Science Fiction
Mostrando 13-24 de 60 artigos, teses e dissertações.
-
13. O futuro do presente: a mídia audiovisual e a sociedade contemporânea na ficção científica do cinema de animação
Essa pesquisa apresenta um estudo que objetiva analisar as imagens do futuro em obras de ficção científica do cinema de animação explorando a temática específica da representação das mídias de comunicação audiovisuais em seu diálogo com as sociedades retratadas nos filmes escolhidos para análise. A discussão proposta busca aproximações para
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2011
-
14. Physics and Science Fiction: unveiling cultural myths in an education for freedom / Física e ficção científica: desvelando mitos culturais em uma educação para a liberdade
Our intention with this work is to answer the question: why to discuss science fiction in physics teaching? Searching for authors that propose it as a pedagogic instrument, we have found predominantly studies that indicate the narratives as a way to motivate, captivate students. After we have built a theoretical castle based on Paulo Freire, Mikhail Bakhtin,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2011
-
15. Aproximación didáctica a la termodinámica con modelos y literatura de ciencia ficción
Energy transformations teaching at secondary school, generally relate to conservation and transference. Moreover, the subject related to the dispersal of energy receives no special attention. There is a general consensus that entropy is one of the more difficult concepts. So we made an investigation with students from the last year of the secondary school wh
Ciência & Educação (Bauru). Publicado em: 2011
-
16. Ciência imaginária : (aproximações entre imaginário, política e discurso científico a partir da obra de H. G. Wells) / Imaginary science : (approaching between politics, scientific discourse and imaginary with the H. G. Wells work as model)
Desde a Renascença, culminando nos séculos XVIII e XIX, a Ciência despontava como campo discursivo definido. A economia própria desse novo campo foi logo destrinchada na esfera do imaginário: a literatura fantástica surgia, enquanto gênero, justamente a partir da dúvida essencial entre o factível e o que parecia louca especulação. Logo, a própria
Publicado em: 2011
-
17. Entre corpos, tempos e sujeitos : ciências, políticas e artes improvisando identidades / Between bodies, times and subjects : sciences, politics and arts improvising identities
This dissertation concerns the ways that science and art are responsible for the creation of politics that have an effect on bodies, times and subjects. Science is discussed in so much as it mobilizes and is mobilized in a politics of identity, taking as a point of departure the topic of race and racism in Brazil; and the strategies adopted by the forces of
Publicado em: 2011
-
18. A literatura de ficção - científica e os problemas de tradução para a mídia fílmica
This paper aims at presenting an analysis on the science-fiction genre in movies and literature. We will analyze how science-fiction texts works when translated into the movie media. The corpus of the experiment is the transposition of the book The Time Machine, written by H. G. Wells in 1895, into the film by the same name directed by George Pal in 1960. We
Publicado em: 2010
-
19. Reification and utopia in american science fiction of the Cold War / Reificação e utopia na ficção científica norte-americana da Guerra Fria
Esta dissertação busca analisar três romances e um conto produzidos nos Estados Unidos nos anos 1950, pertencentes ao gênero de ficção científica. Trata-se de Um Cântico para Leibowitz, de Walter Miller Jr, escrito entre 1955 e 1957; Saia do meu céu!, de James Blish, escrito entre 1956 e 1957; Os mercadores do espaço, de Frederik Pohl e C.M. Kornbl
Publicado em: 2010
-
20. Literatura de ficção-científica no cinema : a transposição para a mídia fílmica de A Máquina do Tempo de H. G. Wells
Esta dissertação realiza uma análise do livro A Máquina do Tempo, escrito por H.G. Wells em 1895, e sua transposição fílmica homônima realizada por George Pal em 1960 dentro do escopo do gênero ficção-científica. São analisadas as mudanças que foram realizadas no processo de transposição da literatura para o cinema. Este trabalho discute inic
Publicado em: 2010
-
21. Os filmes de ficção científica nos ensinando a viver em uma civilização cibernética
Nesta tese, elaborada sob a perspectiva dos Estudos Culturais de inspiração pós-moderna e pós-estruturalista, busca-se indicar como os filmes de ficção científica têm operado na configuração de um mundo futuro, altamente tecnológico, bem como dos sujeitos que nele viverão, a partir de representações que exacerbam tendências atuais e que també
Publicado em: 2010
-
22. HISTÓRIAS DE CONSTITUIÇÃO E AMBIENTALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM RODAS DE FORMAÇÃO EM REDE: Colcha de Retalhos Tecida em Partilhas (d)e Narrativas. / Stories of Chemistry Teachers Constitution and Environmentalization in Wheels of Network Education: a Patchwork Quilt Made of Narratives.
This Dissertation defends Wheels of Network Education as privileged spaces in the environmentalization of teachers who write, read, and tell their stories. Therefore, I bet on narrative and on the exercise of telling stories and sharing them in these Wheels. In the context of these stories, there are Science professors who work with interinstitutional projec
Publicado em: 2010
-
23. FICÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS E ESTADUNIDENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA
A partir dos traços de semelhanças e diferenças e de todo um percurso sistemático de comparação como estratégia de interpretação, analisamos as narrativas literárias do gênero ficção científica brasileira e estadunidense Silicone XXI (1985), A corrida do rinoceronte (2006), Neuromancer (1984) e A estrada (2007), dos autores Alfredo Sirkis, Robe
Publicado em: 2009
-
24. A memória de futuro analisada pela linguagem cinematográfica: diálogos entre a teoria do cinema e Mikhail Bakhtin / The memory of future analyzed by filmic language: dialogue between Cinema Theory and Mikhail Bakhtin
The present study aims to analyze the representations of future in four science fiction movies launched at random during the past thirty years. Blade Runner,by Ridley Scott, Artificial Intelligence, by Steven Spilberg, Idiocracy, by Mike Judge and Children of Men by Alfonso Cuarón, compose our selected corpus for discussion and dialogue. For that purpose, w
Publicado em: 2009