Registro Rupestre
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1. Símbolos na arte rupestre sob o olhar da Arqueologia Cognitiva: considerações analíticas sobre o sítio Conjunto da Falha, Cidade de Pedra, Rondonópolis, Mato Grosso
Resumo O grande número de sítios existentes na região da Cidade de Pedra, localizada no município de Rondonópolis, Mato Grosso, aliado à variedade formal, temática e de técnicas aplicadas nas construções dos painéis rupestres, marcam fortemente a paisagem da região. Neste artigo, será analisado, mais detalhadamente, o sítio rupestre da Falha so
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2017-01
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2. Arte rupestre na província de Misiones/Argentina: o sítio Campo Yabebirí
Resumo Neste trabalho documentamos as gravuras do sítio Campo Yabebirí, localizado na margem direita do rio homônimo, no Departamento de São Inácio, província de Misiones (Argentina). O conjunto constitui, até o momento, o único registro publicado de gravuras rupestres existentes nesta província, cujos desenhos se constituem em círculos e linhas es
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2015-12
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3. Rubiaceae da Serra Negra, Minas Gerais, Brasil
O presente trabalho é parte dos estudos florísticos da Serra Negra, incluída no Complexo da Mantiqueira, situada no sul da Zona da Mata de Minas Gerais, Brasil. Rubiaceae está representada nesta região por 26 gêneros e 48 espécies. Psychotria é o gênero mais representativo com 12 espécies, seguido por Borreria (5), Coccocypselum (4), Manettia (3),
Rodriguésia. Publicado em: 2014-06
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4. Aplicação das tecnologias de modelagem 3D conjugada às técnicas tradicionais para o registro das gravuras rupestres do rio Madeira, Rondônia, Brasil
Nos últimos anos, os estudos de arte rupestre no Brasil têm tido um grande avanço quanto à construção de modelos interpretativos deste tipo de vestígio arqueológico ainda pouco conhecido e explorado. Apesar dos desafios em localizar, registrar e preservá-las ao longo do vasto território brasileiro, um número pequeno, mas devotado, de pesquisadores
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2013-12
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5. Samambaias e licófitas do Parque Estadual do Guartelá, PR, Brasil
Este estudo trata do levantamento das espécies de samambaias e licófitas do Parque Estadual do Guartelá, Paraná, área caracterizada por um intricado mosaico de formações vegetacionais e geológicas. Foram encontradas 164 espécies, distribuídas em 18 famílias e 59 gêneros. Ficou evidente que a configuração fitofisionomica/geológica é um fator d
Hoehnea. Publicado em: 2013-06
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6. Flora fanerogâmica da Serra Negra, Minas Gerais, Brasil
O presente estudo teve como objetivo caracterizar a flora fanerogâmica da região da Serra Negra localizada no sul da Zona da Mata de Minas Gerais, entre os municípios de Lima Duarte, Rio Preto, Santa Bárbara do Monte Verde e Olaria. Embora considerada de importância biológica alta, esta região não possui nenhum registro anterior de dados florísticos
Rodriguésia. Publicado em: 2013-06
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7. Melastomataceae Juss. no campo rupestre do Parque Estadual do Itacolomi, Minas Gerais, Brasil: relações ecológicas, fitofisionômicas, padrões de distribuição geográfica e comparação florística / Melastomataceae Juss. in a rock field of Itacolomi State Park, Minas Gerais, Brazil: ecological relationships, phytophysiognomy, geographic distribution and floristic comparison
O presente estudo teve como objetivos o levantamento florístico das espécies de Melastomataceae que ocorrem no Parque Estadual do Itacolomi (PEI), região sudeste do estado de Minas Gerais; verificar os padrões de distribuição geográfica das espécies de Melastomataceae ocorrentes nos Campos Rupestres do PEI e a similaridade florística com outras áre
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/05/2011
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8. Anfíbios da Floresta Estadual do Uaimií (Ouro Preto, MG): composição e atividade reprodutiva / Amphibians of the Floresta Estadual do Uaimií (Ouro Preto, MG): composition and reproductive activity
O estudo aborda aspectos da riqueza, atividade reprodutiva, distribuição temporal e espacial dos anfíbios anuros da Floresta Estadual do Uaimií, município de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Pela primeira vez é apresentada uma listagem das espécies de anfíbios da área. Para o estudo de inventário foram realizadas campanhas mensais em quatro ambien
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/04/2011
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9. As pinturas rupestres da Ãrea arqueolÃgica Vale do Catimbau â BuÃque, Pernambuco: estudo das fronteiras grÃficas de passagem
A presente dissertaÃÃo tem como objetivo confirmar a presenÃa das fronteiras grÃficas de passagem no Vale do Catimbau, unidade de conservaÃÃo do Parque Nacional do Catimbau, BuÃque â PE., bem como vincular as pinturas rupestres contidas na face oeste da Serra do Coqueiro aos grupos migrantes, originÃrios da Serra da Capivara.O Vale do Catimbau situa
Publicado em: 2007
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10. A arte rupestre como expressão comunicativa da cultura
Ao longo de sua existência, através dos milênios, o ser humano registra, de uma forma ou de outra, sua saga. Uma dessas formas de registro é a arte rupestre. Através da arte rupestre a Pré-História é trazida até nós, retratando em imagens o cotidiano ritualístico e mágico do ser humano, em cenas que mostram, entre outros, seus cultos e também su
Publicado em: 2006
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11. Os significados da similaridade e do contraste entre os estilos de arte rupestre $$b um estudo regional das pinturas e gravuras do alto-médio São Francisco / The meanings of the similarity and the contrast between rock art styles $$b a regional study of paintings and engravings of the upper-middle São Francisco river
Este trabalho apresenta análises estilísticas e espaciais da arte rupestre de cerca de cem abrigos do alto-médio São Francisco (norte mineiro e sudoeste baiano), desenvolvidas com o objetivo de elaborar um quadro crono-estilístico do registro rupestre regional que possa subsidiar estudos de correlação entre seqüências estratigráficas e seqüências
Publicado em: 2006
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12. A arte rupestre no Brasil: questões de transferência e representação da informação como caminho para interpretação
A questão das formas de representação da Arte Rupestre, há muito, tem preocupado os arqueólogos que tratam desse tipo de manifestação cultural. Essa preocupação é manifesta tanto com as técnicas de registro dos painéis rupestres, quanto com as formas de comunicação das informações obtidas com o estudo desse fenômeno. O presente estudo tem co
Publicado em: 2001