Samuel Beckett
Mostrando 13-24 de 39 artigos, teses e dissertações.
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13. Um abismo do mesmo: sobre a autotradução em Beckett
Este artigo trata do duplo papel de autor/tradutor que Samuel Beckett desempenhou, tomando a peça Esperando Godot como exemplo. A hipótese que se apresenta, a partir de uma leitura de A tarefa do tradutor, de Walter Benjamin, é que a autotradução em Beckett se relaciona a uma espécie de reflexão e crítica sobre o niilismo ocidental. Tentaremos situar
Alea. Publicado em: 2012-06
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14. Dizer-mostrar o estranho
Este trabalho explora a vitalidade contemporânea de duas enfáticas vozes do século XX: Ludwig Wittgenstein e Samuel Beckett. Consideram-se em especial as seguintes divisas: de Wittgenstein, nada está oculto (Investigações, § 435); de Beckett, nada a expressar (Três diálogos com George Duthuit, I). O dito de Wittgenstein é muitas vezes tomado como m
Alea. Publicado em: 2012-06
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15. Caligrafia apagada : silêncio na escrita de Esperando Godot / Off calligraphy : the silence on the play Waiting for Godot
Considerando o Silêncio como um elemento inerente aos processos de criação do teatro moderno, esta pesquisa dedica-se à investigação do Silêncio na obra "Esperando Godot", de Samuel Beckett, construindo cuidadosa reflexão sobre a sua presença em categorias específicas da dramaturgia beckettiana. As inquietações que surgiram ao longo da pesquisa c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
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16. Endgame no limite da interpretação / Endgame and the boundaries of interpretation
Este trabalho consiste em uma leitura de Fim de Partida, de Samuel Beckett, construída a partir da hipótese de que esta peça, com o que pode ser definido como uma recusa sistemática a tudo o que lhe venha de fora, é capaz de integrar à sua própria estrutura formal os impasses gerados pelas tentativas de interpretá-la, em um movimento que paradoxalmen
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/06/2011
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17. A fidelidade ao fracasso: análise da peça Fim de Partida de Samuel Beckett .
Trata-se de análise crítico/descritiva da peça Fim de Partida (1954-1956) de Samuel Beckett (1906-1989), tendo como eixo de análise a temática do fracasso, bem como os modos diversos através dos quais tal temática é abordada pelo autor na referida obra. Observa-se a configuração de uma crítica beckettiana a modelos dramatúrgicos, bem como a estru
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/03/2011
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18. Exercícios de contenção, saturação e reiteração: algumas aproximações entre Bruce Nauman e Samuel Beckett
Partindo de Slow Angle Walk (Beckett Walk) [Caminhada angular lenta (Caminhada Beckett)], de 1968, um dos primeiros vídeos filmados por Bruce Nauman em seu ateliê, este ensaio busca examinar possíveis convergências formais e temáticas entre alguns de seus trabalhos e a obra de Samuel Beckett, especialmente o emprego da repetição, da redução e da con
ARS (São Paulo). Publicado em: 2011
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19. Canção de ninar : um encontro entre o clownesco e Beckett
Este memorial reflexivo se refere à prática de direção e atuação vivenciadas na montagem de Canção de Ninar de Samuel Beckett. Traço linhas paralelas e transversais entre a figura do clown e a tradição do absurdo para verificar o potencial clownesco de Beckett. Reflito aqui minhas experimentações clownescas, primeiro me auto dirigindo e depois d
Publicado em: 2011
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20. Para além do ensaio : a meditação tibetana no processo de criação cênica
Esta pesquisa integra aspectos do ensinamento budista tibetano no processo de criação cênica, com o objetivo de proporcionar ao ator e o diretor uma ampliação da percepção de si durante o fazer teatral. Para tanto, utiliza a meditação tibetana como prática principal visando possibilitar aos integrantes, através dos seus corpos, um encontro com uma
Publicado em: 2011
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21. Le minimalisme saturé d'Imagination morte imaginez de Samuel Beckett
Em uma extrema concentração de meios, o curto texto Imagination morte imaginez (1966) de Samuel Beckett propõe uma experimentação a um só tempo poética e plástica. A definição estável dos corpos e das identidades, e até mesmo do próprio estatuto da obra, acha-se aí posta em crise, sendo incessantemente reinventada. Entre afeto e plasticidade, u
Alea : Estudos Neolatinos. Publicado em: 2010-06
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22. Para além do movimento: Samuel Beckett, Chris Marker e Marcelo Mirisola
Nesta dissertação estuda-se a aproximação do cinema e da literatura através do estudo de suas construções temporais, tendo como conceito operacional a imagem-tempo, conceito criado a partir de estudos sobre o cinema realizados por Gilles Deleuze. Através da análise das obras A Última Gravação de Samuel Beckett, La Jetée de Chris Marker, e Joana
Publicado em: 2010
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23. Amongst shadows and labyrinths : a visual poetics for Samuel Beckett's Ohio Impromptu
O objeto de estudo desta tese é a composição pictórica de Ohio Impromptu, de Samuel Beckett. Sendo assim, apresenta uma poética visual como estratégia interdisciplinar de análise da obra, incluindo a sua versão em filme. A partir de sua contextualização histórico-social na pós-modernidade, tendo por base autores como Zygmunt Bauman e David Harvey
Publicado em: 2010
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24. Figuras infernais no teatro de Samuel Beckett / Hellish figures in Samuel Becketts theater
The thesis analyses the first five plays written by Beckett Waiting for Godot, Endgame, Krapps Last Tape, Happy Days and Play aiming to identify their fundamental formal procedures, which we call here hellish figures. Inspired by Adorno, our study of form finds in the work of Beckett a reflection about the social configuration and the paradoxal state of the
Publicado em: 2009