Simbolismo Arte
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13. Natureza irreal ou fantástica realidade?: uma reflexão sobre a melancolia religiosa e suas expressões simbólicas na obra de Hieronymus Bosch
Esta pesquisa aborda a melancolia religiosa e suas expressões simbólicas na obra pictórica de Hieronymus Bosch. A partir da definição de Robert Burton, investiga a pertinência do conceito de melancolia religiosa como descrição da paradoxal condição humana. Percorrendo desde suas primeiras definições, na medicina hipocrática ou na filosofia, pass
Publicado em: 2009
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14. Formas inter-comunicacionais em Pedro Nava: o signo verbal e o pictórico / Inter-communicational forms in Pedro Nava: word and image
Esta pesquisa, contribuindo para os estudos em Literatura Comparada, evidencia a correlação entre Literatura e Artes Plásticas, que tem sido vista desde a Antigüidade quando ícones da analogia entre o verbal e o pictórico deixaram suas marcas na correspondência entre as artes. Tal correlação atravessou vários períodos da História e continua prese
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/12/2008
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15. Do conteúdo à expressão:: uma análise semiótica dos textos pictóricos de mestre Ataíde
No presente trabalho, analisamos cinco textos/telas do pintor barroco Manoel da Costa Ataíde, que retratou episódios da vida de Cristo, por meio da semiótica plástica ou visual, a qual constitui um desdobramento da semiótica greimasiana (ou francesa). O principal objeto de nossa investigação é o semi-simbolismo, definido como um tipo de relação sig
Publicado em: 2008
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16. O BOM, O MAU E O FEIO: O DESIGN GRÁFICO DA INDÚSTRIA DO SKATE / THE GOOD, THE BAD AND THE UGLY: SKATEBOARDING INDUSTRY`S GRAPHIC DESIGN
O design gráfico de linguagem singular desenvolvido na indústria do skate é o objeto de estudo desta dissertação, que procura definir quais são as suas particularidades e que fatores as determinam. O objetivo da pesquisa é estudar, por meio de uma bibliografia selecionada, análise gráfica do material coletado e realização de entrevistas, o context
Publicado em: 2008
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17. Arthur Bispo do Rosário: uma política em processo
As obras de Arthur Bispo do Rosário (1909/11 - 1989) constituem o tema principal desta pesquisa, a qual toma como referência a exposição Registros de Minha Passagem pela Terra do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em 1990. Reflete-se acerca das artes plásticas e visuais no modernismo e na arte contemporânea. A base teórica e m
Publicado em: 2007
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18. GONZAGA DUQUE: CRITICS ART AND THE EXPERIENCE OF MODERNITY / GONZAGA DUQUE: CRÍTICA, ARTE E A EXPERIÊNCIA DA MODERNIDADE
A presente dissertação propõe analisar a atuação de Gonzaga Duque como crítico de arte. Este trabalho reconstrói o percurso das influências estéticas que compuseram o universo teórico de referência para a atuação de Gonzaga Duque como crítico de arte. Esse estudo aborda com maior ênfase o engajamento simbolista do autor, mas igualmente compõe
Publicado em: 2007
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19. A imaginação simbólica em Cruz e Sousa
O presente estudo propõe-se a analisar a poesia de Cruz e Sousa à luz de teorias do imaginário. Nesse sentido, será avaliado o trajeto estético do poeta a partir de uma visão dualística que parte do plano terrestre e chega à revelação de um estado metafísico, que se projeta ao longo de seu percurso poético. Para estabelecer analogias entre imagen
Publicado em: 2007
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20. Arte encomendada
The investigation intends to show how the advertising incorporates the poetic function in your language and the effects of that incorporation in the social function of the advertising. For that it presents a brief historical course of the advertising of drinks in TV and magazine. The theoretical board for reference leans on in the isotopia concept, in the ve
Publicado em: 2006
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21. Espaço, corpo e escrita em Al Berto: á procura do vento num jardim d agosto
Este trabalho propõe uma discussão sobre a presença do espaço, do corpo e da escrita em À procura do vento num jardim d agosto , livro de estréia do poeta lusitano Al Berto, publicado em 1977 e reescrito em 1987. Situam-se o escritor e sua obra na literatura portuguesa contemporânea, ressaltando-se os aspectos autobiográficos e o diálogo com outros
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/12/2005
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22. Uma concepção dialética da arte a partir da gênese do conceito de trabalho na fenomenologia do espírito de Hegel
A Fenomenologia do Espírito de Hegel não é ainda o lugar específico da posição de sua filosofia da arte propriamente dita. Entretanto, é possível compreender a relação sistemática entre alguns conceitos fundamentais desta obra de 1807 e a concepção hegeliana de arte da maturidade. A partir desta relação, destacaremos em nossa interpretação t
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2005-12
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23. Símbolo do coração
A simbologia foi criada pelo homem pela necessidade de expressar através de objetos ou formas sua religião ou sua arte visual. Muito antes da descoberta da função de bomba impulsionadora do sangue, o coração foi tido como centro da vida, da coragem e da razão. Seu símbolo é o mais universal. De onde, e, quando, surgiu essa representação, sempre de
História, Ciências, Saúde-Manguinhos. Publicado em: 2005-12
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24. Aspectos do feminino e masculino na arte de Ismael Nery
Ismael Nery, pintor e poeta modernista do início do século XX, cria um universo onde carnalidade e misticismo não se contrapõem. Escolhe a si próprio como objeto de sua obra numa atitude de transcendência à sua angústia, guardando uma profunda relação com a metáfora que se inicia no Maneirismo/Barroco e se verticaliza cada vez mais no Romantismo e
Cadernos Pagu. Publicado em: 2005-06