Solo Em Danca
Mostrando 1-12 de 12 artigos, teses e dissertações.
-
1. Tecnoperformance e instalação: possibilidades emergentes de produção artística com drones
RESUMO Neste artigo, apresentamos os processos de criação que deram origem à primeira tecnoperformance com drone, realizada no Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia (GIIP). Um voo, conduzido em tempo real, com base nos gestos faciais e movimentos de cabeça de uma artista com síndrome de
ARS (São Paulo). Publicado em: 02/05/2019
-
2. Processos de Composição/Ensino/Aprendizagem em Dança
Resumo: Reflexão sobre o solo no contexto de produções contemporâneas nomeadas instalações coreográficas, baseada no estudo das relações entre humanos e não/humanos em cena, e, por meio dela, a apresentação de uma abordagem para o ensino/aprendizagem em dança. Parte-se da ideia de que tais criações respondem a uma necessidade que se configura
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
-
3. SALSA CON COCO : RETOS AMBIENTALISTAS, ÉNFASIS ALIMENTARIO, Y ETNO-ECOLOGÍA DE LAS CANCIONES BAILABLES DEL CARIBE
Apesar de sua eficácia comunicativa, a música caribenha é subutilizada pelo ambientalismo. 1.200 músicas afro-caribenhas foram estudadas observando a frequência e o contexto em que mencionaram elementos florísticos, faunísticos, paisagems e clima. 43% das evocações foram em alimentos pertencentes a 10 espécies vegetais e 48 espécies animais. As es
Ambient. soc.. Publicado em: 2015-12
-
4. Criação em dança : um estudo da relação corpo, gravidade e verticalidade a partir da técnica do ballet clássico / Creation in dance : a study of the relation body, gravity and verticality based of the classical ballet technique
Na técnica do ballet clássico, sob o ponto de vista do estudo de seus conceitos e princípios, de sua trajetória e permanência na formação técnica e expressiva de bailarinos ao longo dos últimos séculos, constatamos que um elemento lhe confere uma característica própria entre as técnicas de dança: a verticalidade. Nesse contexto, esta pesquisa �
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/08/2011
-
5. Complexidade e Simplicidade: Paradoxo na Estrutura Composicional do Prelúdio da Suíte N. 5 para Violoncelo Solo de J.S. Bach
Esta pesquisa tem por objetivo demonstrar a origem estilística do Prelúdio da Suíte N 5 para violoncelo solo de J.S. Bach, oferecendo novos elementos e subsídios interpretativos para a obra em questão. Tendo como marco teórico, Dance and the Music of J.S. Bach, de Little e Jenne, procura-se estabelecer a importância das danças da corte francesa dentr
Publicado em: 2011
-
6. Corpo que age, sente e pensa : dramaturgia do meu corpo e do encontro de duração. Paralelo com a filosofia de Henri Bergson / Body that do, feel and think : creative process and Bergsonism
A partir de uma experiência pessoal de criação do espetáculo TANTAS OUTRAS QUANTAS, solo teatral fundamentado nos métodos de pesquisa do Grupo Lume, esta pesquisa objetiva refletir sobre as condições deflagradoras e o próprio fluxo das experiências de criação. O objetivo é pesquisar: Quais foram as relações entre o agir, o sentir e o pensar nos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/01/2010
-
7. Nada é sempre a mesma coisa. Um motivo em desdobramento através da Labanálise / Nothing is ever the same. a motif developed through laban movement analysis
Este é um memorial descritivo e dissertativo da investigação artística feita através da utilização da Motif Writing (escrita por motivos) como propulsora de tarefas de movimento para a construção de dramaturgia em dança. A coreografia que resultou deste processo, A Cadeira _/ Uma Ilha, foi criada a partir da Motif Writing de um trecho do solo Exper
Publicado em: 2010
-
8. Uma vida em dança : movimentos e percursos de Denize Stutz / A life in dance : movement and pathways of Denize Stutz
The work presents several different axis of investigation performed by a doctoral research on the life of Denise Stutz, Brazilian dancer who remains actively performing since the 1970s until the present days. The perspective of this research focuses on the experiences of this ballerina throughout her multiple poetic paths - her moments of formation, transfor
Publicado em: 2010
-
9. Walker, there is no path. Only traces / Caminhante, não ha caminho. Só rastros
O presente projeto se desdobrou entre o território da prática e o da escrita. Duas linhas de investigação paralelas e complementares, possíveis no trabalho do ator. Após dezessete anos de pesquisa coletiva no Lume como atriz pesquisadora, tornou-se urgente vivenciar um novo desafio, colocar-me novamente em situação de risco, experimentar um processo
Publicado em: 2010
-
10. Bitter perfume : dancing by senses / Amargo Perfume : a dança pelos sentidos
A presente pesquisa se configura a partir de processos criativos em dança, tendo os sentidos do olfato e do paladar como estímulos primeiros à criação. Propõe uma escolha específica no que se refere às técnicas corporais, utilizando a improvisação em sua possibilidade integradora entre preparação corporal, interpretação e criação. O resultad
Publicado em: 2009
-
11. Coreografia do filosofar: uma tensão dançante entre o corpo e música para a formação do educador filósofo.
Coreografia é a arte de escrever os passos da dança e a dança é o movimento do corpo seguindo o ritmo de uma melodia. Homens e mulheres se manifestam na vida de acordo com o ritmo da realidade, até mesmo para alterá-la. Este movimento do existente perante o outro e a seu mundo é um filosofar, uma dança. A pretensão desta dissertação é de compor a
Publicado em: 2004
-
12. Uma aprendizagem de sabores : a palavra cenica construida a partir da conexão entre movimento, emoção e voz
Em sua parte prática, a pesquisa tem como ponto de partida o treinamento corporal e vocal de dilatação corpórea do ator, estruturado por Carlos Simioni e desenvolvido pelo Grupo Ínterim. A partir deste treinamento codifiquei certas matrizes corpóreas, que são próprias de cada ator. Estas matrizes, utilizadas dentro de sua Dança Pessoal, somadas ao c
Publicado em: 2004