Para além do ensaio : a meditação tibetana no processo de criação cênica
AUTOR(ES)
Porto, Rochele Resende
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Esta pesquisa integra aspectos do ensinamento budista tibetano no processo de criação cênica, com o objetivo de proporcionar ao ator e o diretor uma ampliação da percepção de si durante o fazer teatral. Para tanto, utiliza a meditação tibetana como prática principal visando possibilitar aos integrantes, através dos seus corpos, um encontro com uma presença plena e as Cinco Sabedorias apresentadas pelos ensinamentos tibetanos. Promove assim, a passividade criadora ressaltada por Jerzy Grotowski. Esta prática é experimentada primeiramente pela própria atriz/pesquisadora e depois compartilhada com um grupo em processo de criação da peça, Canção de Ninar, de Samuel Beckett. O método fenomenológico foi a abordagem utilizada para compreender, na cotidianidade do trabalho, as impressões e relações estabelecidas pelo grupo na experiência desta proposta.
ASSUNTO(S)
actor/director processo de criação : teatro ator : teatro creating process meditation budismo tibetano tibetan buddhism formacao do ator espiritualidade actor formation meditação tibetana : teatro spirituality
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/27898Documentos Relacionados
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