Representacao Cenica
Mostrando 13-24 de 36 artigos, teses e dissertações.
-
13. Corpos em performance : o processo formativo e o aspecto improvisacional dos trovadores gaúchos e dos atores / Bodies in performance : the formative process and the improvisacional aspect of trovadores gauchos and actors
O presente trabalho visou ao desenvolvimento de uma pesquisa que lançasse um olhar sobre algumas qualidades específicas, consideradas necessárias, às Performances cênicas competentes. Esta competência, percebida pela corporeidade, construída pelos performers, depende, entre outros fatores, do seu processo formativo e do desenvolvimento da habilidade p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/01/2010
-
14. Imagens da pintura como estímulo para a composição da personagem teatral
O objeto de estudo desta Dissertação de Mestrado é o processo de composição da personagem teatral tendo imagens da pintura como estímulo para a mobilização física e emocional do ator no momento de criação. Traz alguns conceitos e definições sobre o trabalho do ator, abordados nesta pesquisa. Propõe um breve encontro com encenadores que buscam m
Publicado em: 2010
-
15. Roda de capoeira: rito espetacular
Esta dissertação toma como objeto a capoeira e sua potencialidade cênica. Com uma aproximação do campo da etnocenologia, o estudo aborda a capoeira e analisa alguns de seus aspectos. Além do referencial teórico consultado, esta pesquisa também se baseou na vivência em rodas e aulas de capoeira do Grupo Bantus Capoeira (do qual do qual a autora é in
Publicado em: 2010
-
16. Walker, there is no path. Only traces / Caminhante, não ha caminho. Só rastros
O presente projeto se desdobrou entre o território da prática e o da escrita. Duas linhas de investigação paralelas e complementares, possíveis no trabalho do ator. Após dezessete anos de pesquisa coletiva no Lume como atriz pesquisadora, tornou-se urgente vivenciar um novo desafio, colocar-me novamente em situação de risco, experimentar um processo
Publicado em: 2010
-
17. Forma incorporada: um olhar sobre a relação forma e conteúdos expressivos no corpo cênico
Ancorada no conceito de Atuação Polifônica, proposto por Ernani de Castro Maletta e que pressupõe a incorporação e apropriação consciente das diversas vozes que expressam e compõem o fenômeno teatral, a pesquisa teve como objetivo investigar, a partir das Artes Plásticas, o elemento forma como um dos possíveis meios de desenvolver a sensibilidade
Publicado em: 2010
-
18. Futebol, arte e política: a catarse e seus efeitos na representação do torcedor
O presente artigo acompanha os desdobramentos do conceito de catarse na tradição filosófica ocidental. Seu intuito é compreender como se deu a passagem do elemento catártico, originado nos domínios do teatro, para o universo esportivo na vida contemporânea. Para isto, analisa-se a maneira pela qual os princípios aristotélicos de representação dram
Organ. Soc.. Publicado em: 2009-03
-
19. Eldorado : dramaturgia de ator na intracultura / Eldorado : actor s dramaturgy and intraculture
O objetivo deste trabalho foi localizar, em experiência prática, como criação cênica, a chamada dramaturgia de ator no contexto brasileiro. Isto se deu a partir da interação, observação e imitação (Mimese Corpórea tal qual sistematizada pelo Lume Teatro) de construtores e tocadores de rabeca - instrumento de arco e cordas, como o violino, present
Publicado em: 2009
-
20. Por uma política cidadã do corpo: a função comunicativa do nacionalismo na dança no Brasil
O objetivo desta Tese de Doutorado é analisar algumas das principais estratégias comunicativas testadas em diferentes períodos históricos do Brasil, desde a década de 1920, para construir imagens do que se identifica como um corpo nacional. Os signos desta suposta brasilidade, compreendida como um conjunto de elementos arbitrariamente eleitos para ilust
Publicado em: 2009
-
21. Cena e jogo: o imaginário na carne
Pesquisa de cunho qualitativo baseada no estudo do procedimento criativo para a construção de espetáculos teatrais a partir da criação de uma dramaturgia coletiva e original que se desenvolve através de um processo diferenciado e propício à instalação e cultivo de uma imagem propulsora. Considero a imagem propulsora como uma construção que, ao me
Publicado em: 2009
-
22. "Foi tarde", a construção da cena pelas vias da imagem : dialogos com o "Teatro da Morte" de Tadeusz Kantor e "A Morta" de Oswald de Andrade / "Gone late", the scene construction through images pathways : dialogs with "Theatre of the death" from Tadeusz Kantor and "The dead woman" from Oswald de Andrade
Este trabalho realiza uma reflexão sobre o processo de criação do espetáculo teatral intitulado Foi Tarde. Investiga alguns modos pelos quais a construção da imagem comparece em procedimentos de criação da cena teatral. Na construção do espetáculo, buscaram-se possíveis relações entre o Teatro da Morte (1975-1990) de Tadeusz Kantor e o texto dr
Publicado em: 2008
-
23. O design de aparência de atores e a comunicação em cena
Esta pesquisa pretende analisar a linguagem utilizada para construir a aparência de atores e personagens no âmbito de espetáculos, a qual denominamos caracterização visual de atores, bem como dimensionar sua importância na edificação dos significados de uma dada obra artística. A expressão caracterização visual refere-se, mais especificamente, ao
Publicado em: 2008
-
24. Short-circuit between the dramatist-theater director and the actor : the scenic composition of cantor perifericos / Curto-circuito entre o dramaturgo-encenador e o ator : a composição cenica de cantos perifericos
This dissertation ains on retrieving the writing and staging process of Cantos Periféricos staged by Santo André group Teatro da Conspiração between 2002 and 2004. It will analyze the text elaboration from observation and researching of movie scripts and news from everyday life at poor suburbs, where the narrative deconstruction of the plot served as bas
Publicado em: 2007