Representacao Dramatica
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1. O botânico George Gardner e suas impressões sobre a cultura escrava no Brasil: Rio de Janeiro, 1810-1850
Resumo Analisa a viagem do britânico George Gardner ao Brasil durante os anos 1830. Após se graduar em história natural pela Universidade de Glasgow, influenciado por seu professor e por leituras de naturalistas de seu tempo, Gardner embarcou para o Brasil em março de 1836, chegando ao Rio de Janeiro dois meses depois. O artigo apresenta suas impressões
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2017-09
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2. Ideário crítico de Machado de Assis: breve contribuição para o estudo de sua obra
O artigo "Ideário crítico de Machado de Assis", datado de 1951 e publicado em 1952, chama a atenção para o interesse e a importância do Machado crítico, faceta àquela altura muito pouco estudada do autor de Dom Casmurro. O artigo identifica as linhas principais da reflexão do escritor sobre sua própria produção e a literatura de maneira geral a pa
Machado Assis Linha. Publicado em: 2013-12
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3. Análise formal de Death of Salesman, de Arthur Miler, e Rasga Coração, de Oduvaldo Vianna Filho: a utilização do épico / Formal analysis of Death of a Salesman by Arthur Miller and Rasga Coração by Oduvaldo Vianna Filho: the use of the epic
O objetivo deste trabalho é analisar e comparar as peças Death of a Salesman [Morte dum caixeiro viajante] (1949), do dramaturgo americano Arthur Miller (1915-2005), e Rasga Coração (1974), do dramaturgo brasileiro Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha) (1936-1974), especialmente em relação aos elementos épicos presentes nelas. Ambas as obras possuem uma es
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/04/2012
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4. Análise da forma épica na peça We, the people de Elmer Rice / Analysis of the epic form in We, the People by Elmer Rice
O presente trabalho tem por objetivo analisar a forma épica na peça We, the People, escrita pelo dramaturgo norte-americano Elmer Rice [1892-1967]. Essa peça, composta por vinte cenas e mais de quarenta personagens, foi escrita em 1932 e encenada em 1933, nos Estados Unidos, dentro de um dos períodos mais conturbados da história norte-americana: a Grand
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
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5. Ôh filhos da mamãe preta das senzalas: uma pedagogia da corporalidade gingando sincopado nas danças dramáticas de Mário de Andrade. / Oh sons of the "black mum" of the sensalas: an education of the corporalidade of syncopated swinging of the body in the dramatic dances of Mário of Andrade.
Esta pesquisa tem como foco o estudo etnográfico empreendido por Mário de Andrade em torno das tradições populares brasileiras relativas a música e a dança no período compreendido nas décadas de 20 e 30 do século passado, posteriormente compilado por Oneyda Alvarenga nos três tomos que veio a compor a obra Danças Dramáticas do Brasil. Analisa ain
Publicado em: 2011
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6. Jorge Andrade e a trilogia da procura
A proposta nesta tese é particularizar a discussão do texto literário dramático que, sendo manifestação artística, tem uma função social imanente ao seu sentido próprio, como representação de algo visto, vivido ou imaginado. A escrita dramática, que é também uma escrita literária, pertence ao domínio do teatro como encenação e como montage
Publicado em: 2010
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7. Futebol, arte e política: a catarse e seus efeitos na representação do torcedor
O presente artigo acompanha os desdobramentos do conceito de catarse na tradição filosófica ocidental. Seu intuito é compreender como se deu a passagem do elemento catártico, originado nos domínios do teatro, para o universo esportivo na vida contemporânea. Para isto, analisa-se a maneira pela qual os princípios aristotélicos de representação dram
Organ. Soc.. Publicado em: 2009-03
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8. "Foi tarde", a construção da cena pelas vias da imagem : dialogos com o "Teatro da Morte" de Tadeusz Kantor e "A Morta" de Oswald de Andrade / "Gone late", the scene construction through images pathways : dialogs with "Theatre of the death" from Tadeusz Kantor and "The dead woman" from Oswald de Andrade
Este trabalho realiza uma reflexão sobre o processo de criação do espetáculo teatral intitulado Foi Tarde. Investiga alguns modos pelos quais a construção da imagem comparece em procedimentos de criação da cena teatral. Na construção do espetáculo, buscaram-se possíveis relações entre o Teatro da Morte (1975-1990) de Tadeusz Kantor e o texto dr
Publicado em: 2008
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9. A imagem do psiquiatra em filmes ganhadores do Prêmio da Academia entre 1991 e 2001
OBJETIVOS: Os objetivos do estudo são descrever os personagens de psiquiatras existentes em filmes vencedores de um ou mais Prêmios da Academia, entre 1991 e 2001, bem como, verificar se esses filmes transmitem mensagens negativas sobre a psiquiatria ou se apresentam retratos idealizados de profissionais, como algumas produções cinematográficas anterior
Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. Publicado em: 2007-04
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10. Teatro e educação: a escola como teatro
Esta Dissertação de Mestrado busca investigar as analogias entre Escola e Teatro, explicitando essa relação na perspectiva de apontar diretrizes pedagógicas que permitam o uso criativo da arte dramática no processo de ensino-aprendizagem, do que decorrem interferências na concepção e na prática do currículo. O texto é apresentado em 3 Atos. O Pri
Publicado em: 1999
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11. O jogo dramatico em sindrome de Down
A idéia inicial deste estudo, teve origem na comparação entre dados literários sobre a dificuldade de imaginação em Síndrome de Down e as observações da pesquisadora sobre o desempenho de crianças portadoras desta síndrome, em situação de jogo dramático. A Síndrome de Down é causada por um acidente genético no cromossomo 21, que compromete o
Publicado em: 1996