só tempo libertador e masculinista- e passando em revista elementos fundantes da obra do célebre compositor, torna
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2017-04
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21. Caracterização da qualidade acústica de salas de aula para prática e ensino musical
Resumo O músico necessita perceber adequadamente o som nos recintos destinados ao estudo e prática musical, o que é possível quando estes locais estão acusticamente preparados e permitem o desenvolvimento e aprimoramento da percepção sonora musical. Neste trabalho três salas de estudo e três salas de aula coletiva, destinadas ao ensino e prática de
Ambient. constr.. Publicado em: 2017-03
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22. Da senzala ao palco: canções escravas e racismo nas Américas, 1870-1930
Este livro analisa o sucesso – nos teatros, nas partituras e na indústria fonográfica – das criações musicais de descendentes de africanos escravizados no Brasil e nos Estados Unidos, entre o final do século XIX e o início do XX. O diálogo entre essas produções revela a densidade dos trânsitos culturais no mundo atlântico e o protagonismo de músicos negros, como Eduardo das Neves e Bert Williams. Sua entrada nos circuitos musicais e artísticos, em meio à construção de estereótipos racistas, constitui exemplo do modo como esses artistas, com talento, ironia e humor, desafiaram e subverteram a inferiorização que lhes era imposta, tornando-se famosos no mercado musical do período. A obra disponibiliza 201 imagens, 47 fonogramas e 5 vídeos, permitindo ver e escutar ao mesmo tempo em que se realiza a leitura do texto.
Autor(es): Abreu, Martha
Editora da Unicamp. Publicado em: 2017
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23. Entre o Caribe e a Amazônia: haitianos em Manaus e os desafios da inserção sociocultural
RESUMO A chegada dos primeiros haitianos à cidade de Manaus, a partir de 2010, foi interpretada inicialmente como um fenômeno passageiro e que a cidade seria apenas um local de passagem para a maioria deles, já que o Brasil das "oportunidades" do qual eles tinham ouvido falar ficava mais a sudeste e sul. Essa percepção inicial parece ter se confirmada e
Estud. av.. Publicado em: 2016-12
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24. Índice de desvantagem vocal em cantores populares e eruditos profissionais
RESUMO Objetivo Comparar o índice de desvantagem vocal em cantores populares e eruditos profissionais de acordo com gênero, idade, tempo de atuação profissional e presença ou ausência de queixa vocal autorreferida. Método Participaram 132 cantores profissionais, 74 populares e 58 eruditos, que preencheram questionário com os dados: idade, gênero,
CoDAS. Publicado em: 2016-10