Teatro Santa Catarina
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13. A busca pela singularidade no trabalho do ator e a legitimação de uma técnica pessoal: um estudo sobre a Periplo, Compañia Teatral / The search for singularity in the actors performance and the legitimation of a personal technique: a study about Periplo, Compañia Teatral
A pesquisa discute a possibilidade de legitimação de uma técnica pessoal vinculada ao trabalho do ator a partir da perspectiva da Periplo, Compañia Teatral (Buenos Aires/Argentina). Busca-se verificar como se dá, nesta grupalidade, o trânsito entre a elaboração de uma técnica proveniente de mecanismos de treinamento coletivo e a busca pela singulari
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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14. A voz invísivel do ator sobre o cinema brasileiro: a busca por discursos sobre formação e técnicas de interpretação e os relatos de Leona Cavalli e Matheus Nachtergaele
The present study considers the scarcity of publications about acting in the cinema and especially of speeches written and published by actors, and proposes a reflection about the invisibility of the actors "voice" in the theory about his craft in this art. As a research subject were chosen two of the most representative interpreters of contemporary film pro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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15. Teatro de camponesas: práticas teatrais no movimento de mulheres camponesas em Santa Catarina / Theatre practices in the peasant womens movement of Santa Catarina
Este trabalho apresenta o Movimento de Mulheres Camponesas em Santa Catarina MMCSC, para focar suas práticas teatrais recentes. O objetivo é descrever e analisar os processos de criação e o resultado cênico dos espetáculos teatrais Na luta se faz história (2008) e Histórias agroecológicas, Histórias de mulheres camponesas (2009), encenadas pelo gru
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2012
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16. Padrões de inversão do sujeito na escrita brasileira do século 19: evidências empíricas para a hipótese de competição de gramáticas
Este artigo apresenta resultados de uma análise dos padrões de inversão do sujeito, restrita a orações em que há um constituinte em posição pré-verbal (em contextos XV(S)), em uma amostra extraída de cinco peças de teatro escritas por brasileiros nascidos no curso do século 19, no litoral de Santa Catarina. A perspectiva teórica assumida buscar�
Alfa : Revista de Linguística (São José do Rio Preto). Publicado em: 2012
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17. O teatro e os adolescentes do Canaã: aspectos artísticos e comunitários
Esta dissertação refere-se às montagens - Romeu e Julieta na Terra Prometida, As Mil e uma Noites, Sol Ardente, e Depois Daquela Viagem - realizadas no período de 2005 a 2007, como projeto extracurricular da Escola Municipal Doutor Gladsen Guerra de Rezende, localizada no Jardim Canaã, Uberlândia, Minas Gerais. A pesquisa se inicia com a apresentação
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/11/2011
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18. Tela e presença: o ator e a câmera na cena contemporânea
Esse estudo aborda algumas possibilidades da relação do ator com a câmera e as categorias de presença que identifico na cena contemporânea. Neste sentido, busco demonstrar a importância da presença cênica no espaço constituído a partir do encontro entre o tele/espectador e o ator/atriz. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida tendo como fundamento
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2011
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19. A (re)descoberta da sombra: experiência realizada com educadores na cidade de Imbituba
O estudo descreve e analisa as atividades desenvolvidas com Teatro de Sombras em duas oficinas realizadas com educadores na cidade de Imbituba SC, no período de 04 de maio a 28 de julho de 2010. Ideias sobre (re)descoberta da sombra e experiência são debatidas ao longo das três etapas da pesquisa. Na primeira etapa, o levantamento bibliográfico subsidia
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/09/2011
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20. Análise ativa: uma abordagem do método das ações físicas na perspectiva do curso de direção teatral da Universidade Federal de Santa Maria-RS / Active analisys method: an approach to the physical actions method from the perspective of the directing theater in the Federal University of Santa Maria-RS
Este trabalho trata do processo de formação artística em Direção Teatral descrito da perspectiva do Método da Análise Ativa. O Método foi desenvolvido na Rússia por Konstantin Stanislávski (1863-1938) e transmitido por um de seus alunos, Gueorgui Tovstonógov (1915-1989) à Nair Dagostini (19_ _ ), primeira brasileira a estudar no Instituto Estatal
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
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21. O corpo no teatro de animação: contribuições da educação somática na formação do ator
Esse estudo aborda possíveis contribuições da Educação Somática no trabalho corporal do ator no Teatro de Animação. A pesquisa baseou-se na prática pedagógica desenvolvida por Jo Lacrosse e Claire Heggen, professores da École Supérieure Nationale des Arts de la Marionnette, em Charleville- Mézières, França. Ambos os professores utilizam três
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/06/2011
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22. Um palco iluminado o Teatro Álvaro de Carvalho em Florianópolis SC - década de 1980
Nesta dissertação analiso os processos de aprendizagem sobre iluminação cênica pelo corpo técnico do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis, na década de 1980. Aponto o técnico em iluminação do TAC, Carlos Antônio Falcão Cavalcante Lins como uma pessoa fundamental na disseminação deste conhecimento, pesquisa esta composta em três
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/06/2011
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23. O bobo da corte : uma perspectiva da bobagem trágica em Shakespeare
A pesquisa objetiva investigar a composição dramática dos Bobos de três peças de Shakespeare, verificando a função do humor no desenrolar da trama. Os Bobos estudados são: Toque de ―Do seu Jeito; Feste de ―Noite de Reis; e o Bobo de ―Rei Lear. A partir da reconstituição dos aspectos cômicos de figuras ancestrais e da cultura côm
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/06/2011
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24. João do Rio in drama
O presente trabalho descreve um processo em drama (conceito inglês também conhecido por process drama) intitulado João do Rio in drama, realizado com alunos de graduação em teatro da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), no ano de 2009. Para esse processo ocorrer foi feito um estudo da vida e obra do escritor da belle époque brasileira, Jo�
Publicado em: 2011