Rosa Joao Guimaraes 1908 1967 Linguagem Teses
Mostrando 1-5 de 5 artigos, teses e dissertações.
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1. A dansa dos tempos em Grande Sertão : Veredas: hstória, literatura, crítica literária e linguagem
A presente dissertação de mestrado discute as relações entre história e literatura, detrês maneiras, que se entrecruzam. A primeira concerne às relações entre história eliteratura vislumbradas em importantes obras do cenário historiográfico contemporâneo,dos Annales aos pós-modernos. A segunda diz respeito ao mesmo tema, mas, dessavez, explorad
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/03/2012
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2. Nicas, nonadas, tutameíces: o percurso da letra na obra de Guimarães Rosa
Dialogando com a noção de letra de Jacques Lacan e com proposições sobre a escrita de Barthes e Blanchot, procuramos demonstrar que há em Guimarães Rosa uma "consciência da letra", ou , em outros termos, um programa estético de investimento na letra. O projeto rosiano se confirma nas correspondências do escritor mineiro com seus tradutores, trabalho
Publicado em: 2008
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3. Sete-de-ouros e o bestiário rosiano : a gênese da animália na obra de Guimarães Rosa
Este estudo parte da constatação do extremo adensamento da presença da animália na obra de Guimarães Rosa, onde é chamada a desempenhar os mais variados papeis. São analisadas as obras precoces (1929/1930); o livro de poemas Magma e as estórias de Sagarana. "O burrinho pedrês", a primeira das narrativas deste livro, é estudada em profundidade, reco
Publicado em: 2008
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4. Elementos trágicos em Guimarães Rosa
João Guimarães Rosa deixa à mostra , em seus textos, uma peculiar maneira de abordar a vida. A paradoxal imagem exposta na frase de Riobaldo - "tudo é não é" - resume o risco de trafegar no mundo. Não obstante, Rosa convida o leitor para se precipitar em seus abismos. O caminho por ele construído ressalta, como os pensadores do trágico, o impasse ex
Publicado em: 2007
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5. Cinema e vídeo na obra de Guimarães Rosa: uma análise intersemiótica de "Cara-de-Bronze" e "Famigerado"
Análise das transposições realizadas, para o vídeo e para o cinema, do conto "Famigerado", de Guimarães Rosa, além da análise da narrativa "Cara-de-Bronze" enquanto texto transemiótico. Para este estudo foram utilizados, sobretudo, os conceitos de transcriação, de Haroldo de Campos, e de transtexutalidade, de Gerard Genette. Também foi feito um la
Publicado em: 2007