Cinematismos/babilaques/leituras

AUTOR(ES)
FONTE

Alea

DATA DE PUBLICAÇÃO

2019-04

RESUMO

Resumo Neste ensaio pretendo, num primeiro momento, articular as teorias de Serguei Eisenstein do “cinematismo” e do “êxtase”, pensadas na relação do cinema com outras obras, para ler os babilaques de Waly Salomão, uma série de fotografias de cadernos, onde caligrafia, imagem, poesia e outras questões como luz, cena e sombras se interconectam. Penso também, como forma de leitura, nas críticas de Josefina Ludmer e Florencia Garramuño. Em um segundo momento pretendo fazer a leitura de alguns babilaques a fim de mostrar como eles trabalham a relação com outras artes e como isso tem a ver com um enfrentamento do presente, mesmo após décadas de sua feitura.Abstratc The aim of this paper is first to read Waly Salomão’s Babilaques by referring to Sergei Eisenstein's theories of cinematism and of ecstasy, which he developed regarding cinema and other art forms. The babilaques consist of a series of photographs of notebooks in which handwriting, pictures and poetry come together under different effects of lighting and shading. Josefina Ludmer and Florencia Garramuño’s critiques are also referred to in my analysis. Secondly, I will examine two or three babilaques so that I may demonstrate how they put together different art forms. Finally, I will argue that the babilaques and the procedures utilized relate to our present, even though they are decades old.

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