Regencia Musica
Mostrando 13-24 de 25 artigos, teses e dissertações.
-
13. O regente e a construção da sonoridade coral : uma metodologia de preparo vocal para coros / The conductor and the choral tone : a methodology of voice building for choirs
Com o objetivo de prover material de pesquisa capaz de auxiliar o regente coral em sua função de preparador vocal, o presente trabalho é um amplo estudo sobre técnica vocal e práticas interpretativas no âmbito da música coral. Trata-se de um trabalho direcionado a regentes que atuam à frente de coros mistos adultos, de natureza amadora e formação d
Publicado em: 2009
-
14. Tempo e espaço da sonata para cordas O burrico de pau de Carlos Gomes : uma análise estético-interpretativa em música sinfônico-camerista brasileira no séc. XIX.
This research evaluates a composition that should be considered one of the most unique among Antonio Carlos Gomes repertoire: the Sonata for Strings O Burrico de Pau (The Little Wooden Donkey, 1894). Although this piece is not grandiose, nor does it use challenging techniques, it should be considered unique because it is the very last piece he composed, it i
Publicado em: 2009
-
15. A Missa Grande de Antônio dos Santos Cunha: influências operísticas na obra de um compositor colonial mineiro
Este artigo faz um breve apanhado sobre o pouco que se sabe até o momento a respeito do compositor da Escola Mineira do final do século XVIII, Antônio dos Santos Cunha. Faz uma descrição física dos originais consultados da obra Missa Grande e procura identificar elementos de escrita operística presentes em vários pontos da composição. Também descr
Per musi. Publicado em: 2008-12
-
16. Study of the musical dramaturgy in L Orfeo, by Claudio Monteverdi, conducted from the tonal language of the composer : a proposal for a modern orchestration as dramaturgic appeal / Estudo da dramaturgia musical em L Orfeo, de Claudio Monteverdi, realizado a partir da linguagem tonal do compositor : uma proposta de orquestração moderna como recurso dramaturgico
Este trabalho tem por objetivo apresentar a realização de uma PARTITURA CONTEMPORÂNEA DE EXECUÇÃO da ópera L Orfeo - Favola in Musica, de Claudio Monteverdi, composta em 1607, apresentada aqui como uma transcrição historicamente informada, sugerindo a utilização de uma mescla de recursos e instrumentos contemporâneos combinados àqueles específic
Publicado em: 2008
-
17. Uma concepção musical para as Impressões Sinfônicas Festas das Igrejas, do compositor Francisco Mignone. O uso da Hermenêutica do ponto de vista da Regência.
In this work, we will present a musical conception of the Impressões Sinfônicas Festa das Igrejas (Symphonic Impressions Churches Party), by the composer Francisco Mignone. The interpretive aspect is the main focus of this study, so we will highlight some of the many intrinsic musical components of the score, indicating interpretation possibilities based o
Publicado em: 2008
-
18. Perfil vocal de regentes de coral do estado de São Paulo
OBJETIVO: traçar o perfil vocal de regentes de corais do Estado de São Paulo. MÉTODOS: participaram deste estudo 150 regentes de corais do Estado de São Paulo. A coleta foi feita individualmente pelo mesmo avaliador, nos locais de trabalho dos entrevistados, através de questionário fechado. RESULTADOS: os regentes tem em média 8,4 anos de exercício d
Revista CEFAC. Publicado em: 2008
-
19. O tempo musical no tempo do sujeito : ouvindo os fazedores de música da idade madura
A presente dissertação trata de um estudo realizado com adultos maduros, que têm no seu cotidiano o fazer musical, seja através do canto, regência, execução instrumental ou da prática de ensino. O foco deste trabalho é elucidar as razões que os levam a esta prática e qual a repercussão na sua qualidade de vida, visto ser a longevidade um tema atu
Publicado em: 2007
-
20. "Symphony of Psalms by Igor Stravinsky: subsidy for an interpretation." / Sinfonia dos salmos de Igor Stravinsky : subsidios para uma interpretação
Em busca de uma maior compreensão da Sinfonia dos Salmos de Igor Stravinsky, tendo em vista sua interpretação dentro de um processo de preparação e execução, o presente trabalho apresenta recursos teóricos, históricos e técnicos bem como aponta elementos interpretativos como subsídios para o desenvolvimento de tal processo. O trabalho é composto
Publicado em: 2006
-
21. Missa afro-brasileira (de batuque e acalanto) de Carlos Alberto Pinto Fonseca : aspectos interpretativos
Partindo do objetivo de compreender a Missa Afro-Brasileira (de Batuque e Acalanto) de Carlos Alberto Pinto Fonseca, tendo em vista a sua interpretação, dentro de um processo de preparação e execução, o presente trabalho apresenta recursos teóricos, históricos e técnicos bem como aponta elementos interpretativos como subsídios para o desenvolviment
Publicado em: 2004
-
22. Sinfonia dos Orixas de Almeida Prado : um estudo sobre sua execusão atraves de uma nova edição, critica e revisada
A Sinfonia dos Orixás, de Almeida Prado, encontra-se entre as principais obras sinfônicas do repertório brasileiro, embora ainda pouco conhecida e tocada. Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo detalhado sobre sua execução. Inicialmente contextualizou-se a Sinfonia dentro da produção do compositor, tanto em relação às outras obras do g
Publicado em: 2004
-
23. Heitor Villa-Lobos : Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação
Este trabalho tem dois objetivos principais. O primeiro é o de divulgar a obra de canto coral a cappella do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos através do estudo de suas obras: Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria. O segundo objetivo é o de, através das duas obras do compositor, apresentar um método de estudo de música coral para estudantes d
Publicado em: 2003
-
24. A banda e seus desafios : levantamento e analise das taticas que a mantem em cena
The present research consists in an analysis of practices and agents that contribute to maintain the band of music in scene in the State of São Paulo. The method used was a cross-sectional survey with an explainable approach, according to Earl Babbie (1990). Within this proposition, eighty-eight conductors among severalband categories, besidesother recogniz
Publicado em: 2000