Gosto musical e pertencimento social: O caso do samba e do choro no Rio de Janeiro e em São Paulo
AUTOR(ES)
Fernandes, Dmitri Cerboncini, Pulici, Carolina
FONTE
Tempo soc.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2016-08
RESUMO
Resumo Com base em dados levantados em questionários aplicados entre 2006 e 2009 ao público de oito casas de espetáculo de São Paulo e do Rio de Janeiro dedicadas à difusão do choro e do samba (e seus subgêneros), este artigo argumenta que a hierarquia culturalmente reconhecida desses gêneros e subgêneros corresponde à hierarquia social de seus consumidores. Apesar da atual popularidade acadêmica do postulado do ecletismo cultural e dos consumidores "omnívoros", a desigual probabilidade de acesso a esses diferentes bens musicais faz com que ainda se possa afirmar que o espaço de produção e propagação do samba e do choro nessas duas capitais brasileiras mantém uma relação de homologia com o espaço social em que são recrutados os ouvintes desse tipo de música.
ASSUNTO(S)
gosto musical pertencimento social choro samba música popular brasileira
Documentos Relacionados
- Ofícios mecânicos e mobilidade social: Rio de Janeiro e São Paulo (Sécs. XVII-XIX)
- Redes de apoio social no Rio de Janeiro e em São Paulo
- Desde que o samba é samba, Paulo Lins Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2012
- Transparência, a resposta institucional à pressão social: o caso do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro
- Comparando estruturas sociais no Rio de Janeiro e em São Paulo