Religioes Afro Brasileiras
Mostrando 1-12 de 101 artigos, teses e dissertações.
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1. Octávio Eduardo, René Ribeiro e Melville Herskovits. Religiões afro-brasileiras, aculturação e sincretismo
Resumo Este artigo é dedicado aos contributos dos antropólogos brasileiros Octávio Eduardo e René Ribeiro para a tematização do sincretismo. Ambos foram dois dos mais importantes estudiosos das religiões afro-brasileiras a partir de final dos anos 1940. Ambos foram também orientandos de Melville Herskovits e inscreveram o seu interesse pelo sincretis
Horizontes Antropológicos. Publicado em: 2022
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2. Existências conjuntas e seus trajetos
Resumo: Neste trabalho discutimos diferentes modos de existir-junto ou, mais especificamente, como certos seres se juntam em trajetórias de enredamento. A ideia, proposta por Souriau, de que as existências são não só plurais como também sempre capazes de tornar-se outras, de ganhar (ou perder) intensidade, constitui o ponto de partida de nossa reflexã
Civitas, Rev. Ciênc. Soc.. Publicado em: 2021-01
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3. Religiões Afro-Indo-Brasileiras e Esfera Pública: um ensaio de classificação de suas formas de presença
Resumo: No trabalho em tela, analisamos as relações entre as religiões afro-indo-brasileiras e a esfera pública, lançando um olhar atento às formas, aos procedimentos e às relações através dos quais essas religiões se projetam na esfera pública. A partir de dados da observação da realidade empírica da atuação do povo de santo na esfera públ
Relig. soc.. Publicado em: 2020-01
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4. “BATUCA LÁ, QUE EU BATUCO CÁ”: OS TERREIROS DE UMBANDA E SUAS CONJUNTURAS SOCIAIS
Resumo As religiões afro-brasileiras surgiram quando milhares de africanos foram trazidos das suas terras natais para o Brasil com o intuito de terem suas forças de trabalho, bem como a si próprios, transformados em mercadorias. Este artigo traz como campo de problematização as tessituras dialógicas das religiões de terreiros com o contexto social, ec
Psicol. Soc.. Publicado em: 05/12/2019
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5. Filmar os terreiros, ontem e hoje
Resumo A partir da crítica que as lideranças políticas e religiosas das comunidades de terreiro têm endereçado às representações ficcionais e documentais em torno das religiões afro-brasileiras, este artigo discute as novas modalidades de figuração do “povo de santo” no cinema, no momento em que ele assume sua auto-representação.Abstract Bas
Perspect. ciênc. inf.. Publicado em: 05/09/2019
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6. MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NA CASA DAS MINAS DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO: ENTREVISTA COM SERGIO FERRETTI
Resumo A entrevista com Sergio Ferretti foi realizada no contexto da pesquisa de doutoramento de Vagner Silva sobre o trabalho de campo e a produção de textos etnográficos na área dos estudos sobre as religiões afro-brasileiras. Com o tom informal de uma conversa entre colegas, ambos especialistas no assunto enfocado, Ferretti, conduzido pelas perguntas
Sociol. Antropol.. Publicado em: 19/08/2019
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7. A CASA DAS MINAS DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO E A SAGA DE NÃ AGONTIMÉ
Resumo A Casa das Minas de São Luís é considerada o mais antigo centro religioso de procedência africana de que se tem notícia no Maranhão. Fundado provavelmente nas primeiras décadas do século XIX, serviu de modelo para outros centros no Norte do Brasil. Tomando por referência os trabalhos de Sergio Ferretti, o artigo apresenta as pesquisas dos ano
Sociol. Antropol.. Publicado em: 19/08/2019
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8. Guerra de Xangô: ritual, perseguição e conflito na formação do campo religioso afro-sergipano
Resumo: O artigo procura investigar a formação do campo religioso afro-sergipano. Seu argumento central é de que, associados às práticas de “feitiçaria” e “bruxaria”, os adeptos das religiões afro-brasileiras eram por vezes envilecidos pela imprensa, perseguidos pelas forças de repressão e tratados como “fetichistas” pela Justiça. Neste
Relig. soc.. Publicado em: 16/05/2019
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9. Liberdade e Solidariedade: visões sobre o cativeiro em um julgamento afro-baiano do século XVII
RESUMO Este artigo consiste em uma leitura do processo inquisitorial de Simão, africano liberto nascido no Congo e residente no Recôncavo Baiano no final do século XVII. Simão foi denunciado ao Santo Ofício de Lisboa em 1685 após ser acusado pelo proprietário André Gomes de Medina e por seus escravos de matar outros cativos com feitiços. Antes de se
História. Publicado em: 17/09/2018
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10. QUANDO RELIGIÃO É CULTURA: OBSERVAÇÕES SOBRE POLÍTICAS ESTATAIS DIRIGIDAS A RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS E OUTROS AFROPATRIMÔNIOS
Resumo Para demonstrar esse argumento, trabalhos de diversos pesquisadores são sistematizados, compondo uma discussão em três partes. A primeira enfoca medidas estatais que atingem diretamente terreiros afrorreligiosos. Em seguida, são discutidas algumas dimensões da luta contra a intolerância religiosa, constatado o protagonismo que as religiões afro
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2018-08
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11. No rastro do Ajeun: religião, Estado e sociedade em perspectiva relacional
Resumo Os estudos sobre as dinâmicas e as possibilidades de existência das religiões afro-brasileiras na modernidade e, particularmente, nos cenários urbanos do país constituem um dos principais temas de estudo na grande área dedicada a investigar este segmento religioso. Ao longo deste artigo, exploro dinâmicas contemporâneas das relações entre re
Relig. soc.. Publicado em: 2018-04
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12. SINCRETISMO RELIGIOSO COMO ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA TRANSNACIONAL E TRANSLACIONAL: DIVINDADES AFRICANAS E SANTOS CATÓLICOS EM TRADUÇÃO
RESUMO A chegada dos colonizadores portugueses na terra antes habitada por diversas etnias ameríndias, a qual mais tarde se chamaria Brasil, representou a eclosão de severos atos de violência contra diversos grupos populacionais, notadamente os muitos povos indígenas habitantes naturais desta terra e as dezenas de etnias africanas sequestradas para o Bra
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2018-04