Teatro Russo
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
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1. Iuri Lótman e a semiótica do teatro
RESUMO O semioticista Iuri Lótman escreveu contribuições decisivas no campo da semiótica da literatura. No entanto, ao longo dos anos 70 passa a ampliar seu universo de interesses para além do texto literário, trazendo contribuições para os estudos do cinema, das artes plásticas e mesmo das normas de etiqueta da nobreza russa. Neste artigo pretendo
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 05/08/2019
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2. O “jovem” Vygótski: inéditos sobre arte e o papel da criação artística no desenvolvimento infantil
Resumo O artigo apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa acerca da produção de L. S. Vygótski até 1923, isto é, antes de suas publicações mais conhecidas no campo da educação e da psicologia. Trata-se de um vasto conjunto de textos, composto por resenhas teatrais (publicadas em jornais locais de Gomel), incursões em crítica literária, ensa
Educ. Pesqui.. Publicado em: 14/11/2018
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3. Verdade na Cena, Verdade na Vida: Boal e Stanislavski
Resumo: À luz do conceito de verdade cênica, o presente artigo discute a influência do método Stanislavski nos primeiros experimentos no seio do Teatro Arena de São Paulo e também aponta rastros do mestre russo nos princípios da Poética do Oprimido de Augusto Boal. O objetivo primordial consiste em incentivar a construção de espetáculos-fórum, pa
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-08
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4. Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do ator / Traces of Stanislavski s tradition : procedures for the creative work of the actor
Esta pesquisa se insere no campo das investigações sobre o trabalho do ator e tem como tema o trabalho de criação do ator, a partir dos pressupostos do Sistema de Stanislavski. O trabalho abriu-se em duas frentes: o campo teórico e da práxis cênica, que correram em paralelo, dinamizando uma à outra. Numa delas, foi feito um reconhecimento teórico do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2012
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5. Teatralizações com vistas a vivências psíquicas e espirituais - relação entre princípios jesuíticos na arte da oratória e as propostas de interpretação para atores de Constantin Stanislavski / Relation between Jesuit principles in art of lecturing and the acting proposals for actors of Constantin Stanislavski.
Encontrando nas leituras do Sermão da Sexagésima de Antonio Vieira (1608-1697) princípios propostos para a arte da oratória que também são reconhecidos nos escritos de Constantin Stanislavski (1863-1938) para a arte da interpretação de atores, parte-se nesse trabalho para a verificação de onde estariam as bases que fundamentam tais princípios em A
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2012
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6. Eugênio Kusnet: do ator ao professor / -
A trajetória de Eugênio Kusnet, de ator a professor, é o objeto deste projeto. Vamos averiguar que, desde quando retomou seus vínculos com o teatro no Brasil, Kusnet era um ator em formação, com pouca experiência artística no seu país de origem - a Rússia, de onde emigrou para o Brasil. Veremos que a compreensão da obra daquele que foi sua maior i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/03/2012
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7. As Interpretações do Sistema Delsarte no Teatro Russo e Soviético dos Anos 1910-1920
RESUMO Para um grande número de estudiosos anglo-saxões, os ensinamentos de François Delsarte encontram ecos na Rússia, no trabalho de Stanislavski, Vakhtangov e Mikhaïl Tchekhov. A procura por correspondências entre a emoção e o gesto implica uma concepção orgânica do ato criador. Visto, entretanto, a partir da União Soviética-Rússia, Delsarte
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
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8. Vigotski e o teatro: descobertas, relações e revelações
Este texto tem por finalidade revelar os resultados parciais da pesquisa em andamento que investiga as profundas relações dos escritos do psicólogo Lev S. Vigotski (1896 - 1934) com a arte teatral. Para tanto, apresenta dados referentes à biografia do autor, como a questão de, em sua juventude, ele ter sido apreciador, leitor de obras dramáticas, diret
Psicologia em Estudo. Publicado em: 2011-06
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9. Gorie ot uma, de Aleksandr Gribóiedov tradução e aproximações / Gorie ot uma, de Aleksandr Griboiédov translation and approximations
O presente trabalho é composto pela apresentação de A inteligência, que desgraça! (1825), do dramaturgo russo Aleksandr Serguéievitch Griboiédov, do universo em que foi escrita, bem como a tradução da obra-prima ao português. Essa primeira tradução carrega os dilemas inerentes à grandiosidade da linguagem e, sendo assim, o primeiro passo, na tra
Publicado em: 2011
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10. Minha vida na arte de Konstantin Stanislavski: os caminhos de uma poética teatral / Minha vida na arte de Konstantin Stanislavski: os caminhos de uma poética teatral
Konstantin Stanislavski é considerado um dos pilares do teatro moderno. Ator, encenador, pedagogo, pesquisador e teórico teatral, ele transformou o teatro de sua época e sua obra lançou as bases para o treinamento e formação de atores, a primeira sistematização da arte do ator no ocidente, que ficou conhecida como o sistema Stanislavski. Minha vida n
Publicado em: 2008
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11. O fazer artístico como catálise: experiências do corpo e da dança
Nesta pesquisa, reflito sobre a dimensão intensiva do fazer artístico: pareceme que a arte (o estado criativo) pode catalisar e intensificar potências de mudança, abrir zonas de passagem e florescer novas conexões e potências. O sensível que ela produz deve ser diferente daquele que organiza nossa experiência cotidiana; dessa reorganização, transmu
Publicado em: 2008
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12. The Moscow Art Theatre studios and the formation of the theatrical pedagogy in the Twentieth Century / Os estudios do Teatro de Arte de Moscou e a formação da pedagogia teatral no seculo XX
Este trabalho aborda a experiência dos estúdios do Teatro de Arte de Moscou (T.A.M.) como um dos pilares da formação da tradição teatral ocidental do século XX. Os estúdios do T.A.M. inserem-se em um movimento característico do processo de renovação teatral do início do século passado: o afastamento em relação aos centros da produção com o o
Publicado em: 2006