Romantismo Brasileiro
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25. A presença do medievalismo em Gonçalves Dias: uma estudo das Sextilhas de Frei Antão / XXX
A dissertação visa estudar as Sextilhas de Frei Antão de Gonçalves Dias, procurando compreender seu significado no conjunto da obra do autor e destacar sua relação com a corrente medievalista do Romantismo. As Sextilhas parecem destoar do espírito nacionalista que vigorou depois da Independência brasileira, pois além de reunir temas e lendas portugu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/04/2008
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26. Varnhagen: idealizador de um projeto de nação / Varnhagen: idealizador a project of nation
Essa dissertação discute os papéis atribuídos por Francisco Adolfo de Varnhagen à literatura e à história no processo de construção do Estado nacional brasileiro, da idéia de nção e de nacionalidade, ocorrido em meados do século XIX. Como em tal projeto político-ideológico teve importante participação dos intelectuais reunidos no IHGB, objet
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/04/2008
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27. O cosmopolitismo e a insensatez (1860-1882): a loucura como conformidade cultural no Rio de Janeiro de Machado de Assis.
Essa dissertação discute porque e como Machado de Assis, em O Alienista, registra uma certa proximidade cultural da corte carioca com a França e com a Inglaterra, entre 1881 e 1882. Para isso, consideramos, em nosso estudo, que alguns recursos narrativos, trabalhados nesse conto, são desenvolvidos nas circunstâncias socioculturais vivenciadas pelo autor
Publicado em: 2008
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28. O ritmo da mistura e o compasso da história: o modernismo musical nas Bachianas brasileiras de Heitor Villa-Lobos
Este trabalho consiste em uma análise das Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) numa perspectiva histórica. Compostas entre os anos de 1930 e 1945, estas obras apareciam no discurso de Villa-Lobos como composições que, desde sua infância, já estariam na mente predestinada do músico, como fruto de sua intuição prematura. Leitura de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/10/2007
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29. Macário, ou, Do drama romântico em Álvares de Azevedo
Esta tese propõe uma leitura do drama "Macário", de Álvares de Azevedo, como exemplar de um gênero problemático no quadro das formas literárias do Romantismo brasileiro. Para isso buscamos traçar um rápido panorama teórico de correntes críticas e experimentais do movimento romântico, localizando no drama romântico problemático uma das formas do
Publicado em: 2007
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30. O sublime tropical : transcendência, natureza e nação na formação do romantismo brasileiro
O trabalho tem por objetivo realizar uma leitura de textos do período de formação do Romantismo brasileiro a partir da categoria do sublime. O conceito de sublime, desenvolvido durante o século XVIII na Europa a partir das idéias contidas em um manual de retórica grego atribuído a Longino, fala da transcendência, da incomensurabilidade, da indetermin
Publicado em: 2007
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31. A nação brasileira entre o fato e a ficção : literatura e questão nacional na imprensa porto-alegrense entre 1922 e 1937
O presente estudo propõe-se investigar os debates sobre literatura e questão nacional na imprensa porto-alegrense, entre os anos de 1922 e 1937. Para tanto, pesquisaram-se os jornais Correio do Povo e Diário de Notícias, bem como as revistas Máscara e Revista do Globo. O objetivo é verificar, de uma parte, de que modo a imprensa de Porto Alegre, no ref
Publicado em: 2007
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32. Representações do sujeito romântico : motivos de cisão e desejo na ficção de Álvares de Azevedo
Dentro das reflexões acerca da subjetividade, desenvolvidas pelo romantismo, propomos uma leitura das obras Macário e Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo, autor da segunda geração romântica do Brasil. A análise da prosa de Álvares de Azevedo revela que o autor elabora uma profunda reflexão acerca do homem do séc. XIX, que se depara com novos pa
Publicado em: 2007
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33. O cinzel do Deus cuidadoso : variações sobre José de Alencar
O presente trabalho se propõe a ler os romances O Guarani, Iracema e Ubirajara, de José de Alencar, como um conjunto alegórico, coeso, que firma uma proposição de brasilidade, única dentro do nosso Romantismo. Buscam-se dentro do texto alencariano o percurso dos elementos que formam as alegorias da impossibilidade brasílica, que tornam a fundação da
Publicado em: 2007
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34. Um virtuose do além-mar em terras de Santa Cruz : a obra pianística de Arthur Napoleão (1843-19250
Esta tese trata do significado musical do ponto de vista hermenêutico na obra para piano do pianista-compositor luso-brasileiro Arthur Napoleão (1845-1925). O exame técnicoestético de sua obra pianística adota uma perspectiva relacional entre texto musical e entorno cultural, situando compositor e obra dentro do campo de problematização das várias es
Publicado em: 2007
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35. HOW AND BECAUSE I AM MODERN: THE PLACE OF THE PAST IN THE CRITICAL THOUGHT OF JOSÉ DE ALENCAR / COMO E PORQUE SOU MODERNO: O LUGAR DO PASSADO NO PENSAMENTO CRÍTICO DE JOSÉ DE ALENCAR
The central proposal of this work is to argue concerning the place the past occupies in the critical formulations of the writer Jose de Alencar (1829-1877). The main hypothesis is that the necessity of affirmation of a modern autoconsciousness is a point that covers the critical thought of Alencar, as much as at the moment where he thinks about himself and h
Publicado em: 2007
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36. Between the deliberation and the hierarchy: the political writings of José de Alencar (1829-1877) / Entre deliberação e hierarquia: uma leitura da teoria política de José de Alencar (1829-1877)
This work intends to analyze the political writings of José de Alencar (1829-1877), considering his political and literary works as a set within the same structure of intentions. This methodological approach, concerned with the features of the intellectual system in nineteenth-century Brazil, renders it possible to grasp the connections between politics and
Publicado em: 2007