Sambas Enredo
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
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1. O ENLAÇAMENTO ENUNCIATIVO DE UM RITUAL CARNAVALIZADO: CENOGRAFIA E ETHOS DISCURSIVO EM SAMBA-ENREDO DE ESCOLA CARNAVALESCA DO MEIO-OESTE CATARINENSE
O objetivo deste trabalho é analisar a cenografia e o ethos discursivo da linguagem carnavalizada inscrita no gênero samba-enredo intitulado "Uma História. Um Memorial. A Unidos Canta a Paz Universal", mediante as concepções de Bakhtin, sobre carnavalização, e de Maingueneau, em relação à cenografia e ao ethos discursivo. Um estudo dessa natureza s
Ling. (dis)curso. Publicado em: 2014-05
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2. Referenciação em letras de samba-enredo: o objeto de discurso negro através das décadas / Referentiality in lyrics of "samba-enredo": the object of discourse "black" throughout the decades
A partir da noção sociocognitiva de língua, texto e gênero do discurso, bem como do processo de referenciação (KOCH, 2009b, CORTEZ, 2003; TEDESCO, 2002, RONCARATI, 2010), o presente trabalho tem por objeto de estudo o samba-enredo (ou samba de enredo), cuja origem é o samba, sendo este um ritmo trazido pelos negros africanos escravizados no Brasil. A
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
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3. O samba-enredo em Florianópolis: perspectivas históricas e a produção de sambas-enredo entre membros da Protegidos da Princesa
Several decades ago the musical genre samba-enredo became popular and was spread through most of the Brazilian territory. The purpose of this dissertation is to reveal the way by which the samba-enredo is transposed to the reality of the world of the samba in Florianópolis, identifying particular procedures involved in its production and analyzing the histo
Publicado em: 2010
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4. Do esquecimento ao tombamento : a invenção de Arthur Bispo do Rosário
Esta tese conta uma história de Arthur Bispo do Rosário (1909-1989), procurando problematizar sua trajetória através de uma análise enunciativa, mostrando a maneira como o personagem se delineia de diferentes formas, conforme o olhar de quem o apreende, de quem o toma e o institui como objeto. Loucura e arte se entrelaçam para compor a capacidade artí
Publicado em: 2010
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5. A transmutação de formas e o jogo de linguagens no processo de criação do carnaval 2007 : a Viradouro vira o jogo
A produção de um desfile carnavalesco é um contínuo movimento tradutório: um texto vira imagem, que vira música, que se transforma em coreografia. Neste trabalho observamos a transmutação de formas e o diálogo de linguagens inerentes a esse processo. Trata-se de um estudo sobre os bastidores do carnaval de 2007 da Escola de Samba Unidos do Viradouro
Publicado em: 2007
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6. O ethos do carnaval: estudo retórico de sambas de enredo
A história do Brasil foi inicialmente contada por palavras. Posteriormente outras linguagens a assumiram e a contaram. A cada novo contar, um retomar de palavras já ditas, mas renovadas, porque deslocadas de um sentido primeiro, criavam um novo. As muitas histórias dos muitos Brasis foram ganhando o imaginário popular, fizeram de cada um que as conhece u
Publicado em: 2006
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7. A memória músical de Geraldo Filme: os sambas e as micros-Áfricas em São Paulo
Esse texto pretendeu reconstruir a memória musical do sambista Geraldo Filme e suas relações com os grupos negros na cidade de São Paulo. Ao analisar e refletir sobre essa memória conclui que Geraldo Filme e os grupos negros elaboraram aquilo que denominei de micro-áfricas como expressões culturais de resistência para, imprimir suas marcas, projetos,
Publicado em: 2006