Samba Textos
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
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1. Samba e rap na ótica enfezada dos sem nada
Parte do livro:Deus salve a rainha e evite engarrafamentos: textos de jornalismo cultural
Autor(es): Assunção, Ademir
Editora UnB. Publicado em: 2021
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2. GILBERTO FREYRE ENTRE O FREVO E O SAMBA NO CARNAVAL DO RECIFE
Resumo O carnaval do Recife esteve entre os interesses de Gilberto Freyre, que, mais especificamente, se preocupava com a influência dos ritmos e práticas carnavalescas do Rio de Janeiro na festa pernambucana. Este artigo busca relacionar as ideias presentes em alguns de seus textos sobre esse tema ao repertório mais amplo de seu pensamento acerca da form
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2016-12
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3. A polêmica do samba entre Noel Rosa e Wilson Batista: a intertextualidade e os meandros da composição
RESUMOO presente artigo tem como objetivo analisar os meandros da composição e suas intertextualidades na polêmica do samba entre Noel Rosa e Wilson Batista, observando o dialogismo na interação verbal e musical entre os autores e os diversos textos da década de 1930. Ao apurar os ouvidos sobre a "polêmica do samba" observa-se que as composições rev
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2015-08
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4. A linhagem samba-bossa-MPB: sobre a construção de um discurso de tradição da música popular brasileira
Este artigo apresenta um estudo acerca da construção dos discursos sobre música popular urbana no Brasil, desde o momento formativo dos primeiros textos historiográficos sobre o objeto, até a proposição da "linha evolutiva" e a institucionalização da MPB. Neste período, que vai da década de 1930 até o final dos anos 1960, constituiu-se uma linhag
Per musi. Publicado em: 2014-06
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5. O ENLAÇAMENTO ENUNCIATIVO DE UM RITUAL CARNAVALIZADO: CENOGRAFIA E ETHOS DISCURSIVO EM SAMBA-ENREDO DE ESCOLA CARNAVALESCA DO MEIO-OESTE CATARINENSE
O objetivo deste trabalho é analisar a cenografia e o ethos discursivo da linguagem carnavalizada inscrita no gênero samba-enredo intitulado "Uma História. Um Memorial. A Unidos Canta a Paz Universal", mediante as concepções de Bakhtin, sobre carnavalização, e de Maingueneau, em relação à cenografia e ao ethos discursivo. Um estudo dessa natureza s
Ling. (dis)curso. Publicado em: 2014-05
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6. Elementos extra-musicais na obra de K-ximbinho: questões sobre iconografia musical em suas capas de disco entre 1950 e 1960
K-ximbinho participou juntamente com outros músicos entre as décadas de 1950 e 1960 de um processo que visava modernizar o samba e o choro pela introdução dos elementos diversos do jazz. Esse processo de mistura entre gêneros musicais distintos, compreendido entre os músicos da época como "samba-jazz" ou "choro jazzístico", não se limitava em mistur
Per musi. Publicado em: 2011-06
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7. O samba de roda na Ilha de Itaparica : um estudo de caso sobre encaixes materiais entre dança e outros textos da cultura. / The samba de roda in the Island of Itaparica : a case study on material relations between dance and other texts of the culture.
Considering the cultural importance of the samba de roda from Bahia, this dissertation analyzes its configuration and its dynamics, with focus in the material relations that connects samba to others practices of the daily life of sambadores. For this, it carries through a case study on the occurrence of the samba de roda in the Island of Itaparica (BA). The
Publicado em: 2009
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8. Eu sou o samba: representações do gênero musical como ferramenta da construção da identidade nacional / "Eu sou o samba": representations of musical gender as a tool for the construction of national identity
Nos dias atuais, tanto no Brasil como no exterior, o samba é visto como referência de brasilidade. Mas, até chegar ao status pelo qual é conhecido atualmente, o samba passou por alterações influenciadas pelo desenvolvimento social brasileiro e pela mídia. Levando em conta as novas perspectivas em relação ao estudo da identidade nacional, decidiu-se
Publicado em: 2009
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9. BelelÃu e PretobrÃs: palavra, performance e personagens nas canÃÃes de Itamar AssumpÃÃo
O compositor Itamar AssumpÃÃo (1949-2003) iniciou sua carreira artÃstica no inÃcio dos anos 1980, ao lado do grupo de mÃsicos que viria a se tornar conhecido como Vanguarda Paulista. Foi um dos pioneiros no Brasil a produzir e fazer circular sua obra de forma independente, ou seja, à margem do circuito das grandes gravadoras. O trabalho de Itamar à pa
Publicado em: 2009
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10. Mosaico da identidade nacional: as representações do Brasil entre alunos de uma escola pública. / Mosaic on the national identity: the representations of Brazil among students of a public school.
Este trabalho pretende examinar as representações do Brasil entre alunos de uma escola pública estadual situada em Osasco, município da Região Metropolitana de São Paulo. As representações do Brasil manifestadas pelos alunos, muitas vezes contraditórias, forneceram as bases para a realização da pesquisa. Procurou-se sistematizar o conjunto de repr
Publicado em: 2008
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11. The metalanguages of samba. / As metalinguagens do samba.
Este trabalho estuda a função metalingüística em letras de samba, sob três diferentes formas: metassambas, sambas metapoéticos e sambas metalingüísticos propriamente ditos; também se faz uma discussão sobre a abrangência da metalinguagem, além de sua relação com o metadiscurso, a intertextualidade e conceitos afins.
Publicado em: 2007
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12. O Grupo da Baixa de Quintas: uma visão do samba urbano de Salvador.
O samba urbano de Salvador é o tema do presente trabalho e se concentra na pesquisa de campo do conjunto musical o Grupo da Baixa de Quintas. Na busca de uma descrição do samba urbano, após uma introdução, o segundo capítulo explora a história do gênero e o contexto urbano soteropolitano. O terceiro capítulo apresenta o Grupo da Baixa de Quintas, a
Publicado em: 2007