Samba
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37. A produção artística de Tom Zé na década de 1970: considerações sobre o projeto da música “operária” e o disco Estudando o samba
RESUMO Este artigo trata da produção artística do compositor Tom Zé realizada durante o seu período de ostracismo e procura compreender melhor as especificidades de sua atuação e inserção no mercado musical brasileiro. Com base em discursos presentes em matérias publicadas em periódicos, pesquisamos o sentido da ação do compositor baiano ao dese
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-09
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38. “Muitos caminhos até chegar ao samba”
Tempo. Publicado em: 2017-05
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39. “Pogréssio, pogréssio, eu sempre iscuitei falar”: o samba e as narrativas da cidade-progresso
Parte do livro:Vozes à margem: periferias, estética e política
Autor(es): Conti, Lígia Nassif
EdUFSCar. Publicado em: 2017
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40. GILBERTO FREYRE ENTRE O FREVO E O SAMBA NO CARNAVAL DO RECIFE
Resumo O carnaval do Recife esteve entre os interesses de Gilberto Freyre, que, mais especificamente, se preocupava com a influência dos ritmos e práticas carnavalescas do Rio de Janeiro na festa pernambucana. Este artigo busca relacionar as ideias presentes em alguns de seus textos sobre esse tema ao repertório mais amplo de seu pensamento acerca da form
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2016-12
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41. A sagração da Portela: música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredo
Resumo Este artigo propõe uma abordagem para o estudo de canções populares que articula a análise sócio-histórica - que diz respeito às relações da obra com o espaço social - com as abordagens musical e linguístico-discursiva de sua estrutura interna, identificando e analisando os elementos responsáveis por produzir reações estéticas. Primeira
Per musi. Publicado em: 2016-08
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42. Gosto musical e pertencimento social: O caso do samba e do choro no Rio de Janeiro e em São Paulo
Resumo Com base em dados levantados em questionários aplicados entre 2006 e 2009 ao público de oito casas de espetáculo de São Paulo e do Rio de Janeiro dedicadas à difusão do choro e do samba (e seus subgêneros), este artigo argumenta que a hierarquia culturalmente reconhecida desses gêneros e subgêneros corresponde à hierarquia social de seus con
Tempo soc.. Publicado em: 2016-08
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43. MILITANTES, IRMÃOS E CABOS ELEITORAIS: VIDA ASSOCIATIVA E TERRITÓRIO NAS PERIFERIAS DA CIDADE DE SÃO PAULO
Resumo O artigo apresenta e discute as interações entre um grupo de jovens militantes e os membros de uma associação de bairro da periferia da cidade de São Paulo. O material apresentado é originário de uma pesquisa etnográfica multissituada realizada entre os anos de 2010 e 2013 em cinco espaços associativos. Para este artigo, selecionou-se uma ass
Mana. Publicado em: 2016-08
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44. Dinheiro e música popular: uma comparação entre Brasil e Estados Unidos
Resumo A primeira metade do século XX foi um período marcado por uma intensa construção de identidades nacionais no Brasil e nos Estados Unidos. A música popular desses dois países, especialmente o samba e os blues, reflete esses processos. Um dos temas centrais nas canções da época é o dinheiro e o modo como ele permeia o cotidiano.
Horiz. antropol.. Publicado em: 2016-06
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45. A "Saga do Cavalo Pantaneiro" e a pecuária na região de Corumbá, MS, como tema da Escola de Samba Mocidade Independente de Nova Corumbá
Resumo: Este artigo articula aspectos da História e sua representação em manifestações culturais populares, com foco na história de Corumbá, região de Mato Grosso do Sul. Para tanto, traz um breve histórico da ocupação, colonização, desenvolvimento e da região, à luz de contribuições de Proença (1992a; 1992b), Alves (2004), Fernandes (2009)
Interações (Campo Grande). Publicado em: 2016-06
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46. Paleomagnetismo do Cráton Amazônico e sua participação em paleocontinentes
RESUMO: Dados paleomagnéticos obtidos para o Cráton Amazônico nos últimos anos têm contribuído significativamente para elucidar a participação desta unidade cratônica na paleogeografia dos supercontinentes pré-cambrianos. Dados paleomagnéticos do Paleo-Mesoproterozoico favoreceram a inserção do Cráton Amazônico no supercontinente Columbia há
Braz. J. Geol.. Publicado em: 2016-06
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47. As bambas do samba: mulher e poder na roda
A obra destaca e reconhece a importância da figura feminina na estruturação do samba como símbolo de identidade nacional e como instrumento de empoderamento. O livro mostra ̶ através de artigos e reflexões sobre espaço da mulher como protagonista na construção do samba, um dos símbolos de resistência e negociações da população negra no Brasil , a forma como as mulheres no samba ousaram enfrentando o patriarcado, o afastamento de suas posições no processo constitutivo do gênero musical e o apagamento do seu protagonismo dentro do movimento.
Autor(es):
EDUFBA. Publicado em: 2016
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48. A Estrela Dalva do samba de Cachoeira
Parte do livro:As bambas do samba: mulher e poder na roda
Autor(es): Queiroz, Clécia
EDUFBA. Publicado em: 2016