Ruina Moderna
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1. O trem e os andrajos
Resumo Este trabalho é parte dos esforços de revisão da permanência da tradição no modernismo brasileiro e, mais especificamente, na poesia de Carlos Drummond de Andrade. Para tanto, recorreremos à correspondência do autor e analisaremos um poema de Alguma poesia, “Sabará”. O recorte justifica-se por esse poema nos permitir compreender as primei
Alea. Publicado em: 2017-12
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2. O abolicionismo escolar: reflexões a partir do adoecimento e da deserção dos professores / School abolitionism: reflections from the illness and desertion of school teachers.
Este trabalho pretende produzir algumas reflexões sobre o triunfo da escola no mundo contemporâneo, bem como meditar sobre os limites políticos do sujeito escolar, atentando para suas múltiplas dimensões: moral, cognitiva e sociocultural. Para tanto, elegemos como tema geral da investigação as vicissitudes da rotina escolar, particularmente no que se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/05/2012
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3. Ruínas de mundos perdidos: a estética residual de Brennand
O estudo busca compreender a ruína moderna de uma leitura benjaminiana. Além de analisar as cabeças de Brennand como vestígios de mundos perdidos nas catástrofes, relaciona as esculturas de Francisco Brennand às ruínas presentes em textos de diversos escritores e poetas como Osman Lins, Antonio José Ponte, João Cabral de Melo Neto e Jorge Luis Borge
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2012-12
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4. Ruínas das cor: poéticas pictóricas do tempo
Na história da pintura ocidental se desenvolveram poéticas pictóricas do tempo, elementos de um contexto no qual sobrevive e interfere, na linguagem contemporânea da pintura, a imagem alegórica da ruína. Pensar sobre esta sobrevivência e interferência a partir das imagens da arte exige de nós uma análise transversal, que ultrapasse a mera cronologi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2011
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5. L'adolescent, la différence et le lien social
O autor mostra que, se o adolescente questiona tanto a família e a civilização moderna nas suas relações com os ideais, é porque através dele se fixa com acuidade a questão da diferença, interpelando o Outro no centro do que lhe funda e que lhe divide, no cruzamento do singular e do coletivo. Essa diferença, que se reanima através da experiência
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2007-03