Sistemas Multimidia
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13. Fatores relevantes na adoção e difusão de televisores conectados no Brasil: um estudo exploratório
Este estudo objetiva levantar os fatores relevantes – tanto positiva quanto negativamente - para a adoção e difusão dos televisores conectados no país. O objetivo é desenvolver e testar um metamodelo, gerado a partir de modelos já existentes na literatura, como o “TAM” (Technology Acceptance Model), de Davis (1989) e difusão de inovações “DO
Publicado em: 2011
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14. Arquitetura de co-projeto hardware/software para implementação de um codificador de vídeo escalável padrão H.264/SVC
Visando atuação flexível em redes heterogêneas, modernos sistemas multimídia podem adotar o conceito da codificação escalável, onde o fluxo de vídeo é composto por múltiplas camadas, cada qual complementando e aprimorando gradualmente as características de exibição, de forma adaptativa às capacidades de cada receptor. Atualmente, a especifica�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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15. Estratégias para transmissão e recepção de streaming de vídeos em dispositivos móveis / Strategies for transmission and reception of video streaming in mobile devices
Streaming de áudio e vídeo é uma tecnologia que permite dispor um fluxo de dados de um servidor, através do disparo contínuo de pacotes audiovisuais, captados por um player dedicado ou plugin, em um tempo suficiente para serem carregados trechos contínuos de vídeo na tela, sem interrupções. A idéia é que o servidor e o player trabalhem juntos, faz
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/10/2010
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16. Linha de produtos de software para comunicação síncrona na web
O conjunto de conceitos e tecnologias que caracterizam a Web 2.0 revolucionou e estendeu as práticas de comunicação assistidas por sistemas computacionais. Aplicações com comunicação multimídia síncrona, interfaces ricas, tendo a Web como plataforma são exemplos dessa revolução. No entanto, esse tipo de aplicação ainda é pouco explorada apesar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/07/2010
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17. CRIAÇÃO DE CD MULTIMÍDIA ENFOCANDO CONCEITOS E PROCESSOS PRODUTIVOS DE BIODIESEL NO BRASIL. MG / CREATION OF MULTIMEDIA CD FOCUSING ON BIODIESEL CONCEPTS AND PRODUCTION PROCESSES IN MINAS GERAIS, BRAZIL
Atualmente, com a grande evolução na informática, novas metodologias vêm sendo utilizadas para melhorar o processo de disseminação das informações. Uma perspectiva que não pode mais ser ignorada é a questão de como utilizar tais tecnologias para melhorar os processos de ensino e aprendizagem. Uma dessas metodologias é o que se chama de multimídi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/06/2010
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18. Muse : um ambiente para modelagem de aplicações multimidia interativas com tradutor para e-lotos / MUSE: an interactive multimedia applications specification environment with translator to e-LOTOS
É notável o avanço da utilização de aplicações multimídia nos diversos setores da atividade humana. Independente da área, seja ela educação ou entretenimento, a possibilidade de agregar recursos dinâmicos como áudio e vídeo aos já largamente utilizados como texto e imagem acarreta em benefícios aos usuários destas aplicações. Além disso,
Publicado em: 2010
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19. A modelagem de documentos estruturados multitmídia integrando sistemas de hipertextos e ODA/ODIF / The modeling of multimedia structured documents integrating hypertexts systems and ODA/ODIF
Há um grande numero de aplicações que necessitam manipular documentos. Tal manipulação exige uma gerência dos mesmos nas tarefas de criação, armazenamento, recuperação e transmissão. Estas tarefas devem levar em conta características e aspectos inerentes aos documentos tais como estrutura lógica, estrutura de apresentação e hiperestrutura form
Publicado em: 2010
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20. Engenharia multimidia : contribuições metodologicas ao gerenciamento de projetos de produção e utilização de conteudo digital em educação / Multimidia engineering : methodological contributions to digital content production and use project management in education
Engineering is seen today as a synonym of Innovation, in special for providing technological solutions that affect not only daily work and entertainment, but education as well. Project portfolio management of multimedia production and use emerges today as a challenge both for the enrichment of traditional classroom based teaching and for distance education o
Publicado em: 2010
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21. Desenvolvimento de recurso de aprendizagem inteligente no campo de comunicações ópticas utilizando simulação computacional
Nos últimos anos foi possível observar o desenvolvimento de propostas de ferramentas digitais de ensino, utilizando interatividade, recursos multimídia, entre outros. Entretanto, parte destas propostas reflete as deficiências características das metodologias de ensino tradicionais. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um Recurso Digital de Apren
Publicado em: 2010
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22. Personalização de programas de TV no contexto da TV digital portátil interativa
A Televisão Digital Interativa permite que diversos serviços sejam oferecidos aos usuários, possibilitando entretenimento, educação à distância e novos mecanismos para a inclusão social. Emissoras e programas de TV podem ser criados, o que pode aumentar gradativamente a quantidade de informação disponível a ser visualizada nas telas. Como consequ�
Publicado em: 2010
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23. Adaptação de vídeo através de redes de serviços sobrepostos. / Video adaptation through overlay services networks.
A adaptação de vídeo é uma técnica amplamente explorada na provisão de conteúdos de forma que atendam adequadamente os mais diversos cenários de consumo, caracterizados por diferentes requisitos e restrições de rede, terminal e preferências do usuário. Entretanto, sua aplicação em sistemas de distribuição de vídeo de alta demanda, como CDNs,
Publicado em: 2010
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24. Hmt : modelagem e projeto de aplicações hipermídia / HMT: hypermedia applications modeling and design
Após três décadas de pesquisa em hipermídia, muitos problemas identificados ainda não foram totalmente solucionados. Problemas relacionados com desorientação, sobrecarga cognitiva, qualidade de interface, interatividade e estruturação dos componentes dos sistemas hipermídia, são alguns que merecem ser citados. Particularmente, o problema clássico
Publicado em: 2010