Sonoridades
Mostrando 1-12 de 37 artigos, teses e dissertações.
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1. Nietzsche, Debussy e o sul da música: esboços de uma cartossonografia
Resumo: o artigo apresenta de forma seminal a noção de cartossonografia, um modo de considerar a música por suas regiões sonoras. Para tanto, tenta estabelecer uma relação de proximidade entre Nietzsche e Debussy. Do filósofo, procura compreender a ideia de um Sul da música, enquanto do compositor se investiga as formas pelas quais ele estabeleceu um
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2021-04
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2. IMAGENS CROMÁTICAS E SONORIDADES CONFLITANTES EM MAPUTO, MERIDIANO NOVO (1976) DE SANTIAGO ÁLVAREZ
Resumo O presente artigo analisa como as históricas tensões sociais em Moçambique foram narradas no curta-metragem cubano Maputo, meridiano novo, dirigido por Santiago Álvarez em 1976. A obra utiliza imagens de arquivo e registros do cinegrafista Julio Simoneau, de Cuba, feitos no pós-independência. Estes últimos denunciam a continuidade da exclusão
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 09/12/2019
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3. Laboratório Sensorial: uma proposta de ativação do corpo
Este artigo apresenta um ensaio poético-fotográfico sobre o Laboratório Sensorial, um dispositivo do projeto de extensão universitária Expressão e Transformação, vinculado ao Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil (UFRJ). Inspirado na Fenomenologia e na Arte Contemporânea, o laboratório é uma proposta de sensibil
Interface (Botucatu). Publicado em: 12/09/2019
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4. Sonoridade visual na literatura em Língua Brasileira de Sinais
RESUMO A noção de sonoridade nas línguas de sinais foi tratada por Perlmutter (1992) como perceptibilidade, a propriedade que tem o movimento em comparação a um segmento em que as mãos permaneçam em uma única posição. Sandler (1993) diz que a saliência visual no movimento joga um papel nas línguas de sinais semelhante à sonoridade nas línguas o
Rev. bras. linguist. apl.. Publicado em: 23/03/2017
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5. ASPECTOS DA PRÁTICA MUSICOTERAPÊUTICA: CONTEXTO SOCIAL E COMUNITÁRIO EM PERSPECTIVA
Resumo Este artigo propõe uma discussão sobre os pressupostos que fundamentam a prática da Musicoterapia, especificamente quando esta se identifica como uma ação de base social e comunitária. A partir de uma localização histórica, desenvolvem-se reflexões críticas acerca dos principais conceitos que balizam a práxis musicoterapêutica em contexto
Psicol. Soc.. Publicado em: 2016-08
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6. Que grito é esse? Sonoridades de mulheres: uma discussão por reconhecimento
Resumo Este artigo pretende discutir as fragilidades que circundam a existência das mulheres pelo simples fato biológico de serem fêmeas. Os argumentos utilizados para explorar essa temática estão ancorados na fala de Amartya Sen, em diálogo com outros pensadores de diferentes áreas. Cabe frisar que este ensaio trabalha com distintos cenários como al
Rev. Bioét.. Publicado em: 2015-12
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7. "Amor" e "morte" nos madrigais de Carlo Gesualdo: um estudo sobre o desenvolvimento da escrita musical e textual
Resumo:A escrita musical do compositor Carlo Gesualdo transforma-se ao longo de seus seis livros de madrigais. Enquanto nos aspectos que integram os dois primeiros livros encontramos principalmente características da tradição polifônica do Renascimento, nos madrigais dos terceiro e quarto livros predomina o experimentalismo harmônico, ao passo que nos d
Per musi. Publicado em: 2015-12
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8. Sonoridades da vida conjugal registradas em versos de canções brasileiras produzidas entre 1940 e 1960
O objetivo do presente estudo foi identificar elementos de representações sociais de casamento, marido e esposa, presentes em letras de canções populares gravadas nos anos de 1940 e 1950. Foram selecionadas 306 letras de canções, a partir de consulta a acervos particulares. Na análise dos dados foi utilizado o softwareAlceste, que apontou a existênci
Estud. psicol. (Campinas). Publicado em: 2015-09
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9. Fonógrafo
O artigo discute as consequências do fonógrafo na produção, no armazenamento e na reprodução de sonoridades. Nessa perspectiva, investiga uma canção de Heitor Villa-Lobos, procurando avaliar em que medida apresenta elementos relacionados ao fonógrafo e qual o significado e os efeitos disso. Como resultado, pretende oferecer subsídios para se conhec
Novos estud. - CEBRAP. Publicado em: 2014-07
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10. Ritornelos da expressão audiovisual nas redes midiáticas: métodos ecléticos do videomashup
Às experimentações concretistas do século XX sucederam-se, nas últimas décadas, outras expressões que passaram a explorar os próprios repertórios culturais midiáticos e respectivos regimes de experiência como materiais de invenção, viabilizadas pelos dispositivos informáticos de audiovisual e pelas redes digitais. Este artigo aborda, a título
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-06
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11. Entre o Borralho e o Divino: a emergência musical da "periferia"
A periferia está em evidência em diversos discursos midiáticos e sociais no Brasil e no mundo. Este texto busca discutir o papel da música no processamento dessa emergência da periferia a partir da análise de alguns exemplos das trilhas sonoras das novelas Cheias de charme (Globo, 2012, 19h00) e Avenida Brasil (Globo, 2012, 21h00). Argumenta-se que, ap
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2013-12
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12. MangueBit: diversidade na indústria fonográfica brasileira da década de 1990. / Manguebit: diversity in the Brazilian music industry of the 1990s.
Este trabalho analisa as várias táticas ou saídas empregadas pelos artífices do MangueBit na busca pela auto-promoção no mainstream musical brasileiro da década de 1990. As discussões aqui apresentadas abrangem as diversas características pertencentes à Indústria Fonográfica que atua no Brasil desde o início do século XX, tendo como principal f
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/01/2011