Teatro Experimental Brasil
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
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1. Cor, intelectuais e nação na sociologia de Guerreiro Ramos
Resumo:Este artigo analisa os estudos sociológicos de Guerreiro Ramos sobre as relações raciais no Brasil durante seu engajamento no Teatro Experimental do Negro e por ocasião de suas críticas aos estudos da Unesco, sobretudo nos debates com os sociólogos Luiz de Aguiar Costa Pinto e Roger Bastide, quando já se tornara um intelectual vinculado ao Inst
Cad. EBAPE.BR. Publicado em: 2015-09
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2. Guerreiro Ramos interpela a Unesco: ciências sociais, militância e antirracismo
Este artigo analisa as críticas de Guerreiro Ramos à proposta da Unesco de patrocinar uma série de pesquisas sobre as relações raciais no Brasil no início dos anos 1950. O estudo analisa os trabalhos de Guerreiro Ramos entre 1946 e 1950, considerando suas críticas à tradição de estudos afro-brasileiros, suas abordagens acerca do preconceito de cor
Cad. CRH. Publicado em: 2015-04
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3. Os marginais do direito estatal: a luta multidimensional do Teatro Experimental do Negro (TEN) pelo "direito a ter direitos", nos anos de 1944 a 1968
Este artigo objetiva evidenciar as demandas por direitos e políticas públicas formuladas por um dos importantes movimentos negros brasileiros do século passado - o Teatro Experimental do Negro (TEN) - , atuante à época do primeiro grande movimento de democratização no país. As análises se deram sobre fontes primárias, incluindo os enredos das peça
Rev. Bras. Ciênc. Polít.. Publicado em: 2013-08
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4. O Ten e a negritude francófona no Brasil: recepção e inovações
A partir da análise das atividades públicas do Teatro Experimental do Negro (TEN) no Rio de Janeiro, entre 1949 e início dos anos de 1950, o artigo investiga a recepção das ideias da negritude francófona no Brasil. Para isso, rastreia as origens, o contexto político do teatro negro e os personagens responsáveis pela tradução dessas ideias. Buscamos
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 2013-02
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5. A formação e educação do negro pelo Teatro Experimental do Negro (TEN): um estudo a partir das páginas do jornal Quilombo (1948-1950)
As décadas de 1940 e 1950 foram marcadas por profundas transformações políticas e socioeconômicas no Brasil, com a Era Vargas e o final da segunda Guerra Mundial. Através desses acontecimentos surge uma gama de movimentos sociais na luta por democracia e melhores condições de vida. Em razão de a cidade do Rio de Janeiro ser a Capital Federal à épo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/04/2012
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6. Teatro na educação de crianças e adolescentes participantes de ensaio clínico
OBJETIVO: Analisar os efeitos de uma intervenção pedagógica na aprendizagem de crianças e adolescentes participantes de pesquisa clínica. MÉTODOS: Estudo quantitativo, quasi-experimental e longitudinal, parte de um conjunto de estudos envolvidos no teste de uma vacina contra ancilostomíase. Amostra por conveniência com 133 estudantes de dez a 17 anos
Rev. Saúde Pública. Publicado em: 2012-12
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7. O triângulo de Ceres: metodologias fundamentais para formação de atores em Salvador. / Le triangle de Cérès: méthodologies pour la formation des acteurs fondamentaux de Salvador.
Esta dissertação propõe o exame de três diferentes metodologias da área de Pedagogia do Teatro, elaboradas e aplicadas por ator e atrizes que trabalham com formação de outros atores e atrizes em Salvador, Bahia, considerando-se que, no Brasil, a análise sobre processos de formação de atores continua sendo um campo pouco explorado pelos estudiosos.
Publicado em: 2010
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8. Welcome to our history! : Teatro Experimental de Comedia de Araraquara (1955-1962) / Bem-vindos a nossa historia! : Teatro Experimental de Comedia de Araraquara (1955-1962)
O teatro, como processo criativo, é uma arte para ser exercida em conjunto, por vários, e não isoladamente. A montagem de um espetáculo, ainda que um monólogo, exige trabalho intelectual e também braçal, exige um grupo de pessoas organizadas com o mesmo objetivo. A história do teatro no Brasil pode, portanto, ser contada pelas histórias de seus grup
Publicado em: 2009
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9. The coin of art: the dynamics of artistic and economic fields of CCBs sponsorhip / A moeda da arte: a dinâmica dos campos artístico e econômico no patrocínio do CCBB
A pesquisa teve como objetivo compreender as motivações que sustentam o patrocínio artístico do Banco do Brasil, a partir da análise dos critérios utilizados na seleção dos projetos e na estruturação da programação do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) São Paulo, nas áreas de artes cênicas e artes plásticas, nos anos de 2005 e 2006. Ident
Publicado em: 2008
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10. O equilíbrio de antagonismos e o niger sun : relações raciais em Gilberto Freyre e Guerreiro Ramos
As relações raciais constituem categoria essencial para a construção da idéia de brasilidade. Desde as primeiras discussões sobre o assunto, ainda no século XIX, os intelectuais brasileiros, informados pelas teorias racialistas européias, procuraram conciliar a construção da idéia de nação com a imensa massa de negros escravos e indígenas. Por
Publicado em: 2008
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11. Teatro experimental do negro : estrategia e ação / Experimental black theater: strategy and action
In October 1944 in Rio de Janeiro a group formed by black women and men, having as its leader the black activist Abdias do Nascimento was created: the Experimental Black Theater. Its prime aim was to give black actors and actresses conditions to take to stage characters free from the stereotyped vision that was being reproduced and absorbed specially after t
Publicado em: 2007
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12. Teatro épico na América Latina: estudo comparativo da dramaturgia das peças Preguntas inutiles, de Enrique Buenaventura(TEC-Colômbia), e O nome do sujeito, de Sérgio de Carvalho e Márcio Marciano (Cia do Latão - Brasil) / Teatro épico en América Latina: estudio comparativo de la dramaturgia de las piezas Preguntas inútiles, de Enrique Buenaventura (TEC ? Colombia), y O nome do sujeito(El nombre del sujeito) de Sérgio de Carvalho e Márcio Marciano (Cia do Latão - Brasil)
O teatro épico na América Latina se desenvolveu principalmente a partir da década de 50, quando o movimento de teatro independente gerou uma transformação no modo de produção teatral e na forma de expressão artística existente no continente. A influência do teatro do dramaturgo Bertolt Brecht, o modo de criação coletiva das peças e a construçã
Publicado em: 2006