Razao Comunicativa Filosofia
Mostrando 13-17 de 17 artigos, teses e dissertações.
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13. Mídia, racionalidade e formação : uma abordagem filosófica
Esta pesquisa busca compreender o potencial de influência da mídia no processo formativo do ser humano na sociedade contemporânea. A abordagem é filosófica e, por isso, o enfoque priorizado na análise é o estudo da racionalidade nos diferentes períodos analisados. O ponto de partida foi buscar em Platão e Aristóteles a compreensão de Paidéia, pel
Publicado em: 2007
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14. Contribuições para a transformação das práticas escolares: racionalidade comunicativa em Habermas e dialogicidade em Freire.
A temática deste trabalho está posta em torno do conceito de dialogicidade, de Paulo Freire, e de racionalidade e ação comunicativa, de Habermas. Teve por objetivos analisar o conceito de dialogicidade a partir de obras de Freire e o conceito de ação comunicativa a partir de trabalhos de Habermas; destacar, a partir das obras estudadas, as especificida
Publicado em: 2007
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15. A ação comunicativa na práxis pedagógica : um estudo a partir de Habermas
Esta pesquisa busca analisar as contribuições da ação comunicativa habermasiana ao ambiente escolar. Parte da crítica à racionalidade moderna e enfatiza a forma como a racionalidade instrumental reflete na educação. Considera que desenvolver uma proposta educacional pautada na ação comunicativa é um desafio, já que a escola é ainda bastante perm
Publicado em: 2006
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16. Dialética positiva: de Mead a Habermas
O autor discute a importância da psicologia social de G. H. Mead para o pensamento social de Habermas. De especial interesse para o filósofo alemão é a confluência, em Mead, de duas linhas de reflexão do pragmatismo norte-americano - a filosofia analítica da linguagem e a teoria psicológica do comportamento - na crítica à filosofia da consciência.
Lua Nova: Revista de Cultura e Política. Publicado em: 2003
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17. A SUPERAÇÃO DA FILOSOFIA DA CONSCIÊNCIA EM J. HABERMAS : A questão do Sujeito na formação da Teoria Comunicativa da Sociedade
O pensamento da idade moderna, que tem como pontos de referência Descartes e Kant, coloca o Sujeito como fundamento sobre o qual se pode estruturar cognitivamente a realidade e proceder a sua plasmação racional-prática. Contra a mera continuidade da tradição e a acentuação da passividade cognitiva afirma-se a liberdade do sujeito autônomo que se aut
Publicado em: 1999