Sistemas Homem Maquina
Mostrando 1-12 de 83 artigos, teses e dissertações.
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1. A TECNOLOGIA COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO: IMPLICAÇÕES DO USO DE SISTEMAS DE MEMÓRIAS PARA A PRÁTICA DE TRADUÇÃO
RESUMO Este trabalho apresenta considerações teóricas sobre a construção do sentido pelo tradutor que emprega sistemas de memórias em um trabalho de tradução. Baseando-nos em uma análise de trabalhos produzidos por tradutores em formação com o auxílio desses sistemas, desenvolvemos uma reflexão sobre as implicações decorrentes da associação
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2015-12
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2. COMUNICAÇÃO E USABILIDADE: ESTUDOS SOBRE AS INTERFACES COMPUTACIONAIS
A pesquisa busca identificar as questões relacionadas aos estudos de Comunicação na Usabilidade de interfaces. O estudo é desenvolvido com revisão bibliográfica da Interação Humano-Computador e da Usabilidade. As revisões da interação humano-computador se dá considerando três principais eixos: Engenharia de software, Engenharia de Fatores Humano
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2012
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3. Uma taxonomia adaptativa por persona construída a partir da participação da comunidade brasileira de interação homem-computador / An Adaptive Taxonomy per Persona Built from the Participation of the Brazilian Community of Human-Computer Interaction
Os conceitos, técnicas, métodos de Interação Humano-Computador ainda não estão tão presentes no ambiente de desenvolvimentos de softwares interativos, pois há uma dificuldade para o entendimento e absorção de conceitos, métodos, técnicas e ferramentas de IHC e também por não serem comuns nos ambientes de desenvolvimento de produtos interativos.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/01/2012
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4. Observando o universo virtual do second life : uma experiência mediada-vivida
Partindo do princípio de que o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação tem produzido novas formas de interação social, este estudo se dedica a aprofundar o conhecimento sobre a comunicação que se dá por meio de plataformas digitais, mais especificamente, de universos virtuais a exemplo do Second Life. Na década de 80, divers
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/07/2011
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5. Metodologia de desenvolvimento de um determinador de atitude portátil de baixo custo para interfaces homem-máquina
Neste trabalho foi desenvolvido um determinador de atitude portátil de baixo custo voltado a aplicações em interfaces homem-máquina. O sistema utilizou tríades de acelerômetros, magnetômetros e girômetros de baixo desempenho voltados ao mercado de Eletrônicos de Consumo. O sistema foi projetado com uma interface de comunicação sem fio e alimentaç
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/05/2011
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6. Qualidade de artigos na wikipedia para seus usuários - análise e proposta de interação
Wikipedia has drawn much attention from scientists because of its bold proposal to create an open, collaborative encyclopedia, and even more for being so popular. Since the creation of Wikipedia in 2001 by Jimbo Wales and Larry Sanger, its growth hás been dizzying surpassing 2.5 million articles in English version. However, the use of such content faces the
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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7. Análise da carga de trabalho de analistas de sistemas e dos distúrbios osteomusculares
OBJETIVOS: O objetivo desta pesquisa foi realizar avaliação das condições ergonômicas de analistas de sistemas, com a finalidade de conhecer os fatores geradores de sobrecargas físicas e cognitivas, suas repercussões sobre os trabalhadores e propor melhorias para a diminuição dessas sobrecargas. METODOLOGIA: Foram utilizados o método SHTM (sistema
Fisioterapia em Movimento. Publicado em: 2011-03
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8. Utilização de callback no aprimoramento da interface com o usuário
O objetivo do presente trabalho é encontrar uma forma de prover real feedback aos usuários de sistemas interativos, em especial, no tocante a sistemas que realizam a carga de grandes volumes de dados demandando muito tempo de processamento e recursos de máquina para serem concluídos, aprimorando, desse modo, a interação humano-computador. Além de melh
Publicado em: 2011
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9. Uma abordagem baseada em modelo para integração e gerenciamento dos dados de sistemas de manutenção inteligente através do uso de técnicas de realidade mista
A manutenção industrial é um dos grandes desafios na área de automação e manufatura da indústria. Este desafio tem se apresentado, em âmbito nacional, pela adoção da prática ¿predizer e prevenir¿ ao invés de ¿falhar e consertar¿. Enquanto o Brasil caminha para uma mudança de paradigma de manutenção, o cenário internacional se volta para s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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10. Uma extensão do método de avaliação de comunicabilidade para sistemas colaborativos
Sistemas Colaborativos (SiCos) ou groupware são sistemas computacionais destinados a promover a interação entre usuários, para fins de trabalho, ensino ou entretenimento, sem necessariamente os envolvidos estarem no mesmo local, ao mesmo tempo. Nesses sistemas, os usuários precisam interagir não apenas com o software, mas também utilizá-lo para inter
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/09/2010
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11. Um sistema de apoio ao jogador para jogos de estratégia em tempo real
Apesar da crescente popularidade dos jogos de Estratégia em Tempo Real (RTS) como plataforma para pesquisa em Inteligência Artificial (IA), os trabalhos tendem a focar na criação de um agente inteligente (ou, neste caso, bot) capaz de ganhar um jogo RTS ou a implementar alguma das competências de um jogador de RTS em algum bot. Outras abordagens usam ap
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/05/2010
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12. Reconhecimento semântico através de redes neurais artificiais / Semantic recognition through artificial neural nets
Um dos grandes desafios atuais da computação e ultrapassar o abismo existente entre o homem e a maquina. Para tanto, o desafio passa a ser a formalização de estados mentais e sua modelagem computacional. Isso e necessário, uma vez que o homem somente conseguira comunicar-se com uma maquina quando esta puder dar e receber informações sem que o homem pr
Publicado em: 2010