Redes De Computacao Teses
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13. Localização em ambientes internos utilizando múltiplas tecnologias sem fio
Localização é um problema fundamental em muitas áreas da computação como, por exemplo, robótica, computação móvel e computação sensível ao contexto. Em ambientes externos, o problema da localização é resolvido de forma razoável pela utilização do sistema de posicionamento global (GPS). Entretanto, o sinal de GPS não pode ser usado em ambi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/07/2011
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14. Coerência entre princípios e práticas na Wikipédia Lusófona: uma análise semiótica
This paper presents the method, the analysis and the results of a study that examined the operation dynamics and consistency between the guidelines of conduct and practice of editing at the Lusophone version of Wikipedia, the free encyclopedia. This work uses information and content published under the Creative Commons / Share alike 3.0 that indicates the ne
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/07/2011
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15. Análise de desempenho de protocolos de roteamento Ad hoc DTN em redes de emergência
Redes móveis sem fio são redes de computadores autônomas e auto organizáveis, cuja a mobilidade dos nós altera suas topologias. Essas redes são compostas por dispositivos móveis que possuem alguma tecnologia de comunicação sem fio tal, como WiFi ou WiMax, e são utilizadas para criar uma rede ad hoc. Nessas redes, a topologia pode ser muito dinâmic
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/04/2011
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16. Um arcabouço estocástico para coleta de dados em RSSF utilizando um grupo de robôs móveis cooperativos
Este trabalho tem por objetivo apresentar um arcabouço para cooperação entre robôs móveis em tarefas de coleta de dados, considerando-se incerteza de atuação e observação dos robôs, comunicação limitada e incerteza sobre a posição dos nós sensores. A metodologia consiste na criação de dois tipos de robôs: 1) Robôs Tarefa que realizam a vis
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/04/2011
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17. Modelos e algoritmos para planejamento integrado na indústria da mineração
Neste trabalho desenvolvemos modelos e algoritmos para problemas de planejamento integrado de produção e logística na indústria da mineração. A partir de uma ampla revisão bibliográfica, aborda-se o conceito de Cadeia Global de Suprimentos da Mineração e discutem-se os principais problemas de Pesquisa Operacional sob a ótica da integração de dec
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2011
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18. Um arcabouço para busca e recomendação de artigos científicos
A pesquisa bibliográfica é uma das tarefas mais importantes e também uma das mais trabalhosas dentro da pesquisa científica e está presente na vida de muitos pesquisadores em todo o mundo. Nas últimas décadas, essa tarefa passou a ser realizada principalmente na Web, onde milhares de novos artigos científicos são publicados e disponibilizados todos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/03/2011
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19. Abordagem de refinamento iterativo para o problema da árvore geradora com número mínimo de vértices Branch
O Problema da Árvore Geradora com Número Mínimo de Vértices Branch (do inglês, Minimum Branch Vertices Problem ou MBV) consiste em, dado um grafo G=(V,E) conexo, não direcionado e não valorado, encontrar a árvore geradora T dentre todas as árvores geradoras de G que possui a menor quantidade de vértices com grau maior ou igual à 3, denominados vé
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/03/2011
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20. Os Jogos MMORPG como Auxiliares no Processo de Aquisição de Língua Inglesa
O desenvolvimento e popularização de recursos computacionais e tecnológicos nos últimos anos trouxeram novas possibilidades e potenciais de interação aos seus usuários. Dentre essas possibilidades, uma, ainda pouco explorada nesse campo, é a utilização de jogos eletrônicos comerciais (ou games) atuando como ferramentas auxiliares na aprendizagem,
Publicado em: 2011
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21. Dinamicidade e Adaptabilidade em Comunidades Virtuais de Aprendizagem: Uma Textografia à Luz do Paradigma da Complexidade
A Internet possibilita formas diversas de práticas sociais que emergem, evoluem, transformam-se. Seus usuários conectam-se à web para comunicação, diversão, ou diversos outros motivos, e, cada vez mais, muitos estão on-line, como aprendizes que contam, segundo Moore e Kearsley (2007), com a possibilidade de salas de aula virtuais nas quais convergem t
Publicado em: 2011
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22. Redes neurais artificiais aplicadas na identificação automática de áreas cafeeiras em imagens de satélite
A cafeicultura é atividade de fundamental importância na região Sul do estado de Minas Gerais e técnicas de estimativa da área plantada, visando previsões de safra confiáveis, estão sendo intensamente pesquisadas. A cultura cafeeira tem o padrão espectral muito próximo ao da mata, dificultando a classificação automática das classes de uso da ter
Publicado em: 2011
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23. Modelos e algoritmos para o projeto de redes ópticas WDM
Dentre os principais problemas relacionados a redes ópticas WDM, neste trabalho tem-se o foco sobre o Problema de Roteamento e o Problema de Roteamento e Alocação de Comprimento de Onda (RWA). Em ambos os casos leva-se em conta a questão da sobrevivência da rede, ou seja, é adicionada uma proteção a rede a fim de torná-la mais confiável em caso de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/09/2010
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24. Comunidades de prática na formação docente: aprendendo a usar ferramenta da web 2.0
O ensino de linguas mediado pelo computador ganha mais expressao com as novas ferramentas tecnologicas da segunda geracao da web conhecida como Web 2.0. As ferramentas da Web 2.0, tais como Blogs, Wikis, Podcasts e redes sociais oferecem aos usuarios possibilidades de interacao e colaboracao no meio virtual, atraves de recursos com interface amigavel e intui
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/06/2010