Suprassensivel
Mostrando 1-5 de 5 artigos, teses e dissertações.
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1. Fundamentos kantianos da filosofia da linguagem de Walter Benjamin
Resumo Partindo de considerações sobre os escritos precoces que Benjamin dedicou à questão da linguagem - sem descuidar de outros escritos do mesmo período -, pretendemos sugerir a importância que a reflexão de Kant teve para a formulação de seu pensamento linguístico. Nesse sentido, voltamo-nos principalmente para a Segunda Parte da Crítica da Fa
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2019-04
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2. A LÍNGUA FRANCA DO SUPRASSENSÍVEL: SOBRE XAMANISMO, CRISTIANISMO E TRANSFORMAÇÃO
Resumo A partir da relação entre um fenômeno de possessões, denominado crise, e o cristianismo presente nas populações indígenas do baixo rio Oiapoque (região amazônica na fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa), o artigo pretende mostrar que, para entender eventos como este, é preciso sair das polaridades, como as que opõem cristianismo a x
Mana. Publicado em: 2017-08
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3. Em busca do sentimento da paisagem
Resumo Entre aproximações e distanciamentos, o sentimento da paisagem (stimmung) resulta de um longo debate que coloca em questão a racionalidade definitiva do mundo. A conflitualidade latente entre razão e emoção leva Kant a admitir a possibilidade da apreensão suprassensível da natureza. Sulzer e Herder alinham-se com ressalvas nessa direção, rec
Cad. Metrop.. Publicado em: 2016-12
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4. A conclusão da dedução do gosto na dialética da faculdade de juízo estética em Kant
Neste artigo, defende-se que, somente na seção da Dialética da Crítica do Juízo, Kant chega a uma versão definitiva e conclusiva do argumento da dedução, após descobrir o conceito de suprassensível. Na seção da Dedução do Juízo Estético, Kant não justifica de forma satisfatória a diferença crucial entre a natureza sensível da humanidade e
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2013-08
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5. O corpo em uma perspectiva fenomenológico-existencial: aproximações entre Heidegger e Merleau-Ponty
Nosso objetivo é pensar sobre o corpo em uma perspectiva fenomenológico-existencial, tomando Heidegger e Merleau-Ponty como referência. Nas concepções tradicionais, tem-se compreendido o corpo como mecanismo biológico, contraposto a uma instância suprassensível (razão, psique ou alma), como fonte de prazer erótico e impessoal e, mais contemporaneam
Psicol. cienc. prof.. Publicado em: 2012