Sergei Eisenstein
Mostrando 1-12 de 18 artigos, teses e dissertações.
-
1. A utopia do livro-monumento: contaminações entre fotografia, cinema, escrita e imprensa na vanguarda russa reverberadas na teoria benjaminiana.
O seguinte artigo busca apresentar um recuo histórico com o intuito de compreender como a tradicional concepção de livro foi reformulada no período de vanguarda, especialmente a russa, a partir da incorporação da fotografia em sua estrutura. Nesse processo, privilegiaremos o estudo sobre as contaminações entre cinema, literatura, revistas e jornais i
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-04
-
2. Cinematismos/babilaques/leituras
Resumo Neste ensaio pretendo, num primeiro momento, articular as teorias de Serguei Eisenstein do “cinematismo” e do “êxtase”, pensadas na relação do cinema com outras obras, para ler os babilaques de Waly Salomão, uma série de fotografias de cadernos, onde caligrafia, imagem, poesia e outras questões como luz, cena e sombras se interconectam.
Alea. Publicado em: 2019-04
-
3. A adaptação cinematográfica de Uma Tragédia Americana e Otelo em Match Point
Resumo O artigo retoma o histórico das adaptações cinematográficas do romance Uma Tragédia Americana (1925), de Theodore Dreiser, recuperando as discussões sobre a cena do afogamento. Os estudos de Sergei Eisenstein sobre o uso do monólogo interior no cinema e o comentário de Bertolt Brecht a respeito da trilha sonora na adaptação do romance de Dre
Ilha Desterro. Publicado em: 2017-04
-
4. Montagem e Imagem como Paradigma
Resumo: O pensar como montagem e imagem tornou-se um método revelador nos processos de estudos práticos e teóricos do artista e dos pesquisadores nos séculos XX e XXI. Este artigo procura articular três formas de pensar por montagem: nas obras de Bertolt Brecht, Sergei Eisenstein e Georges Didi-Huberman. O filósofo e historiador da arte Georges Didi-Hu
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
-
5. A casa de Joana Dark: drama e montagem
Neste artigo, ao discutir o modo como se configuram imagens de Nossa Senhora e de mães e mulheres no Jardim das Flores (ou “buraco dos capetas”), na periferia de uma cidade do interior paulista, pretende-se explorar a especificidade de estéticas dramáticas. A seguir, ainda mais do que a estética do drama social, associada à obra de Victor Turner, o
Mana. Publicado em: 2012-04
-
6. A representação da subjetividade no longa-metragem Joana / The representation of subjectivity in the feature film Joana
O argumento cinematográfico para um filme de longa-metragem ficcional é tema central da presente dissertação. Para tal, foi realizada uma pesquisa baseada em dois eixos. O primeiro, o tema do filme (a relação entre os universos feminino e masculino na faixa de meia-idade no Brasil urbano contemporâneo); o segundo, a abordagem cinematográfica (represe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/10/2011
-
7. O papel da câmera na investigação do mundo vivo: uma análise da Trilogia Qatsi, de Godfrey Reggio
Este estudo se detém na análise fílmica da Trilogia Qatsi, do cineasta norte-americano Godfrey Reggio (1940), composta pelos filmes Koyaanisqatsi (EUA, 1983), Powaqqatsi (EUA, 1988) e Naqoyqatsi (EUA, 2002). Realizados fora do circuito do cinema industrial, os filmes que compõem esta Trilogia constroem seu discurso quase que unicamente através da articu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/07/2011
-
8. Estratégias discursivas em Adelino Magalhães : princípio de interiorização e rupturas formais
Esta pesquisa visa analisar as estratégias de acesso à vida interior da personagem empregadas nas narrativas por Adelino Magalhães. Para isso, esse estudo demonstra como os artistas da virada do século XIX ¿ XX enfrentaram o desafio de representar o andamento da psique em formação na literatura. Entre os autores que auxiliaram a investigação estão:
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
9. The form dramaturgy of electronics digitals tricks-films in Peter Greenaway / A dramaturgia da forma das trucagens eletrônicas digitais em Peter Greenaway
Study focused on electronic digital trick-film used by Peter Greenaway from the80s, under the traditions of film and audiovisual technology developments. The concept is its technical and artistic interventions in the field of special effects and trick-films. The analysis method used combines the form dramaturgy, provided by Sergei Eisenstein with the artisti
Publicado em: 2009
-
10. O pensamento gráfico no cinema: a construção e a representação da imagem cinematográfica
This thesis inserts the graphic thinking in the theoretical reflections about cinema, analysing the aesthetic and mediatics phenomena that can be observed in movies, as a result of this thought. It is a theoretical descriptive proposition that tries to identify the parameters of the graphic aesthetics, in representation of the cinemas image as result of the
Publicado em: 2008
-
11. Cinema e saturação mediática: o papel do documentário na vida contemporânea
A presente Dissertação de Mestrado tem como objeto de estudo o papel cultural do documentário de cinema na sociedade contemporânea, caracterizada por uma vertiginosa quantidade de bens simbólicos em diversos dispositivos e suportes midiáticos. A hipótese formulada considera que o aumento na oferta desses bens não se fez acompanhar por equivalente oti
Publicado em: 2008
-
12. As espacialidades em montagem no cinema e na televisão
This doctorate thesis tries to understand how spacialitites are built in cinema and television. Based on this main problem, other related issues are also studied: the existing relationships between space constructibility and audiovisual montage; the way movie spacialities communicate with television constructibilities and the communicative relations establis
Publicado em: 2008