Representacao Filosofia
Mostrando 25-36 de 280 artigos, teses e dissertações.
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25. AFFECTION AND SENSORIALITY IN THE THEORIES OF B. ESPINOSA, S. FREUD AND D. W. WINNICOTT / AFETO E SENSORIALIDADE NO PENSAMENTO DE B. ESPINOSA, S. FREUD E D. W. WINNICOTT
Este trabalho se propõe a realizar uma cartografia dos elementos indicadores de uma teoria dos afetos nas obras de B. Espinosa, S. Freud e D. W. Winnicott no âmbito dos processos de subjetivação que descrevem. As relações entre corpo e mente, afeto e representação, assim como a participação da sensorialidade nos processos de constituição subjetiv
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/03/2012
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26. Decifra-me enquanto te devoro : um estudo da ideologia como força social / Decipher me while I devour you : a study on ideology as a social force
A presente dissertação desenvolve um estudo teórico no qual se busca explicar como, segundo as proposições de Karl Marx, a ideologia pode se constituir enquanto um elemento que exerce influência no movimento das formações sociais e no decurso da história - agindo, então, como uma força social. Com a ausência de sistematização da concepção de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2012
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27. O retorno do discurso religioso em Arthur Schopenhauer como expressão da limitação metafísica
A filosofia pós-kantiana viu-se no desafio de solucionar as dualidades oriundas da Crítica da Razão Pura e dar ao projeto crítico um aspecto positivo. Arthur Schopenhauer está inserido neste contexto, considerando a si mesmo o genuíno herdeiro de Kant e o único capaz de dar continuidade ao projeto crítico. Apoiando-se na primeira edição da Crítica
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
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28. De Macondo a McOndo : os limites do Real Maravilhoso como discurso de representação da América Latina (1947-1996) / From Macondo to McOndo : the limits of the Real
O presente texto de dissertação analisa os limites do Real Maravilhoso como conceito e discurso estético-político de representação da América Latina. A intenção é buscar nos debates entre os principais expoentes da chamada nova narrativa hispano-americana reflexões sobre a identidade do continente. Essa literatura iniciada nos anos de 1950 e conti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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29. O grau zero da organização: diálogos entre Deleuze e Robert Cooper
O objetivo do presente trabalho é reconstituir o conceito de grau zero da organização formulado por Robert Cooper a partir de um diálogo entre os escritos desse autor e a filosofia de Gilles Deleuze. Para alcançar este objetivo, primeiramente explicitaremos nosso compromisso epistemológico com o pós-estruturalismo, buscando situar este fenômeno do pe
Publicado em: 26/02/2012
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30. Música como aia da vontade: ensaio sobre a leitura wagneriana de Schopenhauer
O ano de 1851 marca o primeiro contato de Richard Wagner com a filosofia de Schopenhauer, logo seguido por sua proclamada e algo surpreendente "conversão" ao schopenhauerianismo. Vinte anos depois, essa adesão é reafirmada em "Beethoven", escrito festivo que contém um esboço de uma filosofia da música, apresentada pelo compositor como fundamentada na e
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2012-06
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31. Objetividade e espacialidade : Kant e a refutação do idealismo
No presente trabalho, apresentamos uma reconstrução do argumento kantiano em favor da tese que objetividade implica espacialidade. O argumento é exposto na Crítica da Razão Pura (e parcialmente reformulado em algumas Reflexões que integram o Nachlass). Kant, no entanto, é extremamente conciso em alguns de seus passos fundamentais. Para contornar essa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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32. A Valencior Pars no defensor pacis de Marsílio de Pádua
Marsílio de Pádua (1280-1343) foi um pensador da Idade Média que escreveu duas obras de filosofia política que influenciaram a modernidade. Este estudo analisa o termo valencior pars, da obra Defensor Pacis. Marsílio parece definir essa parte preponderante como sendo a representação do conjunto dos cidadãos que não tem uma natureza débil. Isso suge
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2012
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33. Entre a barganha e a deliberação : notas acerca dos fundamentos filosóficos das teorias da democracia contemporânea
Ao definir a democracia como um método de seleção de dirigentes políticos profissionais através da competição eleitoral, J. Schumpeter lança as bases de um modelo econômico de teoria democrática. A intuição schumpeteriana será desenvolvida por A. Downs em Uma Teoria Econômica da Democracia que termina por teorizar e dar o formato mais bem acaba
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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34. Pintura e corpo na filosofia de Merleau-Ponty
A meta desta dissertação foi verificar o porquê da recorrência da pintura na filosofia de Merleau-Ponty. Para tanto, analisamos os textos A dúvida de Cézanne , A linguagem indireta e as vozes do silêncio e O olho e o espírito que tratam diretamente da pintura, demonstrando a sua função em cada um deles, levando em consideração as noções de corp
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2011
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35. A mentira-verdade do ator: o ofício do ator na Lettre à dAlembert sur les spectacles, de Jean-Jacques Rousseau
No Iluminismo Francês, o teatro era um dos principais temas discutidos entre seus pensadores os chamados philosophes, que expressavam de forma acirrada suas ideias sobre o fenômeno da representação teatral e sua possível eficácia pedagógica, bem como acerca de suas implicações sociais e políticas na França do século XVIII. Jean-Jacques Rousseau d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/10/2011
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36. Liberdade e negação da vontade: análise do ser-livre como representação e na angústia
A compreensão usual de liberdade sempre esteve mais ou menos vinculada ao poder de efetivação ou realização, de uma intenção, de um desejo, de uma capacidade. Assim, ser livre é comumente interpretado à luz do conceito de livre-arbítrio e sob a categoria da possibilidade de agir. Embora não sem precedentes na História da Filosofia, Schopenhauer,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/09/2011