Observando o universo virtual do second life : uma experiência mediada-vivida

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/07/2011

RESUMO

Partindo do princípio de que o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação tem produzido novas formas de interação social, este estudo se dedica a aprofundar o conhecimento sobre a comunicação que se dá por meio de plataformas digitais, mais especificamente, de universos virtuais a exemplo do Second Life. Na década de 80, diversas pesquisas exploraram os conceitos de interatividade e de comunicação mediada por computador, observando a relação homem-máquina e dedicando-se a entender seu impacto sobre as relações sociais. Com o desenvolvimento tecnológico, novas plataformas passaram a existir, levando alguns estudiosos, como Alex Primo, a adotarem o conceito de interação mediada por computador, por tratar-se de um termo que consegue abranger as ações e relações do homem com a máquina, com os outros e com ele próprio. O termo interação parece captar melhor o espírito das ações que ocorrem nas plataformas digitais de comunicação e seu aspecto contextual e retroativo, das ações entre os interagentes. Nesse cenário, surge a necessidade de se averiguar como funciona o complexo processo de interação nos universos virtuais e verificar a adequação do termo.

ASSUNTO(S)

comunicação de massa e tecnologia redes de relações sociais sistemas multimídia comunicacao computer-mediated interaction virtual world second life

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