Semiotica Da Cancao
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13. Semiótica do discurso musical: uma discussão a partir das canções de Chico Buarque / Semiotics of musical discourse: a discussion on the songs of Chico Buarque
Ao longo das últimas três décadas observamos o progressivo interesse que a semiótica da canção popular desenvolvida por Luiz Tatit a partir da semiótica greimasiana vem despertando no meio acadêmico. Situada na fronteira dos domínios da lingüística e da música, e justamente por isso, a canção se apresenta como um objeto de difícil análise. Te
Publicado em: 2008
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14. The Arrangement as an Organic Element Linked to the Brazilian Popular Song: a proposal of semiotic analysis / O arranjo como elemento orgânico ligado à canção popular brasileira: uma proposta de análise semiótica
Based on the semiotic, in the studies which were carried out by Mikhail Bakhtin about the assumption of the discourse of someone else and mainly on the theory created by Luiz Augusto de Moraes Tatit (The Semiotic of the Song), the thesis The Arrangement as an Organic Element Linked to the Brazilian Popular Song: a proposal of semiotic analysis has as its mai
Publicado em: 2007
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15. Sung City: aesthetics experience and education. / Cidade cantada: experiência estética e educação.
O presente trabalho desenvolve uma reflexão sobre algumas figuras recentes da modernidade cultural brasileira, de modo a evidenciar o sentido formativo que a experiência estética pode assumir no campo da educação. Especificamente, discute a forma da canção brasileira em duas de suas expressões mais singulares: o tropicalismo de Tom Zé e o rap agress
Publicado em: 2007
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16. Desafinando o coro dos contentes : o discurso polifonico em canções tropicalistas / The polyphonic discourse in tropicalistic songs
O trabalho que aqui se apresenta tem como fio condutor a verificação de como se dá a construção do sentido através de procedimentos polifônicos na canção popular. Polifonia entendida não por sua acepção musicológica, mas pela noção advinda dos estudos da linguagem: as muitas "vozes" que contribuem para a formação do sentido no processo enunc
Publicado em: 2006
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17. Lirismo dramático: vozes e máscaras nas canções de Chico Buarque de Hollanda
Esta dissertação tem por objetivo de pesquisa as canções de Chico Buarque de Hollanda sob a perspectiva semiótica, na qual literatura e música entrelaçam, propiciando o estudo da canção popular atrelado a conceitos pertinentes, até então, à literatura. As composições de Chico Buarque atendem a tal proposta, uma vez que nelas se percebe cuidados
Publicado em: 2006
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18. Música popular massiva na perspectiva mediática: estratégias de agenciamento e configuração empregadas no heavy metal.
Through the compreension of the mediatic performances as a product of the entertainment industries, this dissertation exams the way in wich the work songs associated to the musical genre Heavy Metal and distribuated by the independet record company Maniac Records are strategicly constructed to produce meanings. These meanings are set through the manipulation
Publicado em: 2006
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19. Araçá azul: uma análise semiótica / Araçá azul: a semiotic analysis
Lançado no Brasil em 1973, o LP Araçá Azul é considerado a mais radical experiência tropicalista já realizada. Ela é obra do cantor e compositor baiano Caetano Veloso, um dos maiores e mais fecundos pensadores da cultura brasileira, que na época do lançamento deste LP já gozava de enorme prestígio junto ao público local, principalmente devido ao
Publicado em: 2003
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20. The Memory and History of the "Shtetl" in the Jewish Popular Songs / "A memória e a história do Shteitl na canção popular judaica"
RESUMO Neste trabalho procurei retratar resumidamente a diáspora judaica, desde a destruição do Segundo Templo até a expulsão dos judeus da Europa cristã, culminando com o seu refúgio no leste europeu, especialmente na Polônia e Lituânia. Estes dois reinos, que foram unificados em 1569, passaram para o total domínio russo em 1815. Nesta ocasião os
Publicado em: 2003
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21. Câmara da canção: escansões semióticas de um campo sistêmico
For a great number, if not the totality, of cultures in the world, the word Song implies a nuclear, basic and familiar modality of art expression. Notwithstanding that, it becomes vague the scientific delimitation of such an object. Semiotic inquiry usually approaches Song as a two-element field: music and lyrics. Definitions, however, include elements which
Publicado em: 2001