Prudencia Filosofia
Mostrando 1-12 de 19 artigos, teses e dissertações.
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1. Economia política e jurisprudência na filosofia de Adam Smith
Resumo O presente artigo visa localizar a economia política na filosofia moral de Adam Smith, em particular, sua separação da jurisprudência. Defende-se que o fundamento para tal separação deve ser buscado na tipologia das paixões desse autor, tal qual apresentada na Teoria dos sentimentos morais. As paixões sociáveis, egoístas e insociáveis produ
Economia e Sociedade. Publicado em: 2022
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2. Ensino-aprendizagem da Sabedoria Prática ( Phronesis ) em Administração: Uma Revisão Sistemática
Resumo O objetivo dessa revisão sistemática é investigar de que maneira o conceito da phronesis é relacionado à educação, ensino e aprendizagem na área de Administração e de estudos organizacionais. A phronesis é definida como sabedoria prática, ou prudência, presente em processos de deliberação, decisão e ação. A busca por artigos nas base
Rev. adm. contemp.. Publicado em: 15/08/2019
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3. Natureza e responsabilidade: Hans Jonas e a biologização do ser moral
O desafio da filosofia de Hans Jonas foi pensar uma ética para a civilização tecnológica. Ao identificar que a técnica moderna deixou de ser uma vocação e um instrumento para tornar-se um poder, um movimento de caráter autônomo e ambivalente, comprometendo a continuidade da vida humana e extra-humana no futuro, Jonas buscou na ética o antídoto par
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/06/2012
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4. Justiça e Prudência: Virtudes Civis, Virtudes Políticas / Justice and prudence: civil virtues, political virtues
A presente tese de doutorado se dedicou a apontar o conjunto de pressupostos, bem como os elementos jurídicos, políticos e filosóficos que formaram o entendimento político-governamental de Tomás de Aquino, partindo da hipótese de que as virtudes cardeais da prudência e da justiça são, na visão do Aquinate, as mais necessárias para aquilo que ele e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
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5. Spinoza e a questão ético-social do desejo: estudos comparativos com Epicuro-Lucrécio e Maquiavel
"Epicuro, Demócrito, Lucrécio" (na carta 56 a Hugo Boxel) e "Maquiavel" (no Tratado político) são as duas correntes de pensamento que Spinoza (1966[1674], 2009) cita de maneira bastante elogiosa. Nós nos propomos estudar, aqui, as filiações e as diferenças da filosofia spinozista com o pensamento epicureu e o pensamento de Maquiavel, segundo uma aná
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 2012-12
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6. Da antropologia pragmática à antropologia bioética: o princípio da prudência-ponte dirimindo o reducionismo em bioética pertinente à vida humana no nível molecular
This thesis aims to demonstrate that there is a reductionism in bioethics and this comes out as one of three ways: a) topological; b) proximity; and c) life secularization. These three forms of reductionism hinder a definition of a moral status and also a prudential deal of the genetic materials and human embryos. Thus, there is a quickly advance of biotechn
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/12/2011
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7. Deleuze e o corpo : articulações conceituais entre Deleuze, Nietzsche e Espinosa em função da problemática do corpo / Deleuze and the body : conceptual articulations among Deleuze, Nietzsche and Espinosa regarding the problematic of the body
O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância que certos conceitos de Espinosa e de Nietzsche têm do ponto de vista de uma trama conceitual que indica elementos para uma filosofia deleuzeana do corpo. Os estudos dedicados à filosofia deleuzeana apontam a originalidade desta ao apropriar-se seletivamente de conceitos de outros filósofos para
Publicado em: 2010
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8. As razões da política: humanistas e barbárie em Giambattista Vico / The Reasons of Politics: humanitas and barbarism in Giambattista Vico
Demonstrou-se o entrecruzamento de teoria social e teoria do conhecimento na filosofia de Giambattista Vico, trama que evidencia a reconciliação humanismo-modernidade, o que foi nomeado na tese humanismo tardio. Esta lógica é o norte do pensamento expresso na Scienza nuova (1744). Não obstante, desejou-se investigar o modo como o tema se desenhou nos te
Publicado em: 2010
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9. Modos Trágicos: Édipo à luz das cateogiras da ética a nicômaco de Aristóteles
A dissertação ora apresentada procura compreender o processo de gestação da filosofia ética grega nas tragédias de Sófocles. Busca-se correlacionar a proto-ética sofocliana com a expressão supostamente mais bem definida da ética clássica apresentada na Ethica Nicomachea de Aristóteles. Para a consecução dessa dissertação foram selecionadas as
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2009
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10. A constituição da subjetividade: entre a norma e o cuidado a partir de Michel Foucault
Em suas primeiras obras, Michel Foucault afirma que vivemos uma sociedade de controle, onde a subjetividade é moldada e produzida pelo sistema vigente. Por meio da relação entre discurso, verdade e poder percebe-se que a subjetividade na sociedade contemporânea é produzida por discursos enunciadores de verdades que nem sempre são as nossas, isto é, h�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2009
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11. Negatividade e participação: a influência do Pseudo Dionísio Areopagita em Tomás de Aquino - teologia, filosofia e educação / Negativity and participation: The influence of Pseudo-Dionysius Areopagite on Thomas Aquinas: Theology, Philosophy and Education.
Este trabalho sustenta que o teólogo cristão do início do século VI conhecido como Pseudo Dionísio Areopagita exerce profunda influência no pensamento do teólogo e filósofo medieval Tomás de Aquino (1225-1274). Essa influência se dá principalmente em dois temas fundamentais da filosofia tomasiana: negatividade e participação. Negatividade diz re
Publicado em: 2009
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12. Educate for submission the case Opus Dei / Educar para a submissão: o caso Opus Dei
A idéia central da dissertação é explicitar a filosofia da educação subjacente às práticas do Opus Dei e discutir criticamente estas práticas. A contribuição principal do trabalho será a demonstração de que a concepção de educação do Opus Dei tem como objetivo a formação de indivíduos submissos em grau universal e irrestrito. Serão tamb
Publicado em: 2009